Jogamos

Análise: Community INC (PC) capitaliza a vida comunitária

Com diversão, gerenciamento e muito trabalho, o jogo dá objetivos para serem cumpridos usando trabalhadores orientais 


Você conhece a desenvolvedora T4 Interactive? Ela é a brasileira por trás de Community INC, um jogo único que apesar de sua aparente facilidade, esconde a necessidade de muita dedicação e paciência para cumprir os objetivos. Saiba agora o que Community INC te reserva!

Made in China

A lógica de Community INC é formar uma comunidade. Ok, parece óbvio né? Para não deixar tudo muito vago, existe oito objetivos a seres cumpridos. Tais missões vão desde "tenha 10 ou mais edifícios" até "derrote pelo menos 50 criaturas". Assim, o jogador tem um norte para saber o que deve fazer para a comunidade ser um sucesso.

Uma comunidade é composta de pessoas, mas você é empresário, logo, as pessoas serão mão-de-obra. Como uma sátira, os trabalhadores são chamados de Lings e você só dá o básico. O salário, a comida e a saúde são atribuídos nas mínimas quantias.


Eles podem exercer qualquer função na comunidade, em uma ampla gama de profissões, desde lenhador até guarda. Toda atividade possui seu peso, o alfaiate é tão importante quanto o construtor; pois sem roupas melhores feitas pelo alfaiate, o construtor morre de frio.

Apesar de sua mínima ajuda, você precisa cuidar dos lings. Cada trabalhador possui indicadores de vida, felicidade, calor, humor e estudo. Sim, estudo. No começo do jogo você pode querer focar na produção, para cumprir objetivos, deixando seus funcionários dormindo no chão, trabalhando sempre e sem qualquer "mordomia". Entretanto, haverá algum momento em que você precisará parar a fim de cuidar dos lings.

Caro empresário, seja caridoso pelo bem da empresa


Você mal dá atenção aos lings, contanto que estejam trabalhando, mas eles precisam de cuidados. Por exemplo, começou a temporada de chuva, seus trabalhadores estão dormindo na terra, sem teto, com roupa simples de algodão e só uma fogueira para aquecer. Qual é o resultado? O calor diminui, com uma temperatura menor, eles ficam mais vulneráveis a doenças, podendo começar uma epidemia, assim todos perdem HP periodicamente até morrer.

Para lidar com esse problema, já com a epidemia instaurada, pois você não quis tomar nenhuma providência antes, é necessário tirar dinheiro do seu bolso. Pague pela pesquisa "medicina", tenha um funcionário herborista e todos os ingredientes para o antídoto.

Porém, isso ainda demora demais para matar. Você, empresário, precisa de um choque maior para aprender a cuidar dos lings. Os lings possuem sentimentos, primeiramente entenda isso. Apesar de parecerem máquinas, sendo que cada um tem um número (de série?), eles são dotados de humanidade. Alguns humanos, quando tristes, suicidam-se. Com os lings não é diferente. Caso um se mate aos olhos de outro, a testemunha ficará abismada ao ponto de igualmente tirar a própria vida. É um efeito dominó. Sabe como isso tudo poderia ser resolvido? Com um cemitério, porque tudo o que os trabalhadores queriam era um lugar para homenagear o amigo falecido. Isso impede o efeito cascata. Fácil e barato de fazer, senhor empresário.

Sem cuidar da comunidade, mais problemas podem ocorrer, como incêndio, roubos, brigas e desertores. É muito bacana esse sistema que mostra que cuidar da comunidade é mais que gerenciar recursos, mas também de quem os produzem. Além de poder servir como crítica, também impõe mais desafios ao jogador.

Construa sua comunidade dentro de uma comunidade

A comunidade não se resume a coletar suprimentos. Ela consiste em evolução, e onde chegaria o humano sem suas criações? Viveríamos como animais! Em Community INC é possível construir várias coisas que tornam seu lugarzinho mais autossuficiente. Construa casas, currais, bibliotecas, lojas, armazéns e até cais de pescas. Caso queira, faça estradas entre os imóveis, isso torna tudo mais bonito e até mais rápido o andar dos lings.


