Top 10

Os melhores jogos de super-heróis de todos os tempos

Para os fãs desses personagens cativantes, vamos conferir quais os melhores da categoria.

Nos últimos tempos, os super-heróis se tornaram muito populares no grande público. Entre vários fatores, os filmes e seriados lançados recentemente tem trazido bastante notoriedade para este tipo de personagem e suas respectivas histórias. Entretanto, no mundo dos games esse destaque já existe há um bom tempo, vindo desde os primeiros até os mais modernos consoles. Neste Top 10, vamos listar os maiores títulos de super-heróis no universo dos jogos eletrônicos. Tudo certo? Então, coloque a sua capa, pegue o seu escudo e vamos nessa!

10 - Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Arcade/SNES)

Os bons e velhos jogos do estilo beat ‘em up, populares do saudoso Super Nintendo, deixam saudade no coração de muitos gamers. Dentre eles, é impossível não se lembrar do clássico título Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time. O jogo era difícil, mas com um objetivo simples: avance pelas fases derrotando todos os inimigos pelo caminho e evite as armadilhas pelo cenário.
"Cowabunga!"
Neste game, as Tartarugas Ninja viajam através do tempo para derrotar o exército do Destruidor, e recuperar a Estátua da Liberdade roubada pelo vilão. Em Turtles in Time, até dois jogadores podem selecionar entre Donatello, Rafael, Michelangelo e Leonardo para derrotar ninjas, robôs e monstros mutantes malucos. Escolha a sua tartaruga super-herói favorita e parta para a briga contra o maligno Clã do Pé.

9 - Marvel Ultimate Alliance (Multi)

Jogo de ação e RPG, Marvel Ultimate Alliance traz uma gigantesca aventura através de todo o universo da casa das ideias. Praticamente todo herói e vilão mais significativo da editora foram utilizados no game, seja como personagem jogável ou na forma de NPCs. A história foi desenvolvida exclusivamente para o título, levando o jogador do aeroporta-aviões da Shield até o Reino de Atlântida.
Uma larga galeria de super-heróis para formar o seu time
Cada personagem tem um leque de golpes para utilizar nas batalhas, sendo possível desbloquear novas habilidades, itens e uniformes que garantem bônus especiais. Quer montar um time com o Coisa, Wolverine, Elektra e Pantera Negra? Fique a vontade, afinal em Ultimate Alliance é possível organizar a equipe de acordo com o gosto do jogador. O importante é se divertir nesta grande super aventura pelo universo Marvel.

8 - The Incredible Hulk: Ultimate Destruction (Multi)

Se no universo dos filmes o gigante esmeralda não é nenhuma unanimidade, temos em The Incredible Hulk: Ultimate Destruction um jogo digno do personagem. Lançado para o Playstation 2, Xbox e GameCube em 2005, ele é um game de mundo aberto, onde o jogador pode liberar a fúria do anti-herói contra todo tipo de construções, tanques, helicópteros e vilões malignos.
Embora não seja muito famoso, Ultimate Destruction é um excelente game
Como o próprio nome sugere, Ultimate Destruction oferece muitas opções de golpes e ataques especiais para o jogador destruir todos os desafios pelo caminho. Os batalhas com os chefões são bastante divertidas, existem diversos ataques especiais e itens secretos para serem desbloqueados e os gráficos são bastante competentes. Um título perfeito para os fãs do “Vingador mais forte de todos”.

