Jogamos

Análise: Star Vikings Forever (Multi) é divertido e estratégico na medida certa

O novo título da Rogue Snail em parceria com a Akupara Games combina bons aspectos do RPG com um tower defense diferenciado.

Dos mesmos criadores de Chroma Squad (PC), o jogo brasileiro Star Vikings Forever consegue mesclar aspectos de diversos gêneros diferentes para apresentar um trabalho interessante, simples e, ao mesmo tempo, viciante. Ambientado em um universo em que Vikings estão no espaço sideral e lesmas são controladas por uma força maligna, o título cativa bastante, principalmente para nós, brasileiros, que temos uma linguagem exclusiva no jogo, deixando a experiência muito mais divertida.

Ambientação hilária que agrada

Star Vikings Forever é ambientado em um universo paralelo no qual os Vikings, por algum motivo não explicado, estão no espaço, possuem tecnologias avançadas e enfrentam lesmas alienígenas com as mais variadas formas. O jogo lembra bastante a franquia Plants vs Zombies, entretanto, nós estamos agora na posição invertida em que nós (os vikings) atacamos os inimigos que tentam se defender (as lesmas).

Os personagens, diálogos e ambientações do jogo apelam sempre para aspectos de humor, que são muito bem construídos e tiram boas risadas do jogador. Detalhes como as descrições e nomes dos personagens e inimigos, bem como o diálogo entre eles, possuem um humor ácido e interessante, que dá o tom de toda a aventura. 


A união entre RPG e Tower Defense

Em Star Vikings Forever nós controlamos uma série de personagens desbloqueáveis ao longo da jogatina, vencendo as fases e completando as missões secundárias disponibilizadas dependendo do nosso avanço. Cada personagem possui habilidades próprias e modos de avançar distintos, que quando combinados, auxiliam na vitória contra as lesmas alienígenas.

As fases nem sempre são para simplesmente superar os mapas. Muitas vezes precisamos cumprir missões como “destruir 40 inimigos” ou então “abrir quatro baús”. Claro que o design dos desafios de cada fase é construído justamente para tentar impedir o jogador de cumprir tais objetivos, o que torna a curva de aprendizado e o nível de dificuldade do jogo dois fatores muito interessantes.



Para além dos aspectos que lembram uma espécie de tower defense “invertido”, Star Vikings também possui alguns artifícios que remontam ao RPG, como uma rede de habilidades própria de cada personagem e um sistema de níveis também de cada personagem. Com as batalhas vencidas, os personagens ganham experiência e passam de nível, liberando novas habilidades e pontos a serem distribuídos pelo jogador, aumentando a estratégia do seu time.

Outro fato interessante na jogabilidade do título são os itens disponibilizados em cada fase ou então coletados em baús. Os itens auxiliam na quantidade de dano ou de defesa de cada personagem, na cura ou recuperação de energia ou outros artifícios. Tudo isso, está disponível de uma maneira muito simples, apenas com toques, no caso dos Android e iOS, ou então apenas com comandos do mouse no PC.

Tradução bem cuidada

Como o jogo é produzido por brasileiros, não é de surpreender que ele possua uma opção de linguagem em português para seus textos. Entretanto, o pessoal da Rogue Snail foi além e colocou, além das linguagens estrangeiras, duas linguagens nacionais para o jogo. Uma chamada apenas de “Português” e a outra batizada de “HUE-BR”.

Essa linguagem merece uma atenção especial por conta do aspecto humorístico que ela acrescenta mais ainda ao jogo, como um easter-egg para nós, brasileiros. Nessa configuração, expressões como “blz”, “camelô”, “vorta”, “mano” e até palavrões ocupam o lugar das expressões “politicamente corretas” do jogo. Isso só faz acrescentar no humor e na personalidade dos personagens, deixando tudo muito mais divertido para nós.


Uma ótima experiência casual

Pensado principalmente para o mercado mobile, Star Vikings Forever é pura experiência casual que diverte e distrai na medida certa. Com aspectos que o tornam um pouco mais complexo do que os Tower Defense tradicionais, o título chama atenção principalmente pela combinação de evolução de personagens, nível de desafio acentuado e experiência sempre recompensadora para o jogador.

Os comandos simples tornam tudo muito mais agradável, bem como os traços cartunescos que misturam humor e o “fofo” para tornar tudo colorido e vivo na medida necessária. Infelizmente no computador, mesmo sendo divertido, a experiência acaba se tornando um pouco aquém, por conta de aparentar ser ainda um jogo mobile. Mas para quem gosta do gênero tower defense está aí um ótimo título para dar boas risadas.


E claro, a música de entrada dificilmente vai sair da sua cabeça, principalmente por conta da parte mais inteligível dela: “Star vikiiiiiiinnnngs!”

Prós

  • Ambientação hilária agrada bastante;
  • Jogabilidade simples facilita no aprendizado;
  • Nível de desafio acentuado e recompensador;
  • Mecânicas de RPG bem adaptadas ao Tower Defense;
  • Necessidade estratégica;
  • Humor próprio para brasileiros acrescenta à experiência.

Contras

  • Aspectos mobile muito evidentes na versão de PC.
Star Vikings Forever — PC, iOS e Android — Nota: 8.0
Plataforma usada para análise: PC
Revisão: Ana Krishna Peixoto

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google