Inside (PC/XBO): Guia de conquistas e final alternativo

Encontre e desative todas as esferas escondidas para conseguir os achievements e liberar o intrigante final alternativo.

Terminar Inside não é exatamente uma tarefa difícil, já que os seus puzzles são ligeiramente fáceis. Contudo, encontrar todas as suas conquistas não é tão simples, uma vez que elas, na sua maioria, estão bem escondidas. Cada achievement equivale a uma esfera que deve ser encontrada e desativada. São 14 no total e, após terem sido desativadas, liberam o caminho para o final alternativo, que ajuda a entender inclusive o que se passa de fato durante o jogo.

Neste guia, cada conquista será colocada na ordem em que elas aparecem, com o seu respectivo checkpoint ao lado. Você pode acessar o checkpoint pelo menu na parte de "carregamentos".
Agradecimentos ao canal Kloaka.tv pelos vídeos.

01-Murky Waters — Checkpoint 6

Nade para a esquerda, mergulhe e continue até chegar ao outro lado. Saia da água, derrube o pilar para criar uma ponte até a esfera.


02-Field Research — Checkpoint 7

Vá para a direita e entre na plantação de milho. Ao chegar numa pequena clareira, ainda na plantação, haverá um alçapão. Abra-o, desça as escadas e depois vá para a esquerda. A esfera estará dentro da sala.


03-Wee Wee Wee — Checkpoint 9

Vá para a direita e pule sobre a carroça com porcos. Empurre a carroça para a esquerda até encostar no celeiro. Suba na carroça e puxe uma tábua. Entre pelo espaço criado e suba pela corda. Ao chegar na altura da viga, se balance para pegar impulso e pule para a esquerda, depois continue pulando para chegar à esfera.


04-Left Behind — Checkpoint 14

Empurre o cofre para a esquerda até derrubá-lo. Entre no buraco criado e vá para a esquerda. Puxe a grade e entre na sala para encontrar a esfera.


05-Obscure Foundations — Checkpoint 16

Vá para a direita, pule e se agarre ao cano. Desça, pule para a esquerda e se agarre à escada. Desça até o final, onde se encontra a esfera.


06-Friends in Low Places — Checkpoint 30

Vire para a esquerda e desça pelo cenário com escadas até o fundo, onde haverá um engradado. Empurre-o para a esquerda utilizando o impulso do submarino e entre pelo caminho aberto. Siga até encontrar uma sala secreta, na qual haverá um puzzle para conseguir chegar à esfera. Suba pela escada à esquerda e você encontrará um cara. Utilize o controle mental para levá-lo para cima do submarino. Entre no submarino e vá para a direita até ficar embaixo do outro dispositivo de controle mental. Salte com o submarino e o cara irá grudar a cabeça no dispositivo. Volte, suba novamente a escada e utilize o dispositivo para controlar o cara que, por sua vez, irá controlar outro sujeito até a esfera.


07-A Tableau — Checkpoint 31

Aqui você estará com a bendita criatura à sua direita. Vá em frente, sempre mantendo a luz em cima dela para que ela não ataque. Ao passar por um portão vermelho, utilize o impulso do submarino para bater no portão e fechá-lo com a criatura atrás dele. Agora, despreocupado, suba e mais uma vez com o impulso quebre o teto para passar. Suba até a superfície a vá para a esquerda até encontrar canos com uma escada. Para descê-la, use o impulso e bata contra os canos. Suba pela escada e a esfera estará à sua esquerda.


08-Pack Mentality — Checkpoint 34

Vá até a caixa e acione o seu dispositivo. Quando ela subir, empurre a caixa para baixo dela, garantindo uma altura maior. Suba em cima da caixa e a acione novamente. Pule para a direita e abra a parte de baixo da cabine em que estão alguns seguidores. Siga à direita até cair. À esquerda, há um caminho fechado por tábuas. Com a ajuda dos seguidores, quebre uma tábua e entre. Continue até encontrar uma tocha. Pegue-a e siga à esquerda. Use-a para manter os cachorros afastados e continue até chegar à esfera.


09-Respite — Checkpoint 44

Mais uma vez é preciso encarar a criatura aquática. Vá para a direita, abra o alçapão e entre na água. Espere a criatura chegar perto e suba — cuidado para ela não alcançá-lo antes. Vá para a esquerda e pule na água. Não se preocupe, a criatura não o alcançará. Nade por baixo e suba quando puder. A esfera estará lá esperando.


