Dicas e Truques

Assassin's Creed: Origins (Multi) — Guia de Troféus e Conquistas

Conseguir todos os tesouros do antigo Egito não é tão difícil quanto pode parecer.

As maravilhas do Egito antigo foram muito bem retratadas em Assassin's Creed: Origins, volta da icônica série da Ubisoft após um ano sem lançamentos. O novo jogo se mostrou um ótimo trabalho, resgatando o que de melhor a série tem a oferecer ao mesmo tempo que inseriu novas mecânicas que serviram para atualizar velhos hábitos.


Para ir atrás de tudo o que o jogo tem a oferecer, e ir atrás de todas as conquistas, preparei esse guia para ajudá-los a explorar tudo que Origins tem a oferecer, não deixando nenhuma pedra no deserto passar batida. Pegar todos os troféus/conquistas da aventura de Bayek não é difícil, mas trabalhoso, envolvendo vários processos que podem consumir bastante tempo.

Informações Gerais

  • Dificuldade: 5/10
  • Tempo médio para obter todas as conquistas: de 50 a 70 horas.
  • Total de Troféus/Conquistas: 50 (mais o troféu de Platina, exclusivo do PS4)
  • Número de Troféus/Conquistas perdíveis: 01
  • Troféus/Conquistas com bug/glitch?: 01 (explicação logo a baixo)
  • A dificuldade afeta os Troféus/Conquistas? Não
  • Mínimo de jogadas: 01 (provavelmente algumas tarefas ficarão para depois de finalizada a campanha principal)
Existe um glitch que pode impedir a obtenção do troféu "Velhos Hábitos". Para obter essa conquista é preciso completar todas as locações do mapa, que inicialmente são mostradas como pontos de interrogação. Bem no final da campanha, em uma missão principal chamada Aya: Blade of the Goddess/Aya: Lâmina da Deusa, jogamos com Aya, esposa de Bayek. Se alguma locação for completada com ela, um bug não permite que o troféu seja obtido, o que obrigaria ter que recomeçar um novo jogo. Até o momento a Ubisoft não corrigiu esse erro então fique atento com essa missão e, se conseguir, faça um backup do arquivo de save antes dela, para o caso de algo der errado.

Outro troféu que merece um comentário é "Reduzir, Reutilizar e Reciclar", que exige a venda de 100 bugigangas AO MESMO TEMPO. Como não são itens muito comuns, é bom acumulá-los desde o começo do jogo, e mesmo assim vai ser preciso investir um tempo só indo atrás deles, até completar as 100 bugigangas.

Fora esses dois casos, todos as outras conquistas são simples. As que envolvem exploração acabam sendo passos intermediários para o troféu "Velhos Hábitos". As que envolvem combate podem ser feitas a qualquer momento, podendo ser deixadas para o final do jogo, quando já tivermos um nível alto e bons equipamentos.

Avisos dados, vamos começar o guia. Primeiramente as conquistas/troféus ganhos ao avançar pela campanha principal. São objetivos referentes a história principal e não há como perde-los. São 11 ao todo.

Primeiros Passos
Complete o prólogo. (Secreto) 

Estou Só Começando
Complete a missão principal “Aya”. (Secreto) 

O Mar
Complete a missão principal “Pompeius Magnus”. (Secreto) 

O Escaravelho
Complete a missão principal “As Mentiras do Escaravelho”. (Secreto) 

A Hiena
Complete a missão principal “A Hiena”. (Secreto) 

O Lagarto
Complete a missão principal “A Face do Lagarto”. (Secreto) 
Desperte
Complete a missão principal  "Sequência de Sonhos". (Secreto) 

O Crocodilo
Complete a missão principal “As Mandíbulas do Crocodilo”. (Secreto) 

O Cerco
Complete a missão principal “Consequências”. (Secreto) 

Quase Lá
Complete a missão principal  “A Pesagem Final”. (Secreto) 

Fim
Complete a última missão principal. (Secreto) 


Seguindo o guia, muitos dos troféus envolvem exploração do mapa e interação com lugares. Muitas conquistas você pode fazer durante a campanha principal ou então separar algum intervalo na sua jogatina para isso.

Eu sou a Lenda
Equipe somente itens lendários (com fundo amarelo).

Para obter essa conquista é preciso equipar ao mesmo tempo dois arcos, duas armas corpo a corpo, um escudo, um traje e uma montaria todos de qualidade Lendária.

