Blast Track: To Zanarkand (Final Fantasy X)

Faixa: To Zanarkand. Compositor: Nobuo Uematsu. Jogo: Final Fantasy X. Plataformas: PS2, PS3, PS Vita. Desenvolvido pela Squaresoft e lançado em 2001.



Final Fantasy X marcou a chegada da franquia ao PlayStation 2, console da geração que veria a Square se fundir com a Enix para formar a gigante publisher de games como Just Cause 2 Deus Ex: Human Revolution. Para muitos, a jogada comercial minou a produção de RPGs de ambas as empresas, mas atenhamo-nos à beleza da música de Nobuo Uematsu aqui.


To Zanarkand é o tema de abertura de Final Fantasy X. A ideia para a música surgiu após seu compositor buscar auxílio de um amigo flautista para conceber sua melodia. Inicialmente, ela seria utilizada como um tema de breves transições no jogo, no entanto, a equipe musical envolvida — X foi o primeiro Final Fantasy da série principal em que Uematsu não foi o único compositor — não gostou do resultado. Após um teste, todos acreditaram que a peça se encaixava perfeitamente no início do game.

O título da música se relaciona diretamente com o final do game, que culmina no retorno de Tidus a seu tempo e terra natais, uma Zanarkand ainda não assolada por Sin — o jogo saiu há 15 anos, não é spoiler, gente. Podemos relacionar a melancolia do tema com seu papel na história do jogo, ainda mais ao levar em conta que, tradicionalmente, RPGs eletrônicos costumam ter temas marciais e/ou intensos.

Aqui, To Zanarkand é executada pelo violonista Pedro Frois, do duo musical Co-Op Players. Originalmente, a peça foi escrita para piano solo. É sempre válido atentar para as nuances de uma interpretação diferente de um tema consagrado em um determinado repertório.

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google