Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Barioth, o caçador das neves

Desta vez nossa expedição nos leva aos cantos mais remotos e gelados do mapa atrás de uma fera sensacional


Barioth deu as caras pela primeira vez em Monster Hunter Tri (Wii), título que foi palco da estreia de mais de 20 criaturas. Seu corpo é branco e sua aparência é a mescla de um monstro do tipo wyvern com um felino muito semelhante ao Smilodon, um dos mais famosos tipos de Dente-de-Sabre, criaturas reais que viveram no nosso planeta no período Pleistoceno (entre 2,58 milhões e 11.700 A.C.).

Caçador das Neves

Mas vamos voltar ao foco do texto: o monstrão fictício. Barioth possui diversos espinhos nas asas e cauda, além de um corpo coberto por placas brancas que formam um tipo de couraça. É uma criatura veloz e com ataques vorazes. Muitos dos seus padrões de combate se assemelham aos de outras criaturas do tipo wyvern, como Nargacuga e Tigrex. Além disso, possui a habilidade de voar e durante a caça costuma surpreender sua presa com um golpe rasante.

Ao enfrentar um Barioth o caçador deve se manter atento e sempre pronto a esquivar. Pois, apesar de seu tamanho, o monstro das neves é capaz de deslizar sobre o gelo com a ajuda de seus espinhos e suas longas presas, atingindo o oponente com força total, além da chance de causar a condição Iceblight (congela o personagem e aumenta o consumo de stamina). Sua longa cauda pode desferir fortes investidas, e como se não bastasse, o monstro ainda é capaz de criar uma explosão de vento que forma um poderoso tornado à sua frente.

O Rei da Tundra

Barioths são extremamente territoriais e irão atacar qualquer um que adentre os seus domínios. Normalmente habitam apenas regiões extremamente geladas dos jogos: como a Tundra, Polar Sea, Snowy Mountains, Arctic Ridge, Frozen Seaway, Polar Field, Fortress Ruins, Yilufa Snowy Mountains e Glacial Valley.

Seu cardápio é composto pelos herbívoros que habitam estas áreas, os quais normalmente são de grande porte e vivem em bandos, sendo seus favoritos os Popos e Antekas. Com suas poderosas garras, a fera glacial nocauteia o membro menos sortudo do grupo, o separando dos demais que fogem em desespero.


Congelado até os ossos e o Rei… do Deserto?

  • Frozen Barioth: Essa versão do caçador das neves leva a sério a ideia de viver no gelo, tanto que é completamente congelado. Naturalmente maior e mais forte, essa rara espécie possui uma pele que é mais visível na região da barriga, em um tom quase roxo. Suas costas são repletas de placas mais escuras, enquanto que suas presas são totalmente azuis.
  • Sand Barioth: seguindo uma contramão dos seus primos das neves, Sand Barioth vive no clima quente e seco dos desertos. Sua cor é amarelo/alaranjada, possivelmente para favorecer a camuflagem nas areias, entretanto seu comportamento não difere muito. Seu tornado se aproveita do terreno para criar pequenas, mas poderosas, tempestades de areia.

Derrubando a fera glacial

Além de ficar atento na esquiva, como já foi dito antes, o caçador pode tentar danificar suas asas, o que irá prejudicar bastante seu movimento. Mas não dê mole, pois quando enraivecido a velocidade do Barioth aumenta consideravelmente. Também é recomendado usar uma armadura resistente a sons muito fortes, pois o rugido do monstro é bem prejudicial aos ouvidos humanos.

Dependendo da versão que se está jogando, Barioth pode atacar de fora do campo de visão do caçador, então mantenha a vida sempre cheia e use um equipamento que favoreça bastante sua resistência. Evite se manter na frente dele por causa dos tornados, porém, isso se torna impossível caso você precise dos materiais que só dropam quebrando as suas presas. Neste caso, o ideal é deixar para atacá-las apenas quando o monstro estiver fatigado, pois além de ficar imóvel ele não consegue criar explosões de vento.

Por fim, suas fraquezas são fogo e eletricidade, então além de armadura resistente ao som, tenha certeza de utilizar uma arma de um destes dois elementos. Isso, combinado à uma boa habilidade de esquiva e observação de padrões eficiente, podem ser as chaves da vitória.

Jogos em que Barioth aparece:
  • Monster Hunter Tri (Wii)
  • Monster Hunter 3 Ultimate (3DS)
  • Monster Hunter Generations Ultimate (Switch)
E você? Já deu de cara com esse feroz caçador do gelo? A armadura dele é linda, já confeccionou uma?
Não deixe de participar nos comentários!

Revisão: Rui Celso

Mestre Pokémon de longa data, salvador de Hyrule em todas as encarnações do herói e ocasionalmente um encanador de bigode grosso.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google