Os móveis também são úteis: uma cadeira dá bônus de felicidade pelo funcionário ter comido sentado, por exemplo. Se você conseguir gerenciar direito sua comunidade, ela ficará grande e dará bastante orgulho. São mais de 150 itens criáveis, e isso é incentivador ao jogador. Quando menos se espera, estará com uma lista de criações pendentes e edifícios em construção. E assim São Paulo virou a maior cidade do nosso país.

No entanto, mesmo quando o Cabral "descobriu" o Brasil, aqui não era uma terra inabitada. O mesmo é com esse mundo aí.


Sua comunidade, assim, está inserida em outra ainda maior que se chama Natureza. Há outras oito espécies de animais, cada qual com sua rival. Eles vão tentar te propor contratos, pedindo por coisas, como dinheiro e recursos, em troca de algo. Contrato cumprido, a relação entre vocês melhora, mas a espécie rival se sentirá ofendida por tua "afronta". Caso desagrade demais uma espécie animal, ela pode declarar guerra à sua comunidade (algo que você também pode fazer). Para ver caos, há contratos que surgem pedindo para matar certo número de animais rivais. Você está pronto para entrar no jogo dos animais?

Os animais em Community INC fazem mais do que rosnar. Com uma inteligência admirável e características próprias, eles também influenciam fortemente no jogo. Escolha bem a quem deseja agradar, pois os animais fazem mais do que guerra, assim como até fecham contratos comerciais! É, você achava que era só se preocupar com seus trabalhadores e a produção da comunidade? Não, e isso é ótimo!

Bonito como 13º salário, mas reservado para pagar dívidas


via GIPHY

O visual de Community INC pode não ser tão bonito quanto outros jogos indies em destaque. Mesmo assim, os desenvolvedores apostaram em um design único, sem precisar seguir a moda pixelada, por exemplo. Com um bom 3D e belos efeitos de luz, as texturas também não deixam a desejar, construindo um belo padrão para o jogo. O ponto fraco se encontra nos trabalhadores, por mais que tenha tentado diferenciá-los com adornos da profissão, eles conseguem ser muito parecidos. Talvez isso faça parte da proposta do game, mostrar os trabalhadores como produtos feitos em série. Mas gostei de as mulheres terem o cabelo roxo, nada mais na moda, né?

Já o som, é bem sincronizado com o gameplay. Durante o gerenciamento da comunidade as músicas que tocam são mais calmas e demonstram um sinal tipo "continue assim, calma que está dando certo". Entretanto, quando surge uma ameaça, uma música de aventura surge. Pode ser só um lobo com fome, mas a trilha foi composta de forma épica como se fosse uma batalha contra um boss. No mínimo empolgante.

Hora de vender e partir para outra



Por que Community INC? Porque seu objetivo é lucrar! Se algo deu errado ou você cansou da comunidade, venda e utilize a bolada (ou a esmola) para começar melhor outra. Agora, por que jogar Community INC? Bem, se você leu esse texto e ainda se pergunta isso, precisa de uma pequena listinha, toma:

Prós

  • Discreta sátira com a relação empregador-empregado, em busca da máxima mais-valia;
  • Relação com a natureza é envolvente e também impacta no jogo;
  • Mais de 150 itens criáveis;
  • Som empolgante e tranquilizante;
  • É desafiante ter que cuidar da comunidade, trabalhadores e natureza.

Contras

  • Demora a pegar o jeito, pois o tutorial não é tão claro, apesar de um pouco longo;
  • Trabalhadores parecem iguais, mas pode ser a ideia a ser passada;
  • Um bug terrível que me fez perder toda uma comunidade, porém eles prometeram tentar corrigir. 
Community INC – PC – Nota: 8.0

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google