Top 10

As melhores músicas da série Mega Man

A franquia tem dezenas de músicas icônicas. Selecionamos as melhores da série original e explicamos o que elas têm de tão especial.


A música nos videogames, tal qual no cinema, serve para criar a atmosfera e aumentar a imersão a fim de intensificar a experiência do eventual jogador de algum videogame. Durante a era dos 8-bit, as chamadas chiptunes eram a principal forma de se compor trilhas para os games por conta dos sistemas precários, tanto na parte de  armazenar qualquer coisa mais complexa quanto dos próprios sintetizadores vigentes.


Por conta dessa limitação técnica, o trabalho realizado nos temas se focava menos na complexidade de composição em detrimento de um esforço maior na composição da melodia, no intuito de criar algo único e característico. Além de Mario ou Zelda, duas séries cujos principais temas se tornaram icônicos durante esse período, Mega Man também aparece nos destaques por criar músicas marcantes nas fases de cada chefe.

Como o espaço para desenvolver a personalidade dos Robot Masters era praticamente inexistente, coube aos critérios técnicos, no caso, a música e o aspecto estético dos sprites, serem os responsáveis para a formação dessa identidade que colaboraram para construir o universo Mega Man.

Nota-se que apenas a série original clássica foi levada em consideração para a construção deste Top 10. Outros jogos e suas respectivas sequências, como Mega Man X, não terão músicas incluídas na lista, embora muitas delas sejam dignas de tal honraria.

10 – Metal Man - Mega Man 2 (NES)

Assim como muitos começam Mega Man 2 pela fase do Metal Man, atrás da poderosa Metal Blade, responsável por deixar todo o resto do jogo mais fácil, vamos abrir esse Top 10 com seu tema. É interessante notar como a melodia se assimila facilmente com as engrenagens giratórias e plataformas móveis ao longo de todo estágio. Muitas das músicas de toda franquia criam essa inter-relação interessante com as fases em si e a forma como são construídas, estabelecendo uma unidade temática.


9 – Tornado Man - Mega Man 9 (Multi)

Esse é tranquilamente um dos temas que, se você estiver jogando, dificilmente irá se esquecer, porque não é incomum as incontáveis plataformas giratórias confundirem quem tem mais dificuldade com jogos de plataforma. Ficar empacado nessa fase é literalmente como estar preso no olho de um furacão. O jogador só fica dando risadas de frustração enquanto a música acaba penetrando o subconsciente e apesar de tudo, por conta desse casamento entre o level design e trilha sonora, fica difícil ficar com raiva da fase em questão.

8 – We’re the Robots (Wily's Fortress: Stage 2) - Mega Man 9 (Multi)

Tema do segundo estágio da fase final pertencente ao Dr. Wily, a sensação que a música transmite é de que somos os heróis e que temos um dever a cumprir! Ela nos enche de coragem para enfrentar uma das fases mais extensas do jogo. Além de tudo, pelo título, a simples afirmação de que “nós somos os robôs” traz certa empatia em relação aos chefes do jogo, que se rebelaram contra a humanidade que iria descartá-los por passarem da data de validade.

7 – Shade Man - Mega Man 7 (SNES)

Ambientada num castelo mal-assombrado, o tema da fase do Shade Man apresenta uma melodia que, com suas notas individualizadas, mas sequenciadas de maneira rápida, alude de maneira leve o icônico tema d’O Exorcista. A atmosfera sombria que ela traz faz com que ela possa facilmente figurar, inclusive, em algum jogo 16-bit de Castlevania, lembrando um pouco o tema Revenge, do Castlevania: The Adventure, para Game Boy, ou o Bloody Tears, do Castlevania II: Simon’s Quest (NES). Parar para pensar que o Shade Man é um robô vampiro e a música é um tema de vampiro com uma pegada eletrônica mostra que o conceito por trás do negócio todo é brilhante.

6 – Pharaoh Man - Mega Man 4 (NES)

Os primeiros segundos da introdução criam um suspense interessante como se fosse uma múmia lentamente acordando de seu sono e levantando de sua tumba. O embalo acelerado que o tema assume na sequência mostra que o Robot Master não está para brincadeira.

5 – Napalm Man - Mega Man 5 (NES)

A progressão da fase do Napalm Man é bem interessante. Começando num campo aberto para depois entrarmos numa caverna, a ambientação logo muda para uma fábrica abandonada onde nos deparamos com o solitário robô armado. Chega a ser uma combinação interessante, um robô praticamente concebido como arma de destruição de massa que é o Napalm Man ter como tema uma melodia tão agradável e pacata.

4 – Dark Man - Mega Man 5 (NES)

Mais uma música de fortaleza de final do jogo. Seria possível estabelecer um Top 10 que só envolvesse músicas desses últimos estágios que levam ao último desafio antes da conclusão do game. No caso do quinto título, o jogador segue percorrendo as entranhas do castelo atrás do até então aliado Proto Man, que se voltou contra o lado do bem, mas depois é revelado ser apenas um disfarce de Dark Man. De certa forma, é uma música animada cuja melodia acaba incitando um sentimento de que, por pior que possa ser a situação, com um irmão robô que supostamente mudou de lado, é preciso ter esperança de que tudo ainda vai se resolver e acabar bem.

3 - Dr. Wily’s Castle - Mega Man 2 (NES)

Não são poucas músicas que representam tão bem Mega Man, mas a do castelo do Dr. Wily é uma das que mais estão impregnadas no imaginário do fã da franquia. Não à toa, é o tema que acompanhou a icônica e mítica apresentação do robozinho azul como lutador no Super Smash Bros. (Wii U/3DS), levando os jogadores assíduos da franquia à loucura.

2 – Solar Man - Mega Man 10 (Multi)

Intensa. É assim que se pode definir a trilha que toca durante o estágio do Solar Man, casando perfeitamente com o level design da fase em questão. Com uma infinidade de armadilhas e sutilezas, como os inimigos que literalmente passam por um processo de mitose, ou seja, se multiplicam  caso fiquem muito tempo em tela, o jogador sente na pele o calor do momento, sabendo que um passo em falso o faria voltar para o último checkpoint. Além disso, que tal enfrentar dois mini-chefes ao mesmo tempo? A todo momento, o robozinho é levado ao limite, sentimento intensificado com a pressão exercida pela música em questão.

1 – Galaxy Man - Mega Man 9 (Multi)

Em comparação à cara de mau de outros Robot Masters, Galaxy Man chega a ser simpático. Isto é, assim como os outros robôs do mesmo jogo, ele não era essencialmente maligno, só foi reprogramado porque não queria ser destruído por ter passado da data de validade. Como foi dito na introdução, a música é um atributo sonoro que contribui para a construção de um personagem. Tendo isso em consideração, é difícil acreditar que o Galaxy Man seja um cara tão vilanesco assim.

Bônus: Mars - Mega Man V (GB)

Certo, vale uma colher de chá para esse tema aqui. Mega Man V é o quinto jogo da série de ports que a franquia original recebeu para Game Boy. Esse título, em específico, no entanto, tem um conjunto próprio de chefões, apesar de dar sequência à série original no console, criando uma espécie de limbo. Ele merece ser lembrado porque a Capcom conseguiu extrair leite de pedra ao criar um tema original na fonte de som horrorosa do Game Boy.
Revisão: João Paulo Benevides

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google