Jogamos

Análise: Cook, Serve, Delicious 2!! (PC) mostra que a cozinha não é para fracos

Continuação do jogo de 2013 mostra que o dia a dia na cozinha está cercado de desafios.

Não é algo que eu me orgulhe, mas tenho que admitir que sou um fracasso na cozinha. Não são poucas as vezes que alguma coisa acaba com pouco sal ou salgada demais quando não dependo exclusivamente do microondas ou da air fryer — esse último aliás, meu melhor investimento na vida, recomendo muito.




Dito isso, sabemos que nos games podemos fazer muitas coisas difíceis ou por vezes impossíveis na vida real, como enfrentar exércitos alienígenas, destronar deuses e sobreviver a apocalipses diversos. Ou então cozinhar, que é o caso aqui de Cook, Serve, Delicious 2!! continuação do jogo de 2013 que nos leva para os mais diferentes tipos de restaurantes e pratos ao longo de nossa jornada rumo ao topo. E quando eu falo “topo” é no sentido literal da palavra, pois nosso objetivo aqui é chegar ao quinquagésimo andar da Teragon Supertower, um prédio repleto de restaurantes dos mais variados estilos. Para chegar ao ponto máximo, você vai ter que passar por todos eles, saciando a fome de hordas de clientes sem deixar que seu restaurante vire um caos completo.



A essência da mecânica é a mesma do primeiro jogo, clientes vão encostando no balcão e fazendo os pedidos, que devem ser preparados na forma correta e dentro do tempo. E tempo aqui vai ser o fiel da balança para determinar seu sucesso e fracasso. Vários pratos contam com vários ingredientes diferentes e não são raras as ocasiões que o mesmo prato pode ter variações.

Um exemplo simples disso são cachorros-quentes: os clientes podem querer salsicha normal ou de porco. Depois disso, podem optar por mostarda, ketchup, os dois ou nenhum. Agora pense que 10 pessoas entram na fila querendo o lanche, mas cada uma com sua variação preferida. É nesse momento que o sufoco começa e olha que peguei um prato bem fácil.

Cada partida equivale a um dia de restaurante e, geralmente, costuma ter duas horas do rush, período no qual os clientes se acumulam e você tem que se virar para atender todo mundo. Ao longo do dia, eventos aleatórios costuma acontecer, como colocar o lixo na rua, limpar os banheiros, recarregar a máquina de suco e até mesmo assaltos. Obviamente que seus clientes não estão nem aí para os seus problemas, eles querem é a comida deles.


Assim, tal qual como cozinhar de verdade, em Cook, Serve, Delicious 2!! a melhora vem com a prática, até porque são muitas opções para decorar. Todas as opções da partida têm uma tecla de atalho e lembrar delas na hora da correria ajuda muito, o que não quer dizer que seja uma tarefa fácil. Mas por vezes eu pensei que um jogador experiente poderia, em partidas de dificuldade alta, digitar tanto quando um profissional de Starcraft. Porém, não falo isso para assustar, você não precisa ser um pró-gamer para mandar bem na sua cozinha. O título também tem suporte para controle, o que pode ser um alívio para alguns. Vai de cada pessoa testar o que fica melhor.

Uma adição desse segundo jogo é uma nova aba de alimentos pré-preparados, feitas para ajudar em momentos de grande funcionamento. Funciona da seguinte forma: você deixa alguns itens já prontos, antes mesmo de alguém pedir. Pode ser um pretzel que pode ser servido instantaneamente ou salsichas já cozidas, facilitando a montagem do cachorro-quente. O jogo geralmente indica o que você vai precisar para a partida atual e eu recomendo que você tenha sempre essa reserva pronta, especialmente para as horas de rush.

Minha única reclamação aqui é não ser possível refazer um prato em caso de erro. É meio frustrante você perceber que confundiu os temperos e não tem como começar um novo prato, especialmente quando não há muitos clientes e haveria tempo para tal.


Um Chef para todos os gostos


Lembra que eu falei sobre chegar ao topo e diversos restaurantes? A campanha em Cook, Serve, Delicious 2!! faz você passar por diversos tipos de restaurantes: italianos, chineses, lanchonetes, comida saudável, etc. Em cada restaurante, você possui várias opções de menu (muitas mesmo), que são os pratos que você irá preparar naquela partida. As combinações de cardápio são imensas o que faz com o que o jogo tenha bastante vida útil.

Novos restaurantes abrem conforme seu nível aumenta e aqui tenho que criticar a interface dos menus que não mostram em qual nível novos restaurantes são liberados, da mesma forma que novos cardápios. Ainda que cada local tenha uma quantidade considerável de variações de menu, é meio frustrante não saber o quão perto ou longe estou de progredir na campanha.


O jogo ainda possui um modo editor, no qual podemos editar nosso próprio restaurante. As peças são liberadas conforme seu sucesso nas partidas, mas particularmente achei esse editor bem fraquinho, mas não creio que seja algo que interfira na diversão. Por fim, é possível jogar em dois jogadores com tela dividida, com duas pessoas cozinhando juntas pela campanha.

Vai uma sobremesa?


Cook, Serve, Delicious 2!! é um jogo bem direto sobre como manter uma cozinha pode ser um inferno na Terra. Bastante desafiador, a prática na cozinha faz com que com o tempo você já saiba de cabeça onde está cada ingrediente e finalize os pratos com rapidez. É um jogo casual em que, ao mesmo tempo, possibilita sessões curtas de jogo e pede dedicação para fazer os melhores placares e liberar todos os restaurantes. Alguns problemas de interface atrapalham um pouco, mas de modo geral é um jogo bem divertido. O título está recebendo atualizações constantes o que é bom para manter o jogo vivo e corrigir eventuais erros.

Prós

  • Gameplay desafiador;
  • Grande variedade de pratos e restaurantes.

Contras

  • Falta de informações na interface;
  • O editor de cozinha é bem fraco no começo.
Cook, Serve, Delicious 2!! — PC — Nota: 8.0

Revisão: Ana Krishna Peixoto



Formado em Game Design, desistente da Matemática Aplicada e atualmente cursando Jornalismo. Ainda aguardo o retorno triufal da Sega, fã de Metal Gear, Dark Souls e várias coisas vindas lá do Japão.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google