Computex 2017: Nvidia Max-Q traz notebooks gamer ultrafinos e poderosos

Os novos dispositivos serão tão finos quanto um MacBook Air, mas de grande potência.



Começou hoje a Computex 2017, a mais importante feira de PCs do mundo. Foram muitos e muitos hardwares apresentados, como a nova poderosa linha Intel Core X, com destaque para o i9 de 18 núcleos. A Nvidia também está presente no evento e decidiu impactar o mercado. A proposta é uma nova geração de notebooks gamers ultrafinos. Já pensou em um laptop equipado de uma GTX 1080 com apenas 17.9 mm?


A mágica ocorre a partir da tecnologia Max-Q. Ela não é invenção da Nvidia. O conceito vem da NASA: a empresa utiliza esse processo para diminuir o estresse na aerodinâmica dos foguetes, só assim eles podem ir ao espaço. Tudo bem, as placas GeForce não irão voar pelos céus, mas na performance irá.



Nas mãos da Nvidia, a tecnologia Max-Q será responsável por melhorar o uso dos recursos disponíveis no menor espaço possível. A promessa é de notebooks 3x menores e 3x mais rápidos. Isso só será possível porque a Nvidia acompanhará o processo de design com as OEMs. Assim, ela vai sugerir o que é necessário para que o dispositivo receba o selo Max-Q. Isso envolve desde componentes elétricos até drivers. Tudo de acordo com o que a Nvidia aprovar. Menores, mais rápidos e silenciosos através da WhispeMode. A tecnologia equilibra a taxa de quadros e a qualidade gráfica, para assim reduzir os ruídos da ventoinha.


Assim nasce uma nova geração de notebooks gamers, encabeçada pelo Asus Republic of Games Zephyrus. O novo dispositivo da Asus terá por dentro uma Nvidia GTX 1080, Intel Core i7 7700HQ e 24 GB de RAM. Por fora veremos uma tela full-hd de 15,6 polegadas com suporte ao Nvidia G-Sync. No comando estará o Windows 10 Creators Update. Toda essa potência terá somente 17.9 mm e 2,2 quilos.

Como comparação, o Asus ROG Zephyrus (GTX 1080), com seus 17.9 mm, é 70% mais potente em jogos do que o notebook gamer mais fino disponível atualmente, o MSI GS63 (GTX 1060), com 17.7 mm. De potência similar hoje, temos o Razer Blade Pro, também com GTX 1080, mas com 22.5 mm. Em comparação com os consoles, o laptop da Asus, pesando 2,2 quilos, conseguiu uma performance 60% maior em Project Cars 2 do que o PS4 Pro (3,3 quilos). Esses são os impactos que o Nvidia Max-Q deve trazer.




Os primeiros notebooks Max-Q chegam às lojas a partir do dia 27 de junho com as seguintes marcas: Acer, Aftershock, Alienware, ASUS, Clevo, Dream Machine, ECT, Gigabyte, Hasee, HP, LDLC, Lenovo, Machenike, Maingear, Mechrevo, MSI, Multicom, Origin PC, PC Specalist, Sage, Scan, Terrans Force, Tronic’5 e Xotic PC. As negritadas são as que trabalham no Brasil. Somente as placas GTX 1080, 1070 e 1060 estarão nos dispositivos Max-Q. As placas suportam AR, VR e 4K fluidamente.

Fonte: Nvidia Blog e Windows Central

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google