Jogamos

Ninjin: Clash of Carrots (Multi) — coelho ninja frenético atrás de cenouras roubadas

Um jogo indie que provavelmente passará batido por muitos, mas que oferece uma boa dose de diversão casual.


Ninjin: Clash of Carrots (Multi) é um jogo desenvolvido pelo estúdio independente brasileiro Pocket Trap. Uma evolução do game Ninjin, lançado para iOS em 2013, o game traz visuais charmosos e uma simplicidade na história muito bem-vida, sendo uma ótima opção para jogatinas descompromissadas.

Em busca das cenouras roubadas

Contextualizado na Era Feudal japonesa, Ninjin: Clash of Carrots acompanha a jornada de Ninjin, um coelho ninja cujo papel é recuperar as cenouras roubadas de sua vila pelo Shogun Moe. A premissa de Clash of Carrots é bastante simples, repleta de humor em diálogos divertidos entre personagens excêntricos e caricatos.

A leveza no tom da história cai bem com o visual que, a despeito de ser anunciado como uma inspiração em animes, possui traços semelhantes a desenhos como A Vida e Aventuras de Juniper Lee e Kim Possible, do Cartoon Network. Este é o maior charme do jogo, que conta com cores vivas e uma bela diversidade de cenários, indo de campos de plantação à montanhas nevadas.



A história de Ninjin não é exatamente o seu ponto mais forte, contando com algumas reviravoltas que até poderiam ser mais interessantes, mas o jogo sabe ser descontraído e reconhece que entregar um enredo digno de prêmios nunca foi seu objetivo. Saber o que é e como tratar a si mesmo é um dos pontos fortes do jogo.

O poder de um shinobi

Com inspirações no estilo beat’em up, Clash of Carrots segue seu próprio caminho ao colocar seu personagem sempre em movimento, dividindo suas fases em ondas. Cada onda traz inimigos variados prontos para impedir o coelho de cumprir sua tarefa. A variedade de inimigos é imensa, e novos tipos estão sempre sendo introduzidos, tornando os desafios mais variados a cada nível graças aos seus padrões de ataques únicos.

Há oponentes simples de derrotar, e outros que exigem um pouco mais de esforço, como mini-chefes e chefões. Ter a tela cheia de inimigos pode causar certo desespero em alguns momentos, mas é uma forma de desafiar os reflexos do jogador.

O protagonista possui três habilidades principais: ataque corporal com arma branca, projéteis e esquiva. Há uma imensa variedade de armas disponíveis, indo de espadas curtas ou longas a lanças elementares de água ou raio. Cada tipo de arma possui característica própria, como alcance e poder total de dano, exigindo que o jogador se adeque às situações e experimente novos conjuntos de equipamentos de acordo com a necessidade.



Além disso, é possível usar itens especiais que concedem habilidades passivas a Ninjin, como aumento de pontos de vida. Novos itens e equipamentos são adquiridos em baús que os inimigos deixam quando derrotados, bem como podem ser comprados na lojinha, utilizando cenouras, a moeda do game.

Conforme a história progride, desbloqueia-se habilidades especiais únicas concedidas por pedras de poder. Essas pedras são obtidas ao se derrotar chefes e, quando utilizadas, permitem que o protagonista libere uma habilidade de poder devastador. Basta encher o medidor especial e ela se ativa sozinha, dando a chance de o jogador acabar com a raça dos inimigos em tela com bastante facilidade. São bem úteis e oferecem uma oportunidade de sobrevivência maior em momentos de perigo extremo, mas sua utilização automática prejudica uma mecânica que poderia ser uma carta na manga do jogador. Não é incomum ativar nosso melhor poder em situações sem necessidade para tal.

Um toque de personalização

Além do modo história, há um modo survival chamado Oni TV Show. Neste modo, enfrentamos ondas aleatórias de inimigos e vamos ganhando baús especiais de acordo com o nível que alcançamos.

Para dar uma pitada a mais de desafio ao modo, não é possível escolher os equipamentos que utilizaremos, ficando a mercê daqueles que aparecem como opção na tela. Escolha um e os outros irão desaparecer. É uma excelente forma de juntar cenouras e conseguir itens especiais através dos já mencionados baús, como novas armas e equipamentos, bem como novos itens cosméticos para mudarmos a aparência de Ninjin.

Embora os itens de personalização sejam interessantes, eles não alteram em nada a jogabilidade, sendo apenas para fins estéticos. Desta forma, esperava-se um sistema mais robusto de customização de personagem, mas fica-se condicionado à escolha de apenas um item de personalização para o protagonista.



É possível encarar as aventuras de Clash of Carrots na companhia de mais um jogador, tanto em multiplayer local quanto online. É uma modalidade muito bem vinda, e a natureza leve e descompromissada do jogo oferece partidas divertidas e caóticas. Simples, é verdade, mas agrega valor ao pacote como um todo e é uma excelente opção para passar o tempo com um amigo.

Ninjin: Clash of Carrots (Multi) carrega muita simplicidade em seu DNA. Controles simples e funcionais se juntam a um visual carismático e bastante colorido, em partidas com boa dose de desafio e jogabilidade mais do que direta. Possui falhas no aspecto de personalização e uso limitado de habilidades especiais. No aspecto técnico, sua taxa de quadros por segundo tem pequenas quedas em momentos lotados de inimigos, mas é algo que possivelmente passará despercebido e não irá incomodar os jogadores. No fim das contas, Ninjin é um bom passatempo para se aproveitar sozinho ou com mais um amigo.

Prós

  • Visual carismático e colorido;
  • Jogabilidade simples e direta baseada no estilo beat'em up;
  • Imensa variedade de inimigos;
  • Diversas opções de armas e equipamentos;
  • Multiplayer local e online para dois jogadores.

Contras

  • Sistema de personalização limitado;
  • Uso de habilidades especiais travado;
  • Pequeninas quedas de quadros por segundo.
Ninjin: Clash of Carrots — PS4/XBO/PC/Switch — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Marília Carvalho
Análise produzida com cópia digital cedida pela Modus Games

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google