Vem aí

Prévia: Sonic Mania (Multi) promete ser um alívio para a franquia após fase turbulenta

A nova aventura em 2D do ouriço azul se propõe a ser um jogo feito de fã para fã.



Sonic é um dos primeiros personagens que vem em nossa mente quando pensamos na década de 90 dos videogames, época também conhecida como anos de ouro para a franquia do mascote da SEGA. A principal meta do ouriço azul era rivalizar com o encanador da Nintendo, o Mario, estrelando jogos em duas dimensões que tinham elementos de games de plataformas, mas com um toque único: a velocidade. Velocidade essa que, segundo a SEGA, só o Mega Drive era capaz de fazer – alegação que também gerou o lema de propaganda Genesis does what Nintendon’t.


Conforme os tempos passavam, todavia, as tão aclamadas franquias da era 16 bits precisavam se reinventar para se adequar a uma nova realidade: jogos em três dimensões. Muitos se sucederam nesta transição, mas não era incomum perceber que outros tinham dificuldade em completar tal transformação. Sonic foi uma franquia que enfrentou algumas dificuldades para realizar tal necessidade, mas ainda conseguiu se sair bem mais sucedido de que outros com os jogos da chamada era Adventure (Sonic Adventure 1 e Sonic Adventure 2, ambos lançados para o Dreamcast originalmente).

Reação do Sonic ao saber que parte dos seus jogos não atingiram qualidade necessária

Entretanto, o ouriço não conseguiu segurar esta estabilidade por muito tempo e começaram a vir jogos de qualidade duvidosa e que dividiam os jogadores. Desde então, tornou-se corriqueiro que a franquia vivesse numa espécie de montanha russa: ora recebia jogos bons, ora jogos de qualidade mediana e também de baixa qualidade.

O último momento em baixa da série foi com os recentes spin-offs da série Sonic Boom e é a partir disso que a SEGA pensou em tentar dar a volta por cima voltando às raízes. Sonic Mania (Multi) é um jogo em duas dimensões no mais velho estilo 16 bits que o Mega Drive proporcionava e tem a árdua tarefa de trazer o sucesso de volta à franquia, sucesso esse que não se vê desde Sonic Generations (Multi).


Nostalgia entrelaçada com novidade



A nostalgia é um aspecto muito questionável. Ela pode ser benéfica por nos fazer relembrar bons momentos que já passamos com determinado algo, mas seu uso exacerbado e não regulado pode causar uma sensação de falta de novidade. Sonic Mania, logo de início, se mostrava uma tática que tentava utilizar também da nostalgia, pois o jogo se dizia construído em maior parte no retorno de fases dos jogos clássicos do Mega Drive do que em fases novas.

Considerando que já tivemos um jogo concentrado em reintroduzir fases antigas da franquia (Sonic Generations), o Mania pode acabar caindo na repetição ao se voltar mais para isso do que para conteúdo novo. Entretanto, mesmo tendo seu apoio à nostalgia, o jogo ainda instiga por prometer entregar novidades em estágios, gameplay e etc.

As fases novas do Mania, diferentemente das de Sonic 4: Episode 1 (Multi) e Sonic 4: Episode 2 (Multi), não são simplesmente reutilizações de temas que já foram explorados em fases dos primeiros jogos. Elas possuem conceitos e ambientações novas, de forma que compensa a presença de fases recicladas.


Studiopolis Zone é um exemplo claro disso: tudo nesta fase é novo e contagiante, desde os badniks até os gimmick. Vale lembrar também que mesmo as fases clássicas que estão de volta  estão com ares de novidades, pois os desenvolvedores adotaram a tática de que o primeiro ato destes estágios são mais fiéis a suas contrapartes originais e no segundo ato tomam maior liberdade para deixar a zona com um aspecto diferente.

Podemos visualizar isso na Green Hill Zone Act 2, onde há a utilização de gimmicks novos que não estão presentes na versão original, como uma espécie de tirolesa e a quebra das pontes com espinhos do estágio utilizando um escudo de fogo.

O trio clássico de volta à ação


Algo também que os fãs da série sempre aclamavam pelo retorno era a possibilidade de poder jogar com mais personagens além do Sonic ou variações do mesmo. O trio de personagens da franquia da época do Mega Drive – Sonic, Tails e Knuckles –  não era jogável em jogos da série principal desde o conturbado Sonic the Hedgehog (PS3/Xbox 360), jogo este que é mais conhecido como Sonic 2006.

Em Sonic Mania cada um dos integrantes do trio é jogável da mesma forma como jogávamos em Sonic 3 & Knuckles (Mega Drive). Sonic possui seus movimentos já conhecidos como Spin Dash, Spin Jump, mas possui algumas diferenças desta vez: ao invés da sua habilidade Insta Shield, o ouriço agora pode usar o Drop Dash, uma espécie de impulso imediato dado ao pular e cair no chão a uma certa distância.

Tails e Knuckles continuam mais fiéis: Tails pode, além de pular e utilizar o Spin Dash, voar pelos estágios e alcançar locais mais altos, enquanto o Knuckles pode planar e escalar paredes, além de claro poder quebrar paredes sem precisar da utilização do Spin Dash.

Cruzar estas pontes espinhosas da Green Hill ficará bem tranquilo com um escudo de fogo


Elementos de fase também estão todos de volta: você cruzará com checkpoints, monitores dos mais variados tipos (incluindo monitores com os escudos elementais), badniks clássicos e novos badniks, entre outros. Vale lembrar que o Sonic é o único, novamente, que poderá utilizar o poder especial específico de cada escudo elemental.

Um jogo do ouriço com direito a tudo que um jogo de Sonic deve possuir


Seja em 2D, em 3D, estilo 16-bit ou mais moderno, Sonic Mania ainda não deixa de ser um jogo do Sonic. Portanto, qualidades reconhecidas da grande maioria dos jogos da série também farão presença. Podemos citar a trilha sonora de qualidade como exemplo, já que, composta pelo Tee Lopes – um fã da franquia que costumava remixar músicas da franquia no Youtube e já produziu músicas para alguns fan-games –, se mostra sucedida ao tentar capturar o feeling das trilhas dos jogos do Mega Drive e modernizá-los.

Os Special Stages também estarão de volta e, desta vez, eles se propõem a tentar fazer uma mistura de todos os Special Stages dos primeiros jogos. Além disso, os Bonus Stages, um modo em que você necessita cumprir a fase no menor tempo possível e modo multiplayer em split-screen ao melhor estilo de Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive) também farão presença para incrementar a experiência do jogo.



Sonic Mania promete alcançar o nível que se esperava de Sonic the Hegdehog 4: uma verdadeira sequência aos clássicos do Mega Drive. A história do Mania dará continuidade a de Sonic 3 & Knuckles e isso sustenta ainda mais tal especulação. Entretanto, não somente o enredo nos faz pensar isso, mas também porque tudo que os fãs e jogadores esperam de um jogo em 2D do ouriço fará presença no Mania. Tudo isso só nos deixa ainda mais animados para o momento que possamos finalmente jogar esta nova aventura do ouriço azulado.

Sonic Mania - PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Desenvolvimento: Christian Whitehead, PagodaWest Games e Headcannon
Gênero: Plataforma
Lançamento: 15 de agosto de 2017 (PS4, XBO, Switch), 29 de agosto de 2017 (PC)
Expectativa: 5/5


Revisão: João Paulo Benevides

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google