  • Armas e escudos você pode encontrar ao longo do jogo, geralmente são recompensas de enigmas dos Papirus. Se mesmo assim você não conseguir encontrar todos, após o fim da campanha um vendedor em Memphis aparece vendendo itens lendários.
  • Um traje lendário é obtido bem no começo do jogo, como recompensa da missão "Dama do Massacre"
  • Você ganha uma montaria lendária ao vencer os eventos do Hipódromo. É possível achar essas montarias nos estábulos ao adquirir a habilidade "Backstore"
  • Ultima dica: algumas edições especias do jogo dão de bônus alguns itens lendários. Eles contam para a conquista.
Nada Mais a Aprender
Adquira uma habilidade de mestre.

Cada árvore de talento possui uma habilidade final em seu último nível. Simplesmente coloque um ponto em qualquer uma delas e o troféu pipoca na sua tela.

Superaquecimento
Testemunhe uma chuva de insetos no deserto.

Hora de ir atrás das pragas do Egito. Para ver essa chuva de insetos você deve ir até a algum deserto e deixar Bayek lá tomando Sol, até começarem a aparecer alucinações. Existem vários eventos e a ocorrência deles é aleatória. Permaneça andando até a "chuva" começar. Note que essas alucinações só aparecem com o Sol no alto, elas não vão aparecer durante a noite ou no começo do dia.


Os que Vão Morrer Te Saúdam...
Conclua todos os eventos da Arena de Crocodilópolis.

A arena é desbloqueada após a missão principal “As Mandíbulas do Crocodilo”. Depois disso, você pode voltar a ela para disputar mais lutas. Para o troféu serão necessários passar por oito confrontos. Os eventos de elite não contam para a conquista e podem ser dispensados.

Fatality!
Finalize um chefe da Arena com um ataque de Avassalamento.

Esse troféu pode ser feito tanto na Arena de Crocodilópolis quanto em Kyrenaika. Se você conseguir fazer junto com a conquista anterior, melhor, mas é possível repetir lutas se for o caso.

Para obter essa conquista é necessário derrotar um dos chefes de Arena usando o ataque especial quando a barra de adrenalina se enche, apertando R1+R2/RT+RB. Você TEM que dar o último golpe no chefe com o movimento espacial.

Ben-Hur
Vença um torneio no Hipódromo.

O hipódromo fica ao norte do mapa, relativamente próximo de Alexandria, a campanha principal nos obriga a passar por lá ainda no começo do jogo.

Para obter o troféu, devemos ganhar o troféu do torneio "Nike's Winged Victory. São três corridas e pontos são dados ao final de cada uma. Assim, você não precisa necessariamente ganhar todas, mas sim ter a maior pontuação no final da terceira e última.

Raiva na Estrada
Destrua um oponente em uma corrida do Hipódromo.

Durante uma corrida (tutorial não conta) você deve destruir um dos outros carros. Faça isso batendo nele regularmente, os cantos da pista são um bom local. Se você for bom nisso, faz esse enquanto corre atrás do troféu anterior.

Quanto Maior o Tamanho...
Derrote os elefantes de guerra Qetesh & Resheph.

Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais. E você vai ter que lidar com os dois ao mesmo tempo. Essa dupla se localiza no mapa Nomo UAB, na região sudoeste. Enfrentá-los não faz parte da campanha e você pode enfrentá-los a qualquer momento do jogo.

Isso não significa que eles são adversários fáceis. Ambos são nível 40 então é recomendado encará-los somente após o fim da campanha para evitar o risco de virar patê. A conquista libera mesmo na dificuldade Fácil.


Eficiência em Combate
Mate 3 inimigos com um ataque.

Esse é simples, basta eliminar três inimigos com um único ataque. Não é necessário ser somente humanos, valem animais também. Várias tumbas têm serpentes que geralmente estão em bando e tornam essa conquista simples. Outra opção é juntar vários inimigos de nível mais fraco e desferir um poderoso golpe. Vai do gosto do freguês.

O Encantador de Flechas
Mate um inimigo com o Arco de Predador a mais de 60 metros e controlado a flecha.

Aqui iremos precisar de duas coisas: a primeira claro é um arco do tipo Predador de boa qualidade. A segunda é liberar a habilidade que aprimora o arco e nos permite assumir o controle da flecha. Com tudo isso a mão, escolha um alvo e o mate usando essa flecha controlada. Novamente, inimigos de nível baixo facilitam o trabalho. Se estiver em dúvida com a distância, use o marcador personalizado de mapa.

Palavras de Sabedoria
Conclua todas as atividades dos eremitas.