7 - Scribblenauts Unmasked: A DC Comics Adventure (Multi)

A série Scribblenauts, originária do Nintendo DS, foca na resolução de quebra-cabeças de uma maneira original e interessante. O personagem Maxwell tem acesso a praticamente qualquer coisa que o jogador escrever no caderno mágico do protagonista. E com esse recurso, ele deve cumprir os objetivos de cada fase. Precisa apagar um incêndio? Escreva “bombeiro” e espere ele acabar com o fogo. E se precisar alcançar um lugar alto? Basta escrever “escada” e subir para chegar ao ponto desejado.
Unmasked traz uma divertida interpretação do universo DC
Scribblenauts Unmasked: A DC Comics Adventure, lançado em 2013 para 3DS, Wii U e PC, inova por permitir ao jogador acesso a objetos, heróis e vilões da editora para a resolução dos quebra-cabeças. Ambientada no universo do Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha e companhia, o título nos oferece desafios divertidos e muitas opções para resolver os enigmas. É até mesmo possível dar propriedades extras para as criações, como “super” Batman ou Super-Homem “zumbi”.

6 - Lego Batman (Multi) e Lego Marvel Superheroes (Multi)

Empatados em sexto lugar, temos dois representantes da franquia Lego no mundo dos super-heróis. Lançado em 2008, Lego Batman foi o primeiro jogo licenciado dos blocos de montar com história original. Já Lego Marvel Superheroes, lançado 5 anos depois, é bastante influenciado pelos filmes recentes da Marvel nos cinemas.
Altas aventuras com os famosos bonequinhos de plástico
O empate em sexto lugar se deve a semelhança entre os títulos, cuja maior diferença é justamente o universo em que cada um se situa. Tirando isso, ambos tem a marca dos jogo Lego: gráficos caprichados, toneladas de bom humor, missões cheias de quebra-cabeças e uma infinidade de personagens para serem obtidos. Quem sabe um dia possamos criar uma equipe dos sonhos com super-heróis de ambos os games...

5 – The Wonderful 101 (Wii U)

Apesar do Nintendo Wii U não ter sido um sucesso, é inegável que o console possui alguns títulos que merecem uma segunda chance. Dentre eles, um dos melhores é o exclusivo The Wonderful 101, lançado em 2013 (e que espera sua vez de ser portado para o Nintendo Switch). O game recebeu boas avaliações graças a sua pegada leve e divertida, mas também cheia de ação, do mundo dos super-heróis.
Muitos personagens para descobrir em The Wonderful 101
Em The Wonderful 101, o jogador tem o controle de uma equipe de heróis, que devem ajudar os cidadãos e derrotar monstros gigantes. Conforme as pessoas são salvas, é possível recrutá-las para o time, permitindo o acesso a novos e mais incríveis poderes. O visual do jogo é colorido e carismático, com destaque para as habilidades Unite Morph, que combinam os personagens para criar formas como espadas e chicotes gigantes para derrotar os vilões.

4 - Injustice 2 (Multi)

Injustice: Gods Among Us (Multi), lançado em 2013, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. A história envolvente trouxe uma nova interpretação dos personagens clássicos da DC Comics, contando a guerra entre um Super-Homem ditador e um Batman rebelde em uma outra dimensão. Apesar de ter uma boa produção, jogabilidade e quantidade de conteúdo, o game demonstrou potencial para  ser ainda melhor.
Injustice 2 esteve presente na última Evolution Championship Series (EVO)
Buscando alcançar novos ares, mas sem esquecer as boas características de seu antecessor, Injustice 2 foi lançado em 2017, atingindo sucesso de público e crítica. Novamente temos uma história interessante, onde Batman precisa da ajuda do “maligno” Super-Homem para derrotar um novo grupo de supervilões e a ameaça alienígena Brainiac. Com novas opções de customização, sistema de combate refinado e gráficos belíssimos, este game de super-heróis se tornou referência em jogos de luta.

