Perfil

Diablo (Multi): conheça Deckard Cain, o último dos Horadrim

Vamos descobrir um pouco mais sobre esse velho companheiro na batalha contra o Senhor das Trevas.



Deckard Cain foi, acima de tudo, um estudioso que dedicou grande parte de sua vida a proteger o mundo de Santuário. Assim como a figura de Diablo, foi um dos personagens que participou de todos os episódios da franquia. No decorrer da história do jogo, somos guiados pelos ensinamentos desse ancião e, também, há momentos em que precisamos resgatá-lo das garras de criaturas sombrias.

“Olá, meu amigo! Fique um pouco e ouça…”

Quem jogou o primeiro Diablo (PC/PS1), recorda-se daquele senhorzinho que ficava ao lado da fonte localizada no centro da cidadela. A história da trajetória de sua vida é bem interessante. Cresceu com a premissa de ser o último remanescente dos Horadrim, extinta ordem de magos, responsáveis, inclusive, por aprisionar antigos demônios em pedras místicas. Nascido e criado em Tristram, sempre ouvia de sua mãe, Aderes Cain, contos envolvendo anjos e demônios. No entanto, durante a adolescência, passou a acreditar que eram devaneios e se cansou de suas lendas.

Mais tarde, tornou-se professor e contador de histórias da cidade. Era respeitado pelos habitantes locais e tinha como amigo próximo o curandeiro Pepin. Também acabou se casando e teve um filho. Porém, sua extrema dedicação às atividades acadêmicas, e consequente ausência familiar, levaram sua família a abandoná-lo. Tempos depois, descobriu que ambos foram atacados e mortos fora do vilarejo.



Após os episódios de afrontas e loucuras do Rei Leoric, os cidadãos ficaram transtornados. Em busca de respostas, Cain passou a estudar sobre os velhos manuscritos dos Horadrim na biblioteca da catedral. Refletiu sobre o que sua mãe lhe contara e ocupou-se em aperfeiçoar conhecimentos sobre história arcana.

Ajuda essencial

A catedral tinha sido tomada por criaturas malignas comandadas por Diablo e seus exércitos. Com toda sabedoria adquirida nesses anos de dedicação, Deckard tornou-se mais do que um contador de histórias. Seu auxílio aos que ousaram adentrar as catacumbas subterrâneas e desafiar esses monstros era praticamente obrigatório.

Ele detinha a capacidade de identificar os artefatos mágicos encontrados. Por meio dessa habilidade, era possível conhecer atributos, ora ocultos, nos equipamentos. Desse modo, poderosas propriedades apresentavam-se nos mais variados itens, como por exemplo, anéis raros.



Passado o tempo, durante os eventos do segundo jogo, o jogador se deparava com uma missão curiosa intitulada “Search for Cain”. Tristram havia sido praticamente destruída e dominada pelas forças demoníacas. Em meio às chamas de uma sangrenta batalha, lá estava o nosso querido ancião, deixado para morrer em uma gaiola suspensa. Se resgatado pelo jogador, ele passava a acompanhá-lo dali em diante, oferecendo seu serviço de identificação de itens, gratuitamente, como um sinal da sua gratidão.

De volta a Tristram

Com a chegada do terceiro episódio da saga Diablo, encontramos Deckard já numa idade bem avançada, contudo, ainda preparado para uma iminente guerra. Aproximadamente 20 anos haviam se passado no mundo de Santuário. Agora, Cain investia seu tempo em doutrinar a jovem Leah, filha da bruxa Adria, conhecida personagem do universo do game.

Com a morte de Adria, “tio Deckard” adotou a garota e prosseguiu seus estudos na antiga catedral da - agora reconstruída - Nova Tristram. Ele pesquisava sobre a Profecia do Fim dos Dias, quando foi surpreendido por uma “estrela cadente” que atingiu a capela.



Nosso velho amigo, então, caiu na enorme fenda aberta. Com a ajuda de Leah, a missão do guerreiro nephalem (controlado pelo jogador) era salvá-lo. A partir do seu resgate, o sábio passou a investigar o que havia ocorrido e quem era o misterioso homem encontrado na fenda junto com os pedaços de uma espada.

Despedida honrosa

Em sua busca por respostas, Deckard acaba capturado na emboscada de Mahgda, uma cruel feiticeira que procurava a "estrela caída". Torturado pelos cervos da tirana, ele termina fatalmente ferido. Seu último ato, antes de morrer, foi usar sua magia Horádrica para restaurar a espada quebrada. Assim, ele identificou que ela era de origem angelical, o que acabou por revelar a identidade do estranho homem como sendo o arcanjo caído Tyrael.

Seu funeral foi uma das cenas mais emocionantes da saga. Tyrael e Leah cremaram o corpo do velho sábio no cemitério da catedral. Acompanhamos a extinção do último representante da fraternidade dos Horadrim. Leah prometeu levar seu legado adiante, dando seguimento aos estudos de seu tio.



Deckard Cain provou seu valor, desempenhando um papel determinante na luta contra as forças do mal. Todos que embarcaram na épica aventura de Diablo, puderam conhecer pelas histórias do nobre sobrevivente, um pouco mais sobre os bastidores desse mundo. Ele ganhou tanto espaço no coração dos fãs, que acabou conquistando participação como personagem jogável em Heroes of the Storm (PC).

Revisão: Ludmila Ribeiro

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google