São cinco pontos espalhados pelo mapa, toalhas esticadas no chão as quais podemos interagir. Ao fazer isso, ganhamos um ponto de habilidade de graça como recompensa. O vídeo abaixo mostra a localização dos pontos. Após interagir com o quinto, o troféu é seu. Dica: um dos pontos fica no Topo do Mundo, local que ao ser descoberto também desbloqueia a conquista "Eu Vejo a Minha Casa Daqui!".


Ciclo da Vida
Alimente um predador com um cadáver.

Relativamente fácil. Você deve fazer com que um predador (crocodilos e hiena por exemplo) coma o cadáver de algum inimigo morto. O corpo deve estar necessariamente em terra firme e você não pode estar em estado de combate. Dessa forma, o animal irá comer o cadáver e a conquista estará servida. As vezes o bicho pode demorar um pouco, então tenha paciência.



Sete Fazendeiros
Conclua a missão secundária "Sete Fazendeiros". (Secreto) 

Essa missão fica no Nomo UAB, a sudeste do grande mapa. Fica ao norte do único ponto de Viagem Rápida da região e o nível recomendado é 30. A missão em si não é difícil se você estiver no nível apropriado.

O Festival
Conclua a missão secundária "Dama do Massacre". (Secreto) 

Essa missão estará disponível bem no começo do jogo no mapa Lago Mareotis, primeira região que você irá visitar assim que sair de Siuá. Você deve fazer primeiramente as missões secundárias "Ambush in the Temple" e "Ulterior Votive"e assim que terminá-las, a "Dama do Massacre" começara automaticamente. Ela se encerra com a luta contra um "boss" e te dará um traje lendário de recompensa.

Sombra do Egito
Mate 10 inimigos em sequência sem ser detectado.

A descrição fala por si só. Os melhores locais para fazer essa missão são acampamentos inimigos. Além da Lâmina Oculta, é possível matar alvos com Arcos, desde que ninguém note sua presença — tanto o alvo antes de ser eliminado como algum outro que estiver próximo a ele.

Smash!
Destrua 100 objetos quebráveis. (Secreto) 

Auto explicativo e tranquilo de obter. Ao explorar tumbas (e você vai ter que fazer isso) existem diversos jarros para serem quebrados. Saia destruindo tudo sem dó. Objetos pelo mundo a fora também contam. Se lembrando de quebrar coisas, é possível pegar esse troféu bem antes da metade do jogo.

Conheço Minha Terra
Revele o mapa inteiro.

Simples, só sair passeando pelo Egito abrindo as regiões. Como você vai perceber, só de passar em um trecho da area que toda ela é desbloqueada, o que já ajuda bastante. Essa conquista acaba vindo por tabela, na busca pelas outras.

Eu Vejo a Minha Casa Daqui!
Vá até o "Topo do Mundo" no território do Deserto Negro.

Vá até o Deserto Negro e procure por um ponto de interrogação em uma montanha. É o ponto mais alto do jogo. O troféu aparece assim que chegar no local.



Caçador da Tumba Perdida
Conclua uma tumba.

Tumbas estão espalhadas por todo o mapa (geralmente pirâmides). Logo no começo do jogo, ainda em Siuá haverá uma missão secundária chamada "Esconderijo" na qual você deverá entrar em uma tumba atrás de uma criança. Para concluir uma tumba é necessário localizar uma pedra grande chamada Tabuleta do Antigo Império.

Para essa conquista é preciso localizar apenas uma, mas é bom saber que existem 19 tumbas no jogo e você vai precisar ir em todas elas para a conquistas "Velhos Hábitos". A listagem delas por mapas é:
  • Gizé = 5 Tumbas
  • Nomo de Saqqara = 2 Tumbas
  • Deserto Isolado = 3 Tumbas
  • Deserto Negro= 2 Tumbas
  • Nomo de Haueris = 3 Tumbas
  • Nomo de UAB = 1 Tumba
  • Deserto de Desheret = 2 Tumbas
  • Siuá = 1 Tumba
Roooaaarrrrr!
Dome um Leão.

Para domar um leão é preciso liberar essa habilidade específica na árvore de talentos. Feito isso esses animais podem ser encontrados nas seguintes regiões:
  • Nomo de Sap-Meh;
  • Nomo de Sapi-Res;
  • Nomo de Ka-Khem; 
  • Nomo de Herakleion. 
Note que só é possível domar animais de nível igual ou inferior ao seu.

Encontro Armado
Leve um leão domado até um crocodilo.

