Top 10

Os 10 melhores chefes de Mega Man

A franquia do incrível robô azul completa 30 anos de existência e hoje falaremos mais sobre os melhores inimigos já enfrentados.

Ao longo da história de Mega Man, nosso herói enfrentou e derrotou um incontável número de vilões, com alguns deles chamando mais atenção e oferecendo desafios e recompensas melhores. Hoje, para comemorarmos os 30 anos da franquia lançada pela Capom, listaremos os dez melhores robôs enfrentados por Mega Man ao longo dos anos.

10 - Galaxy Man

Criado por Dr. Light, Galaxy Man aparece em Mega Man 9 (Multi), como um dos robôs que já passaram do prazo de validade e estava programado para ser sucateado. Sua função era de calcular a trajetória de foguetes em uma estação espacial. O robô foi reprogramado por Dr. Willy para enfrentar Mega Man em um estágio cheio de portais. Sua habilidade especial é chamada de Black Hole Bomb, que suga os inimigos causando dano em seus inimigos. Ele também consegue teleportar a distâncias curtas e mudar sua coloração. Sua fraqueza é o Concrete Shot, habilidade especial de Concrete Man. Galaxy Man conquistou a décima posição graças a sua excelente habilidade.

9 - Fire Man

Um dos robôs originais criados por Dr. Light, também criador de Mega Man, no primeiro jogo da franquia, Mega Man (Multi). Fire Man é infectado pelo Dr. Willy, que tenta utilizá-lo em seu plano de conquistar o mundo. Apesar disso, Fire Man se considera um herói: referindo a si mesmo como a chama da justiça, ele originalmente foi criado para trabalhar em um incinerador, produzindo chamas de 7000 graus. Seu ataque especial é chamado de Fire Storm, que permite o usuário lançar bolas de fogo, tendo como fraqueza a habilidade que Mega Man ganha de Ice Man, Ice Slasher. Sua personalidade e a poderosa habilidade, renderam a Fire Man a nona posição.

8 - Quick Man

Talvez um dos robôs mais rápidos já mostrados na franquia, ele aparece em Mega Man 2 (Multi), criado por Dr. Willy. Quick Man possui como base o design de Cut Man e foi criado com materiais super leves que permitem o robô utilizar ataques em alta velocidade, embora também permita que ele seja facilmente afastado pelo Air Shooter de Air Man. Seu ataque especial, permite que ele dispare rápidos bumerangues de seu canhão, ataque chamado de Quick Boomerang. Quick Man é um vilão astuto, que possui grande confiança em sua velocidade, tornando-o impulsivo. O robô é um rápido oponente, oferecendo um bom desafio para os jogadores, seu visual mais mecânico combina com sua proposta, rendendo a ele a oitava posição.

7 - Skull Man 

O robô macabro que aparece em Mega Man 4 (Multi), ataca com tiros de seu canhão de braço, além de possuir um escudo de caveiras, o Skull Barrier, sendo a habilidade ganha por Mega Man ao derrotá-lo. Além disso Skull Man apenas ataca ou defende quando o jogador faz o mesmo, atirando com seu canhão quando Mega Man fica pulando. A fraqueza do vilão é o Dust Crusher, habilidade ganha pelo herói ao derrotar Dust Man. Sua habilidade especial, a trilha sonora de sua fase e a intensidade da batalha contra ele renderam a Skull Man a sétima posição.

6 - Air Man

Um dos robôs criados por Dr. Willy focados em combate, aparece em Mega Man 2 (Multi), possuindo uma personalidade egoísta e falando sobre si mesmo por longos períodos de tempo. O rosto de Air Man é feito diretamente em seu torso, o que lhe deu um design mais intimidador, funcionando bem e sendo base para outros conceitos futuros. Além disso, ele possui uma hélice também em seu abdômen capaz de sugar inimigos. Sua arma especial a Air Shooter, lhe permite atacar com tornados rápidos e furiosos. Sua fraqueza é contra o Leaf Shield, adquirido por Mega Man ao derrotar Wood Man. Seu design arrojado se tornou base para outros robôs, rendendo a Air Man a sexta posição.

5 - Cut Man

Um dos primeiros inimigos de Mega Man, criado pelo bondoso Dr. Light, mas reprogramado por Dr. Willy, Cut Man aparece no primeiro jogo da franquia, Mega Man (Multi). O vilão foi criado com uma material mais leve, que lhe permite uma grande mobilidade. Cut Man é astuto, porém, teimoso e possui uma tendência a não escutar os outros. Sua habilidade é o Rolling Cutter, que lança afiadas tesouras que se assemelham a bumerangues e permitem que ele atacar a distância. Cut Man possui fraqueza a um bom grupo de habilidades, principalmente ao Super Arm de Guts Man. Um dos personagens mais conhecidos e amados, Cut Man foi um dos primeiros personagens criados para a franquia, não é de se estranhar sua popularidade, dessa forma rendendo a ele a quinta posição.