10-Unfathomable — Checkpoint 46

Desça para a esquerda e haverá um cofre. Abra a porta e siga à esquerda até encontrar a esfera.
Nade para a direita. Aparecerá um cabo amarelo, que é sempre indicativo do caminho a seguir. Desça e vá para a esquerda. Abra a porta (são duas travas). Entre e nade até a esfera.


11-Clockwork — Checkpoint 48

Vá para a direita e haverá um puzzle no qual é necessário rodar uma manivela e deixar a plataforma bem no centro. Cuidado para a luz não encontrá-lo, então mantenha-se sempre à sombra da plataforma. Após centralizá-la, vá para a esquerda e entre na água, mergulhe e dê a volta por baixo, indo para a direita e suba. Haverá uma plataforma com a esfera em cima.


12-Room for Reflection — Checkpoint 50

Vá para a direita. Haverá uma caixa presa a uma haste em cima de uma plataforma móvel. Utilize o botão para retrair a plataforma e deixar a caixa cair. Utilize o propulsor da caixa para que ela suba e, ao chegar na altura da plataforma, use-a para empurrar a caixa e tirá-la da haste. Leve a caixa para a esquerda. Ao chegar num pequeno declive, utilize o propulsor da caixa para subi-la. Leve-a para a esquerda até deixá-la embaixo de um espaço aberto no teto. Utilize o propulsor da caixa e, assim que ela passar para o andar de cima, feche o teto apertando o botão. Vá para a esquerda, mergulhe e abra a porta. Suba até chegar ao andar de cima. Pegue a caixa e leve-a para a direita até o final. Utilize o propulsor da caixa para levá-lo até em cima e aperte o botão. A plataforma à direita descerá. Repita o procedimento e, ao apertar o botão, pule para a direita. A plataforma subirá e o levará para cima. A esfera estará logo à direita.


13-Office Space — Checkpoint 54

Vá para a direita e, com a ajuda dos seguidores, pule para o lado direito e ande até os seguidores caírem lá embaixo. Volte e caia pelo mesmo espaço. Eles vão apará-lo. Use a ajuda deles novamente para subir por uma pequena entrada à direita. Siga até o final, desça as escadas e vá para a esquerda. Use o elevador para subir e vá para a esquerda até que todos os seguidores caiam para o seu andar. Volte para o elevador e deixe que pelo menos 3 seguidores entrem com você (pelo menos 3 deles também devem ficar de fora). Desça com o elevador e os seguidores que ficaram de fora pularão em cima dele para acompanhá-lo. Com eles em cima do elevador, suba novamente para o andar que estava e vá para a direita. Ao chegar em um pilar, use o grupo que está com você para impulsioná-lo para cima. Suba e vá para esquerda, onde o grupo que havia ficado de fora está esperando por você. Continue à esquerda e, ao chegar à esfera, use o grupo para jogá-lo até ela.


14-The Last One — Checkpoint 58

Vá para a direita e pule para agarrar a escada. Suba e siga à direita por uma passagem estreita. Continue à direita até chegar a uma esfera enorme. Entre e desative-a utilizando o botão de ação como se fosse uma esfera menor. Vale lembrar que essa conquista só estará disponível após conseguir as outras 13.


Final alternativo

Assim que conseguir desativar a esfera gigante, ao sair dela, note que a única luz acesa é a do segundo local, que fica no milharal. Volte lá e em vez de seguir à esquerda, siga à direita. Vá até o fim e haverá uma alavanca. Use-a na seguinte sequência:
Cima, cima, direita, esquerda, direita, direita, direita, cima, cima, cima, direita, esquerda, esquerda, esquerda.
A porta abrirá. Passe por ela e siga à direita. Solte os cabos e aquela segunda luz restante se apagará. Veja o final alternativo, que não serve como conquista, mas vale a pena para entender os motivos para desativar as esferas.



Inside é um dos melhores jogos indie do ano, senão o melhor. Suas conquistas, apesar de poucas, não são irrelevantes, e sim, de certa forma, necessárias para a compreensão completa do enredo do jogo. E você, conseguiu todas as conquistas? Gostou do final alternativo?

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google