Algumas pessoas só querem ver o mundo pegar fogo e esse troféu é para elas. Partindo do pressuposto que você já pegou a conquista anterior o que você precisa agora é promover o encontre entre as duas feras. Assumindo o controle de um leão procure por crocodilos, que geralmente aparecem nas margens de lagos e rios. Faça o leão te seguir até próximo do réptil e a conquista aparecerá na tela.


Cadê Minha Bandeira Negra?
 Derrote 8 capitães de navio. (Secreto) 

Navios com soldados são marcados com um símbolo vermelho com uma flecha branca ao meio. Vá atrás desses navios e mate o capitão, que deve aparecer como objetivo do local. Só tome cuidado pois essas embarcações possuem o status de Area Restrita e qualquer inimigo vai te atacar assim que te ver. Preste atenção no seu nível em relação aos oponentes.

Repórter
Tire 1 foto de 5 territórios diferentes.

Troféu mais fácil que esse, impossível. Vá tirando fotos a medida que avança nas regiões do mapa e a conquista é sua.

Abate Intricado
Equipado com uma tocha, mate um inimigo envenenado de nível 35+ em 30 segundos.

Aqui vamos ter que fazer certa preparação. A primeira coisa é liberar a habilidade que nos permite usar dardos envenenados. Feito isso, procure alguma area com inimigos com o nível indicado. Recomendo separar um único soldado para facilitar o trabalho, diferente do que o cara do vídeo faz.

Com a vítima separada, atire um dardo envenenado dela e assim que confirmar o envenenamento (irá sair uma fumaça rocha), vá para o ataque com a tocha. Não vale dar só o ultimo golpe com ela, tem que usá-la todo o combate. Vale deixar para o final do jogo, após terminar a campanha.



Livre como um Pássaro
Use a águia por um total de 30 minutos. (Secreto)

Senu é a águia que irá te ajudar a, entre outras coisas, identificar inimigos e objetivo. Esse troféu é ganho naturalmente só com o uso do pássaro ao longo da campanha.

Triatleta
Nade por 1,5km, cavalgue por 40km e corra por 10km. (Secreto)

Esse números são bem razoáveis e é bem provável que você consiga esse troféu durante a campanha.

Arqueiro do Mês
Acerte uma flechada na cabeça de um inimigo enquanto você estiver no ar.

Para esse troféu você deve ter liberado a habilidade "Elite Ranger", que permite atirar flechas durante um pulo. Procure um local adequado para realizar o salto e o tiro. O inimigo deve necessariamente morrer para essa flechada na cabeça, mas nada impede que você reduza o HP dele antes de executar o tiro.



BUM!
Mate 30 inimigos acertando jarros de óleo com uma flecha flamejante.

Origins se passa no Egito antigo e naquela época ainda não haviam barris explosivos para mandar tudo pelos ares. Contudo, você vai notar em diversos locais jarros vermelhos. Eles contém óleo e são altamente inflamáveis. Uma flecha de fogo é o suficiente para queimar tudo.

Existe um arco lendário que automaticamente já lança flechas de fogo, mas o jeito mais rápido é usar sua tocha. Jogue ela no chão e se agache perto dela com o arco equipado e pronto, temos uma flecha pegando fogo.

Essas 30 mortes não precisam ser ao mesmo tempo, você pode faze-las ao longo do jogo.

Carteira de Condutor
Use todos os tipos de veículos pelo menos uma vez

Os veículos necessários para esse troféu são:
  • Canoa Civil;
  • Canoa Militar (possui velas vermelhas);
  • Barco a Remo;
  • Barco Militar - só aparece na missão principal Pompeius Magnus, não tem como perder;
  • Carruagem de Guerra - usada no Hipódromo, uma habilidade destrava a venda desses veículos nos estábulos;
  • Carro de Boi - Um carrinho puxado por bois. É bastante comum na região de Alexandria.
Velhos Hábitos
Conclua todas as locações.

Certamente a conquista que dará mais trabalho. Ela envolve em descobrir TODAS as locações do mapa, TODOS os pontos de interesse marcados com ponto de interrogação, pegar TODOS os tesouros — isso inclui explorar todas as tumbas e completar todos os enigmas de papiros. É muito provável que este seja o último troféu a ser pego, visto sua complexidade.

Note que para "concluir" lugares que possuem mini-objetivos, como acampamentos inimigos, você precisa pegar uma quantidade específica de tesouros e/ou eliminar capitães e/ou comandantes para contar no troféu.

Atenção aqui também pois, como disse no começo do guia, esse troféu possui um glitch, que pode impedir de pegá-lo. Não complete nenhuma locação quando jogar com Aya durante a missão "Aya: Lâmina da Deusa".