4 - Elec Man

O primeiro jogo da franquia Mega Man (Multi), gerou um grande número de personagens carismáticos, sendo Elec Man, mais um dos primeiros inimigos de nosso querido herói. Criado por Dr. Light e considerado uma das melhores criações dele, sua função era a de controlar a voltagem em usinas nucleares. O vilão é ágil e possui um senso de julgamento rápido, tornando-o pretensioso e um pouco egoísta, ativando às vezes seu senso sádico. Apesar disso, ele é muito competente e responsável. Podendo gerar eletricidade forte o suficiente para derrotar um grande número de inimigos com um tiro e até mesmo quebrar rochas, sua habilidade especial é chamada de Thunder Beam. O Rolling Cutter, habilidade ganha de Cut Man, oferece grandes problemas para o vilão. Suas cores harmoniosas junto a seu visual chamativo, dão ao vilão um ar de anti-herói, que permitiram a Elec Man conquistar os fãs e chegar a essa posição no rank.

3 - Pharaoh Man

Criado pelo Dr. Cossack e reprogramado por Dr. Willy em Mega Man 4 (Multi), sendo descrito como um carismático líder. Pharaoh Man era um robô criado para explorar pirâmides. Baseado em Tutankhamun, um dos antigos faraós do Egito, o vilão, foi equipado com alta resistência para o clima da região, agilidade e adaptabilidade para as escuras ruínas. Seu ataque especial é o Pharaoh Shot, que atira uma esfera de energia concentrada com energia solar, embora em Mega Man 2: The Power Fighters (Multi), o robô possua ataques diferentes. Rain Flush e Dust Crusher são as habilidades necessárias para infligir maior dano ao robô, sendo respectivamente obtidas de Toad Man e Dust Man. O design irreverente de Pharaoh Man, suas diferentes habilidades e seu estágio que oferece um bom desafio, além de uma boa trilha sonora, permitiram ao vilão ocupar essa posição no rank.

2 - Guts Man

Outro dos primeiros inimigos de Mega Man, criado por Dr. Light em Mega Man (Multi), para trabalhar ao lado de Bomb Man na construção civil. Guts Man é teimoso e impaciente, sendo mais inteligente do que sua aparência sugere, além de se preocupar com os outros, pois os conhece bem e os trata como seus irmãos mais novos. Por trabalhar em construção, Guts Man é um robô pesado e possui superforça, sendo sua habilidade chamada de Super Arm, que lhe permite arremessar objetos grandes e pesados com facilidade. Sua maior fraqueza são as bombas de Bomb Man, chamadas de Hyper Bomb. Guts Man e Cut Man são os robôs que mais aparecem na série, angariando um grande número de fãs e permitindo a Guts Man a segunda posição nesse rank.

1 - Metal Man

O primeiro robô criado por Dr. Willy em Mega Man 2 (Multi) com o propósito de derrotar Mega Man. Willy baseou seu robô em Cut Man, usando os mesmos materiais, permitindo a Metal Man cortar através das coisas com facilidade e dando-lhe uma excelente agilidade. Sua arma especial é chamada de Metal Blade: serras bem afiadas tampadas a uma grande velocidade e com precisão mortal. Sendo um trabalhador eficiente e rápido, possui uma sagacidade seca acompanhada de um humor sarcástico e de uma fama de não confiável. Apesar de suas excelentes habilidades, Metal Man é vulnerável ao Mega Buster, habilidade básica de Mega Man e também a sua própria. O vilão da início à corrente de eliminação dos inimigos em Mega Man 2, além da velocidade e de sua incrível mira, seu visual é harmonioso e imponente, Metal Man possui um dos cenários com mais animações de sua época, garantindo a ele o primeiro lugar.

Menções Honrosas

Sigma, o vilão da saga de Mega Man X (Multi), era o líder do grupo de reploids que protegia a humanidade. Ele acaba sendo corrompido por um vírus e se junta aos mavericks na luta contra a destruição dos humanos. Quando é destruído, seu sistema sobrevive e lhe dá um novo corpo. Para cada troca de unidade,, é dito que Sigma se torna mais agressivo.

Por fim, o maligno cientista Dr. Albert Willy, que é o principal antagonista da franquia Mega Man. Ele busca dominar o mundo com a ajuda dos robôs que cria ou reprograma. Até mesmo depois de morto, Willy possui extrema importância como na saga de Mega Man X (Multi). Seu grande intelecto rivaliza com o de Dr. Light.

A franquia Mega Man possui diferentes personagens interessantes que conquistaram os fãs. Escolher apenas 10 foi um trabalho difícil e ambos Sigma e Willy são excelentes personagens, sendo os chefes de diversos jogos, lutando contra o brave herói azul. Mas para manter a lista apenas com os mestres robôs eu deixei ambos de fora.

E vocês gostaram da lista? Acham que algum vilão foi deixado de fora? Escreva nos comentários.

Revisão: João Pedro Boaventura

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google