Jogamos

Análise: Gordon Ramsay Dash (Android/iOS), torne-se um chef de cozinha

Batalhe e vença todas as temporadas do Futura Estrela da Cozinha treinado pelo melhor chef do mundo.

Programas televisivos sobre gastronomia estão em alta. O sucesso do programa de batalha culinária MasterChef comandado pelo chef britânico Gordon Ramsay desencadeou uma onda de programas do segmento, como Hell's Kitchen (também apresentado por Ramsay), MasterChef Brasil, Desafio Culinário, Mestre Churrasqueiros, entre outros. Agora, os concursos de culinária chegaram aos games.


O chef de três estrelas Michelin e considerado por críticos da gastronomia como o melhor  do mundo, Gordon Ramsay, lançou neste ano seu próprio jogo, o Gordon Ramsay Dash (Android/iOS) da Glu Games, um game de competição culinária cujo objetivo é servir os clientes para aumentar sua reputação como chef e ter sucesso em seus restaurantes.

Entre para o talent show Futura Estrela da Cozinha

Em Gordon Ramsay Dash você cria seu próprio personagem para enfrentar as temporadas do programa de batalha culinária Futura Estrela da Cozinha ao redor do mundo. A primeira parada de seu chef é a hamburgueria São Chico Burguer no continente americano, onde sua função é servir inúmeros pratos e bebidas enquanto o chef Gordon Ramsay lhe grita comandas e gerencia seu trabalho.


O jogo consiste em 10 locais de trabalho cujo número de temporadas vai aumentando de acordo com o avanço do jogador. Por exemplo, o Festim Lagostim, restaurante especializado em crustáceos possui 6 temporadas enquanto o São Chico Búrguer apenas 4. Cada uma destas temporadas possui 10 episódios onde seu trabalho pode ser classificado de 1 a 5 estrelas por Gordon Ramsay.

A diversidade de restaurantes incrementa a dificuldade do jogo, pois cada tipo de cozinha exige diferentes preparos. Há desde a pizzaria Torre di Pizza, passando pelo restaurante de comida italiana Prato Toscano, chegando  ao estabelecimento de comida oriental, Tigela do Dragão. Todos os locais possuem pratos únicos disponíveis apenas nos restaurantes em questão.


O cliente sempre tem razão

Todo esse trabalho na cozinha do Gordon Ramsay Dash leva a pontos extras em fama, dinheiro e estrelas Wishelin para seus restaurantes. O medidor de fama é aumentado utilizando receitas pré-preparadas para clientes VIP, como canapés de carne, acquacotta e bife bourguignon, pratos exclusivos para a sua clientela mais seleta. A fama mede a popularidade de seu chef e a representatividade de sua cozinha no ramo culinário, então, quanto maior o número, mais clientes VIPs são adicionados à clientela regular de seus estabelecimentos.

As estrelas Wishelin podem ser ganhas através de pratos especiais, os chamados "especialidade da casa", para o inspetor da Wishelin. Esses inspetores possuem data e horário marcados para comparecer aos seus restaurantes e só aceitam serem servidos com os pratos característicos do estabelecimento. Essas comidas também exigem maior tempo de preparação e devem serem feitas com dias de antecedência.


O dinheiro recebido varia de acordo com a qualidade de seu restaurante. Então, quanto melhor os aparelhos de cozinha, a qualidade da comida e a decoração, maior serão os pagamentos pelos pratos e serviços prestados. Essas melhorias são pagas em dinheiro e ouro, então é importante sempre ter alguma grana em caixa e cumprir desafios diários para ter ouro necessário para melhorar a experiência dos clientes.

Chef vs. Chef

Outro modo disponível de jogo são as batalhas entre chefs online. O sistema é simples, o game sorteia algum jogador com nível próximo ao seu para um desafio de serviço na cozinha. Os desafios online rendem itens extras para personalizar seu personagem, novas roupas e acessórios, bem como servem para comprar itens que necessitem de preparação como receitas prontas ou mesmo ouro.

Sobre o tempo de preparação, as receitas pré-preparadas para os clientes VIP e os inspetor da Wishelin são pratos que levam entre 1h a 24h para estarem prontos, no entanto, ainda há outras receitas mais complexas que exigem até mais de um dia para serem finalizadas. Porém, se você não deseja esperar tudo isso a opção é agilizar o processo ao pagar pelo serviço em ouro.


Ao entrar no assunto do ouro, não tem como não falar da diferença de experiência para aqueles que pagam por melhorias para aqueles que usam os recursos gratuitos de Gordon Ramsay Dash. O jogo corre normalmente nos três primeiros restaurantes, contudo, conforme avançamos nas temporadas, a dificuldade para ter acesso a melhorias e pagar por aprimoramentos de cozinha e comida é maior, então o fator econômico interfere diretamente na experiência do jogador.

Outro ponto relevante são as constantes atualizações do jogo, algumas melhoram o desempenho, mas outras causam danos graves ao gameplay como travamentos, atrasos de resposta às ações executadas e erros que fazem o jogo fechar automaticamente. Inicialmente, o Gordon Ramsay Dash era possível de ser jogado sem necessidade de internet, mas a recente atualização tornou obrigatória a conexão, oferecendo inúmeros minutos perdidos com propagandas irritantes.


Divertindo-se com Gordon Ramsay

Gordon Ramsay Dash possui o visual em estilo cartoon, trazendo o chef Gordon Ramsay num formato colorido e divertido, porém não menos exigente. A trilha sonora é delicada e cabe ao ambiente, todavia a maior parte da trilha são os próprios gritos do chef Ramsay, lembrando a experiência caótica do Kitchen Nightmares e Hell's Kitchen na versão mobile.

Para jogadores casuais, cozinheiros amadores e fãs do chef britânico, Gordon Ramsay Dash é um game que diverte, entretém e oferece bons desafios regados ao papel da gastronomia como bem mundial.

Prós

  • Desafios diários interessantes;
  • Divertido e frenético;
  • Ser treinado na cozinha pelo próprio Gordon Ramsay.

Contras

  • Atualizações que causam problemas;
  • Muitas propagandas;
  • Não é jogável no modo offline;
  • Recursos pagos são quase obrigatórios a certa altura do jogo.
Gordon Ramsay Dash — Android/iOS — Nota: 6.0
Versão usada para análise: Android
 Revisão: Pedro Vicente

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google