Outras recomendações:
  • O troféu só aparece após a conclusão da última missão da história;
  • Um outro glitch identificado por alguns jogadores diz que algumas areas não são mostradas no mapa após a sincronização. Esse erro geralmente acontece da Depressão de Qattara, na fronteira entre Siuá e o Deserto Negro em uma locação com dois tesouros chamada Hotep.
Fuja pela Sua Vida!

Fuja de 3 lutas contra um hipopótamo. (Secreto)

Conquista tranquila, apenas entre em combate contra hipopótamos três vezes e saia correndo. Não precisa ser em sequência. Hipopótamos costumam ficar dentro de rios e encostas, a região do Nomo de Sapi-Res tem vários deles. Use Senu para achá-los com mais facilidade.

Elementar, meu Caro Bayek
Desvende um mistério de papiro. (Secreto)

Geralmente encontrados em templos, papiros são itens que trazem uma charada que indica um local relativamente próximo de onde foi encontrado. Encontre esse local e achará um tesouro. Ao todo existem 25 papiros no game. Para esse troféu você só precisa achar um, mas vai precisar encontrar todos para a conquista Velhos Hábitos. Todos eles são encontrados no mundo aberto e podem ser feitos a qualquer momento. Existem alguns itens parecidos que aparecem em missões, mas esses não entram para a conta.



Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Venda 100 bugigangas de uma vez.

Esse troféu é um dos poucos que dá trabalho e se você planeja a platina deve trabalhar neste aqui desde o começo do jogo. Para completá-lo é preciso vender 100 itens classificados como bugigangas de uma única vez. Esses itens são achados aleatoriamente em baus de acampamentos e podem ser encontrados em tumbas e lugares submersos.

Sempre que falar com um vendedor, haverá uma opção para Vender Itens Desnecessários. NÃO use essa opção até ter certeza que já tem mais de 100 itens. Bugigangas não são muito comuns no jogo e ir atrás delas dá trabalho. Você pode vender armas tranquilamente e "animais", pois os mesmos não contam para a conquista.

Namastê
Acelere o tempo com "Alvorecer e Anoitecer" 30 vezes. (Secreto)

Uma das primeiras habilidades da árvore de taletos dá a opção de acelerar o tempo até ficar dia ou noite. Faça isso 30 vezes e troféu no bolso.

Só mais 8.880...
Chegue ao nível 20.

Pegar nível 20 é bastante simples, e você deve conseguir isso bem antes do final da campanha, isso se só focar nas missões principais. Acaba vindo naturalmente.

Contemplador de Estrelas
Conclua os 12 círculos de pedras.

Durante o jogo você achará 12 lugares que envolvem pequenos puzzles usando as constelações e que mostram a relação de Bayek com seu filho. o primeiro você encontra ainda em Siuá, no prólogo do jogo. Realizar essa conquista é parte necessária para o troféu "Velhos Hábitos".



Mergulhador Mestre
Conclua 15 locais submersos.

Regiões que possuem lagos grandes ou o próprio Rio Nilo possuem locações que podem ser exploradas por itens, geralmente marcados com pontos de interrogação. Visite 15 deles para pegar esse troféu e, assim como o anterior, é uma conquista que está dentro da busca por "Velhos Hábitos".

Desafiando a Autoridade
Derrote um phylake.

Após executar um dos seus alvos durante a campanha principal, eventualmente aparecerão no mapa os phylakes, soldados de elite cujo único objetivo é te matar. São indicados no mapa por um elmo vermelho e sempre que aparecem uma corneta toca. São adversários fortes e vão dar trabalho, então escolha bem quando e onde quer enfrentá-los.

O Criador
Crie 20 itens.

Esses itens se referem as melhorias de equipamento que podem ser feitas: aumento de dano corpo a corpo, capacidade de dardos, lamina oculta, etc. Ao todo são 50 aprimoramentos que podem ser feitos. Para fazer esse procedimento você vai precisar de muitos materiais, obtidos ao se desmontar armas e coletados na natureza. Uma habilidade da arvore de talentos faz com que essas matérias primas sejam vendidas nos mercadores, o que pode facilitar seu trabalho.

Conquiste Todos Eles!
Consiga todos os troféus.

Título recebido após conseguir todos os outros troféus, exclusivo da versão de PlayStation 4.




Formado em Game Design, desistente da Matemática Aplicada e atualmente cursando Jornalismo. Ainda aguardo o retorno triufal da Sega, fã de Metal Gear, Dark Souls e várias coisas vindas lá do Japão.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google