Muitos são os segredos que o Oriente Médio esconde e destes a feitiçaria é o limite entre a verdade e a ficção. Entrando de cabeça neste universo de Djins e seres místicos, o brasileiríssimo Qasir al-Wasat, desenvolvido pela Aduge e publicado pela Zueira Digital, vai lhe levar em uma viajem rumo ao desconhecido em um conto das arábias.
Como invocar demônios e persuadir pessoas
O jogo começa nos apresentando o protagonista desta trama: um demônio especialista em assassinato e venenos, proveniente de outro plano dimensional. Em sua narrativa ele nos apresenta seu trabalho, em como ele e outros demônios eram invocados para realizar tarefas para os humanos.Ao final da narrativa, ele escuta um chamado, seguindo aquela voz desconhecida ele atravessa os planos e se depara com o feiticeiro poderoso que o invocara. O feiticeiro, muito astuto, faz um contrato com o nosso protagonista: nosso objetivo é assassinar três alvos no palácio e só estaríamos livres quando o trabalho fosse realizado.
Ao percorrer os corredores do palácio em busca de nossos alvos, deparamo-nos com mistérios e intrigas que nos fazem perceber que a tarefa não será tão simples e que os motivos do feiticeiro são incógnitas que precisamos solucionar.
Demoniu’s Creed
Nosso protagonista demoníaco é um especialista na arte da invisível, esgueirando-se pelas sombras para matar seus alvos com venenos, e na falta destes, com as próprias garras.A camuflagem sobrenatural faz com que você fique frente a frente com os NPCs sem que eles lhe percebam, mas é precioso andar na ponta dos pés, pois a movimentação brusca fará barulho e chamará a atenção dos guardas.
Assassinar alguém sem veneno irá chamar a atenção dos NPCs, além de sujar o demônio com sangue, entregando sua localização ao inimigo. No entanto, há piscinas em determinados pontos do palácio onde você poderá se limpar.
Toda essa furtividade tem um preço: fragilidade. Qualquer tipo de dano causará a morte, incluindo golpes de espadas e armadilhas.
Palácio das mil e uma noites
O game se passa dentro de um palácio árabe cheio de armadilhas, passagens secretas e mistérios. Tapetes persas adornam corredores, incensos perfumam o ambiente e tochas iluminam o local, transmitindo aquela sensação de ambiente místico.Existem portas trancadas que precisam de chaves, armadilhas que precisam ser desativadas, encantamentos que precisam ser quebrados. O palácio é um puzzle gigantesco que irá testar seu raciocínio de diversas formas.
Mesmo sendo invisível, o demônio não possui a habilidade de tornar as coisas invisíveis, então andar pelo palácio carregando itens, tais como chaves, irá entregar sua posição, desta forma, é preciso ter cautela e estratégia para avançar no game.
Ao se aproximar de alguns NPCs é possível ouvir suas conversas, desvendando vários mistérios acerca do palácio e do feiticeiro. Também é possível encontrar cartas e documentos que contam histórias e enigmas, citando localizações reais do Oriente Médio, como o Rio Nilo e o Mar Negro.
O som do silêncio
A atmosfera sonora do jogo é impressiva na maior parte do tempo e nos imerge na fantasia do game. Não existe música de fundo, apenas o som ambiente. Essa maestria sonora se quebra quando adentramos uma sala com NPCs, o que ativa uma música chata e completamente contrastante com o ambiente por alguns segundos, alertando-nos da presença de inimigos. Mate todos eles e seja feliz por nunca mais escutar essa música irritante, pelo menos naquela sala.![](http://1.bp.blogspot.com/-iPDsjbtS-Tg/VqVgJb-fQMI/AAAAAAAAA08/0FiVaa73-XI/s640-rw/qasir-Game_Screenshot03.jpg)
Outro grande atrito sonoro está presente nos diálogos. Quando os NPCs conversam, balões de diálogo surgem acima de suas cabeças, mas também ativa-se um som irritante e sem necessidade. Diálogos longos acabam sendo estremante irritantes por conta deste detalhe.
Uma fábula do deserto
Qasir al-Wasat é um indie que agrada por seus encantos, os mistérios dentro do game envolve-nos a desvendar todos seus segredos. Ele nos trás de volta os enigmáticos puzzles e a dificuldade dos jogos de outrora. A duração deste vai depender de quanto tempo você leva para desvendar seus quebra-cabeças, mas para quem gosta de contos das arábias, esta será uma grande história para se guardar na memória.Prós
- Visual bonito;
- Enigmas e charadas;
- História envolvente.
Contras
- Sons irritantes no decorrer do game.
Qasir al-Wasat — PC — Nota: 8.0
Revisão: Vitor Tibério