Jogamos

Análise: Guns of Icarus Alliance (PC/PS4) traz batalhas aéreas em um jogo online repleto de ação

Multiplayer online, Guns of Icarus Alliance oferece combates ferozes entre gigantescas aeronaves.

Com o advento e popularização da internet, cada vez mais jogos fazem uso deste recurso. Neste contexto, os títulos multiplayer online surgem com muita força, oferecendo salas e mais salas repletas de jogadores de todas as partes do mundo prontos para uma partida. Guns of Icarus Alliance (PC/PS4) é um destes games, onde temos batalhas emocionantes entre aeronaves cheias de recursos.


Conheça sua aeronave

Estes veículos são uma espécie de dirigível tecnológico customizado. Existem diversas variações e estilos, cada um com um design visual e estrutural diferente. A aeronave é dividida, basicamente, em motores (engines), armas (weapons), balão (ballon) e casco (hull armor). Todas as partes podem ser danificadas em combate, e devem ser arrumadas para que tudo continue funcionando. Dentre as quatro, o jogador deve estar mais atento ao casco, pois ele está ligado diretamente à saúde do veículo.
Motores a vapor e grandes mastros fazem parte das aeronaves de Alliance
Existem diferentes tipos de armas, como lança-chamas, armas de laser e metralhadoras. É importante ficar atento às características de cada uma, pois algumas são mais efetivas no longo alcance, enquanto outras causam mais dano em motores, e assim por diante. É possível customizar as aeronaves de acordo com as partes e itens liberados pelo jogador conforme ele sobe de nível.

Muito além do combate

Além da batalha entre aeronaves, existem outros modos como de infiltração, assalto, defesa e “busca e destrua”. Todos eles são bastante divertidos, e fazem bom uso das mecânicas do jogo. O game também conta com um sistema de dominação global através da escolha de facções, que recebem suporte dos jogadores. Cada vitória rende dinheiro para a facção, que por sua vez gera recursos para seus membros a cada avanço na guerra.
O jogo tem diversas facções com estilos e equipamentos diferentes
É importante avisar que este game roda somente com disponibilidade de internet e de uma conta da Playstation Plus (no caso do PS4). Isso se deve ao fato do mesmo ser completamente online e cross-plataform entre PC e PS4, com foco nas partidas multiplayer, seja no modo PvP (jogadores contra jogadores) ou Co-op (jogadores contra a máquina). Por isso, se você é daqueles gamers solitários, vai ter que aprender a trabalhar em equipe se quiser ter sucesso em Alliance.
Manter os inimigos na mira é sempre um desafio

Um por todos e todos por um

E realmente o termo “trabalho em equipe” é chave neste game. Contando com tarefas como pilotar a aeronave, atirar com as diversas armas e manter todos os equipamentos funcionando, o time de quatro tripulantes precisa manter uma comunicação constante para que tudo funcione de forma organizada. Assim, ninguém fica somente atirando enquanto a turbina está pegando fogo, por exemplo. É preciso manter um equilíbrio entre atacar os inimigos, arrumar as partes danificadas e navegar pelo território.
Organização e comunicação são fundamentais para o sucesso da equipe
O modo tutorial é vital para os novos jogadores entenderem as mecânicas básicas e poderem começar a jogar online. Diversas vezes encontrei companheiros de equipe sem saber o que fazer durante um incêndio, ou então disparando armas de curto alcance em veículos distantes. A comunicação com o time também é essencial, seja através das mensagens estáticas, ou através do chat online.
Manter a aeronave funcionando é tão importante quanto atacar os oponentes
O jogo conta com três classes: piloto (pilot), engenheiro (engineer) e atirador (gunner). Embora a maioria das tarefas possa ser realizada por qualquer um deles, são nas funções específicas que as divisões se tornam claras. Atiradores tem tempo de cooldown das armas reduzido, enquanto engenheiros contam com mais ferramentas diferentes para a manutenção da aeronave. Por outro lado, pilotos têm habilidades únicas para navegar com mais precisão e velocidade. Todos os personagens contam com uniformes e aparências customizáveis.
Realizar os tutoriais para aprender as mecânicas de cada classe é fundamental
É possível ter 32 jogadores em uma única partida, resultando em uma verdadeira guerra nos céus. Por outro lado, o número total de jogadores online nunca passou de 200, sendo que boa parte deles participa somente de partidas privadas. Desta maneira, fica complicado criar partidas mais complexas, o que exige a utilização de bots para completar as equipes (já que o piloto tem que ser um jogador humano). Liderar os bots é uma tarefa bastante frustrante, pois parece que os mesmos têm uma inteligência artificial bastante limitada. Embora eles contem com comandos específicos, como “conserte aquilo” e “ataque naquela direção”, muitas vezes tive de largar o manche e fazer as coisas eu mesmo.
Assim são as grandes batalhas em Alliance: muitas aeronaves em combates ferozes

Um jogo bem construído

Guns of Icarus Alliance tem gráficos bastante competentes, em uma atmosfera que combina o período da revolução industrial com as grandes navegações. As aeronaves são bem modeladas, com designs bonitos e originais. Os efeitos sonoros são ok, sem grandes destaques ou deficiências. A trilha sonora é boa e ajuda na ambientação. Entretanto, ela é mais limitada durante os combates de forma a salientar o sistema de comunicação entre os membros da equipe e facilitar ao jogador escutar ataques inimigos ou problemas no equipamento.
Os cenários do jogo são bonitos e criam uma bela atmosfera para as batalhas
Para melhorar a integração entre os jogadores, é possível participar de clãs e adicionar amigos ao perfil do jogador. Desta maneira é possível formar equipes mais entrosadas e competitivas, onde cada um sabe qual o seu papel na tripulação. Além disso, ter um time formado permite o início de partidas de forma mais rápida, sem a necessidade de esperar até o servidor encontrar jogadores.

O céu é o limite

Se você curte jogos multiplayer, Guns of Icarus Alliance é uma boa pedida. As batalhas épicas travadas nas aeronaves do jogo são emocionantes, embora às vezes seja difícil de encontrar jogadores disponíveis. Existem muitos itens e customizações para serem desbloqueados, assim como modos de jogos a serem explorados.
Os jogadores podem esperar muita ação e desafio neste grande multiplayer online
Infelizmente, a inteligência artificial dos bots que podem completar as equipes é bastante limitada. Embora uma boa comunicação seja essencial, muitas vezes isso não é possível devido a diferença de idiomas ou ausência de chat por voz. Superando estes problemas, Alliance é um excelente jogo que combina ação e estratégia de uma forma original e divertida.

Prós

  • Combate entre aeronaves cheio de emoção e desafio;
  • Mecânicas de jogo simples e intuitivas de aprender (mas que exigem dedicação para dominar);
  • Ótimos recursos para jogo em equipe, sobretudo com os amigos;
  • Boa quantidade de customizações e elementos para desbloquear;
  • Modos de batalha e combate variados e desafiadores;

Contras

  • Obrigatoriedade de internet para jogar, além de uma conta Playstation Plus para usuários de PS4;
  • Número de jogadores online poderia ser maior;
  • Inteligência artificial dos aliados poderia ser mais “inteligente”;
Guns of Icarus Alliance – PC/PS4 – Nota: 7
Plataforma utilizada para análise: PS4

Revisão: Link Beoulve
Análise feita com cópia cedida pela Muse Games
Matheus Senna de Oliveira é um grande fã da décima arte, embora ultimamente não tenha tido muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, COD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. Caso tu tenhas gostado da matéria que ele escreveu, é possível encontrar mais algumas no blog dele.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook