BGS 2016: Estúdio brasileiro pretende criar primeiro eSport nacional

Jogo de futebol de botão é um dos destaques da Área Indie do evento.



Explorar a Área Indie da Brasil Game Show (BGS) é missão que traz como recompensa a descoberta de produções nacionais que surpreendem por sua qualidade. Se nosso mercado de jogos conseguiu atingir esse padrão elevado, porque não sonharmos com a criação de um eSport com raízes verdes e amarelas? Visando atingir esse objetivo, o estúdio Smyowl traz para a feira o Super Button Soccer, título para PC que leva a brincadeira com o futebol de botão para o mundo virtual.


“Queremos construir uma comunidade forte e estamos começando a caminhar nesse sentido. Já temos pessoas com centenas de horas de jogo e alguns deles estão muito bons. Nem nós, que desenvolvemos o título, conseguimos mais ganhar desses primeiros pro players”, revela Maurício Tadeu Alegretti, vice-presidente de games da Smyowl, destacando que a transformação de Super Button Soccer em eSport depende bastante da base de jogadores.

Para solidificar esse grupo, o estúdio pretende liberar semanalmente novos conteúdos gratuitos. Por exemplo, em agosto foi lançado o pacote com times inspirados nas seleções que estiveram nas Olimpíadas. Para a BGS 2016, a novidade é a inclusão das equipes que disputam o campeonato brasileiro. “Com isso, queremos que os fãs continuem jogando e atinjam níveis elevados que justifiquem a criação de campeonatos online”, diz Alegretti.


Nascimento

O projeto surgiu em 2012, quando chegou para celulares um jogo com a mesma temática chamado de Button Soccer. “O resultado desse primeiro teste foi positivo e o título continua colecionando downloads até hoje”, comenta Alegretti.

Após o ensaio inicial, o estúdio deixou o futebol de botão um pouco de lado e voltou suas atenções para outros trabalhos. No total, 17 jogos foram criados em cerca de quatro anos, mas o queridinho continuava sendo Button Soccer. “Foi durante os preparativos para a BGS 2015, quando apresentamos Neymar Jr. Quest, que decidimos aproveitar o assunto futebol para mostrar ao público o novo Super Button Soccer, versão melhorada do primeiro projeto”, afirma Alegretti.

O jogo esteve no Steam Greenlight e foi aprovado. Depois, nos primeiros meses de 2016, entrou em Early Access. Em julho deste ano, Super Button Soccer foi lançado oficialmente. “Estamos satisfeitos com o resultado, melhor até do que imaginávamos”, destaca Alegretti.

Parcerias e projetos

A Smyowl conversou com alguns times de futebol para incluir material oficial das equipes no projeto. “Isso seria legal, mas é algo que não faz tanta falta”, analisa Alegretti. Quando a parte gráfica estava sendo planejada, foi percebido que as crianças que jogam futebol de botão nem sempre têm as peças com os escudos perfeitos. Simplesmente, o botão verde vira o time do Palmeiras e o azul se transforma na seleção da Argentina. “Quisemos transportar essa realidade para o jogo. Por isso, existem muitas brincadeiras não somente com o nome das equipes, mas também na narração e nome dos jogadores. Todos fazem referências ao mundo real”, explica Alegretti.


Repercussão

Na fase de desenvolvimento, a equipe de criação tinha dúvidas de como o mercado internacional receberia o projeto, já que futebol de botão é algo praticado somente no Brasil e Hungria. “As pessoas de outros países não têm a base, entretanto ainda assim o título está apresentando desempenho positivo lá fora. O apelo principal de Super Button Soccer com o público brasileiro é relembrar a infância. No exterior, o jogo está atraindo a atenção de quem gosta de FIFA ou PES”, diz Alegretti.

“Super Button Soccer está sendo vendido na BGS por valores promocionais. Quem adquirir o jogo também recebe uma figurinha colacionável exclusiva do evento”, finaliza Alegretti. Todos que compraram o título anteriormente também já podem baixar gratuitamente o pacote com os times do campeonato brasileiro.

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google