Perfil

Gladiolus Amicitia, o escudo da familia real

Final Fantasy XV (PS4/XBO) nos apresentou Gladiolus Amicitia, um homem corajoso, que protege Noctis em sua jornada.

A família Amicitia sempre protegeu os reis de Lucis e sua família, servindo de escudo para eles. Em Final Fantasy XV (PS4/XBO), esse papel fica na responsabilidade de Gladiolus Amicitia, o filho mais velho. Porém, sua missão não se resume apenas a proteger Noctis em sua aventura, mas defender também Prompto e Ignis.


Versus XVIII

Gladiolus apareceu inicialmente em Final Fantasy Versus XVIII. Nos trailers mostrados, o herói possuía um estilo não tão diferente do apresentado em sua versão final. O diretor de arte de Final Fantasy XV, Yusuke Naora, mudou um pouco o personagem, mantendo a camisa aberta mas retirando a blusa preta.

Outra mudança sofrida pelo personagem foi em sua aparência física, deixando-o mais forte para o papel de proteger e ensinar Noctis. Naora procurou referência em artistas marciais e deu uma musculatura útil para Gladio, dando-lhe um visual de guarda-costas. Outra mudança foi em seu olhar, que passa uma atitude um pouco mais intelectual.


Se tornando um escudo

Gladiolus conhece o príncipe desde de criança, como mostrado em Brotherhood: Final Fantasy XV, inicialmente não gostando do garoto por sua atitude nada cooperativa. Tendo recebido do rei o papel de ensinar Noctis a lutar, Gladiolus demonstrava sua raiva e desgosto pelo jovem nas sessões de treinamento e em casa com sua irmã.

Iris Amicitia, a irmã mais nova de Gladiolus vai até o castelo para conhecer o jovem príncipe e verificar se seu irmão estava exagerando. Enquanto esperava por Noctis, ela se perde na floresta próxima ao perseguir um gato. O jovem príncipe vai atrás da garota e a salva. Voltando para o castelo Noctis assume a culpa do atraso dos dois recebendo uma bronca.

Iris então conta a Gladiolus o que realmente aconteceu, o que faz com que sua perspectiva sobre o príncipe mude e ele começa a treiná-lo com mais calma. Após anos, Gladiolus continua ao lado de Noctis, como seu amigo e escudo, jurando a dar sua vida pelo príncipe para salvá-lo dos perigos de sua jornada.

Franco e direto

Durante a jornada os quatro heróis são atacados por diversas criaturas que povoam a região, e cabe a Gladiolus proteger Noctis, sendo o mais experiente em combate e o mais forte deles. Sendo o único do grupo com um passado militar Gladiolus tenta ser um pilar para os heróis e impedir que eles se afastem do objetivo principal.

Gladiolus é uma pessoa animada, o que contrasta com seu físico imponente, ele sempre expõe sua opinião de forma direta e isso gera argumentos entre ele e Noctis. Gladiolus fica impaciente caso ache que Noctis não está fazendo esforço, podendo partir para agressão física. Como amigo e escudo, Gladiolus tenta ensinar o jovem príncipe usando até de ameaças.


Apesar das discussões, Gladiolus tem orgulho em ser o escudo de Noctis. Ele possui um senso de humor franco e tem confiança em seu poder e habilidades, porém, de tempo em tempo ele pode ter medo de não ser forte o suficiente. Gladiolus se diverte lutando, aprimorando e pesquisando técnicas de luta.


Acampar e lutar

Gladiolus sempre foi um fã do ar livre, a liberdade que a natureza pode oferecer, adquirindo dessa forma talvez sua habilidade de sobrevivência nos ermos, usada para pegar objetos enquanto exploramos o mapa a pé. Também por esse motivo, ele recolheu vários objetos para acampar da coleção Colemen.

Sua escolha de armas para o combate são as espadas grandes (Greatswords) e escudos (Shields). Possuindo habilidades para ajudar durante o combate, o herói pode usar seu escudo protegendo Noctis, ou balançar sua enorme espada causando dando em diversos inimigos presentes na área, Gladiolus é a perfeita combinação entre ofensivo e defensivo.

Episodio Gladiolus

Square Enix, lançou o episódio em que jogamos com o herói, ele protagoniza Verso 2 Capítulo 13 de Final Fantasy XV e o Final Fantasy XV: Episode Gladiolus, em que ele protagoniza as histórias. Gladiolus possui uma história incrível que explica como ele conseguiu sua segunda cicatriz na testa e o caminho na fortaleza inimiga onde ele guia Ignis até Noctis.

Gladiolus mostra seu poder e habilidades enfrentando hordas de inimigos fortes e resistentes, até mesmo erguendo pilastras para derrotá-los. Podendo utilizar as habilidades presentes mesmo enquanto é apenas um companheiro, suas habilidades são logicamente diferentes de Noctis e faz a jogabilidade com o herói ser um pouco mais única e interessante.

Dever e Honra

Gladiolus é um excelente personagem criado pela Square, sua incrível habilidade em combate, seja pela emoção de lutar ou para proteger os que são importantes para ele, chegando ao ponto de até mesmo se sacrificar caso seja necessário, faz dele um incrível exemplo de pilar para a história que se segue.

Os quatro protagonistas criam uma combinação única e interessante que permite ao herói mostrar suas habilidades e determinação com o escudo para proteger Noctis e seus amigos. Que Gladiolus possa aparecer ainda mais em futuros títulos dessa franquia, spin-offs ou até mesmo outros jogos.


Revisão: Ana Krishna Peixoto

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google