3 - Ultimate Marvel vs Capcom 3 (Multi)

Para muitos jogadores (e eu me incluo entre eles), a série Marvel vs Capcom foi a primeira oportunidade de jogar com super-heróis como Homem de Ferro, Capitão América e Wolverine. E, o que é ainda melhor, colocando-os frente a frente em combates frenéticos, cheios de movimentos estilosos e ataques especiais. Claro que os personagens da Capcom também são bastante interessantes, mas para amantes de quadrinhos MvC é um prato cheio.
Muitas estrelas em Marvel vs Capcom 3
Já foram lançados quatro títulos da franquia desde 1998. Entretanto, o destaque aqui vai para Ultimate Marvel vs Capcom 3, versão mais completa do terceiro título da série. Ele foi o primeiro a trazer personagens em três dimensões em um belo estilo cel shading, mas mantendo as luta em 2D características da série. A jogabilidade é bastante interessante para ambos veteranos e iniciantes, permitindo golpes especiais e combos destruidores. Do Gavião Arqueiro até o Poderoso Thor, Ultimate Marvel vs Capcom 3 é um prato cheio para fãs de super-heróis.

2 - Marvel’s: Spider-Man

Certamente um dos super-heróis com maior número de games lançados até hoje é o Homem-Aranha. E não é para menos, pois o personagem é bastante carismático e tem um leque de poderes bem interessantes para serem explorados. Dentre todos os seus títulos, vamos colocar neste Top 10 o seu último lançamento, o excelente Marvel’s: Spider-Man, lançado neste mês de forma exclusiva para o PS4.
Jogos do cabeça-de-teia são garantia de muita diversão

O game traz uma excelente jogabilidade e um ótimo roteiro, contado através de gráficos de altíssima qualidade. Ele mantém mecânicas características dos jogos do amigão da vizinhança, como a exploração da cidade de Nova Iorque balançando com a teia entre prédios, e os movimentos e golpes acrobáticos para derrotar os vilões. Tudo temperado com uma grande quantidade de extras para serem explorados, além da promessa de diversos DLCs para ampliar ainda mais as aventuras do herói aracnídeo.

1 - Batman Arkham City (Multi)

Apesar dos outros excelentes títulos deste Top 10, o primeiro lugar não poderia ser de outro jogo. Considerado o melhor game da própria série, que redefiniu o termo “super-herói” nos videogames, Batman Arkham City é absolutamente completo: grande produção, ótimo enredo, jogabilidade afiada e uma ambientação sombria digna das melhores histórias do cavaleiro das trevas. O game aproveitou todos os pontos fortes de seu antecessor, e elevou o pacote completo a níveis que hoje são referência para novas produções.
O Coringa é um dos grandes vilões de Arkham City
Muitas das mecânicas do vigilante de Gotham se tornaram padrões para jogos de estilo semelhante, como o sistema de contra-ataques e os modos de combate furtivo. Existem diversas missões e objetivos secundários além da história principal, todos muito bem distribuídos pela cidade de Arkham, o antigo asilo para supercriminosos do primeiro jogo. Expandido em um território cheio de malfeitores e mistérios, o cavaleiro das trevas deve descobrir um plano secreto que envolve toda a sua galeria de vilões. Ou seja, um palco perfeito para Batman mostrar porque é considerado um dos maiores super-heróis de todos os tempos.

Menções Honrosas

Infelizmente, muitos jogos de super-heróis excelentes ficaram de fora do nosso Top 10. Como exemplos podemos citar: Viewtiful Joe (PS2/GC) e sua ação side scrolling cheia de estilo; X-Men Mutant Academy 2 (PS), um jogo de luta dos mutantes da Marvel; Deadpool (Multi), um hack and slash no melhor estilo do mercenário tagarela; e South Park: The Fractured But Whole (Multi), um RPG sobre super-heróis com os polêmicos personagens do show homônimo.
Existem muitos bons jogos de super-heróis

E então? Gostou deste Top 10 dos super-heróis? Ou ficou faltando algum título? Deixe o seu comentário mais abaixo.

Revisão: Link Beoulve
Matheus Senna de Oliveira é um grande fã da décima arte, embora ultimamente não tenha tido muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, COD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. Caso tu tenhas gostado da matéria que ele escreveu, é possível encontrar mais algumas no blog dele.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook