Blast Test

Catacomb Kids (PC) é um roguelike moderno com pegada antiga

Ainda em estágio alfa, o jogo da Four Bit Friday já tem mecânicas bem sólidas e traz grande desafio.

O problema com tendências é que elas costumam se desviar rapidamente da obra que a iniciou. Peguemos o caso dos roguelikes. Jogos do gênero caíram no gosto dos desenvolvedores independentes, havendo inúmeros títulos do tipo disponíveis e mais sendo feitos a cada dia. Entretanto, poucos roguelikes modernos vão além das características superficiais eternizadas por Rogue — dificuldade, morte permanente e geração procedural de conteúdo. Outros elementos que tornavam o clássico único, como poções com efeitos aleatórios, são pouco utilizados.


Essa foi a primeira coisa que reparei ao jogar algumas partidas de Catacomb Kids (PC): poções com efeitos aleatórios! Eu nem lembrava a última vez que vi um game com essa mecânica. Para a minha alegria, ela funciona aqui de forma idêntica à dos roguelikes clássicos. Cada poção tem uma cor e o efeito dela muda de partida para partida. Bebê-la pode identificá-la, mas é necessário tomar cuidado para que ela não seja nociva. Tomar uma poção é sempre um risco, podendo destruir uma partida perfeita ou salvá-lo na última hora.

A melhor maneira de identificar uma poção é jogando-a em um inimigo. Nessa hora você pode descobrir que, na verdade, estava carregando um poderoso veneno e observar o oponente agonizar de uma distância segura — ou se dar conta que possuía um soro fortalecedor e ter que fugir do monstro bombadão.

Talvez seja mais seguro apelar para a stealth, se esgueirar no inimigo e pegá-lo desprevenido. Quem sabe, empurrá-lo para aquela armadilha próxima ou piscina com piranhas. Só é preciso tomar cuidado para não fazer nenhum barulho. Um pulo mais forte pode destruir toda sua estratégia.

Mágica também é uma solução viável para lidar com as criaturas da catacumba, mas é necessário um pouco de cuidado. Muitas delas são instáveis e podem trazer efeitos adversos. Além disso, conjurá-las leva tempo e seus feitiços podem ser interrompidos no meio da batalha. Na maioria das vezes você terá que recorrer ao bom e velho corpo-a-corpo para sobreviver — o que pode se provar letal para o seu frágil personagem.

Só há uma forma de ficar mais forte: achando a Orb of Levelling. Com ela, você pode adicionar dois pontos em determinado atributo e ganhar habilidades. Ou você pode corrompê-la com um pouco de sangue e transformá-la numa arma de destruição em massa. Apenas seja rápido encontrando-a, pois a fome serve como um cronômetro interno e somente níveis mais profundos das catacumbas têm comida.

Todas essas nuances fazem de Catacomb Kids uma experiência bem mais próxima de Rogue que muitos roguelikes. Ele segue as tendências modernas do estilo, com foco na ação e plataforma, mas não se esquece de suas raízes. Com uma gameplay profunda e dificuldade imperdoável, o game certamente agradará os fãs do gênero.

Atual,ente em estágio alfa, Catacomb Kids está em acesso antecipado no Steam e itch.io.


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google