Microsoft oferece cursos gratuitos de programação

A Hora do Código, juntamente com grandes e diversas empresas parceiras, quer trazer a programação até você.


Desde 2013, todo ano é organizada pela Code.org a Hora do Código, iniciativa que busca levar o mundo da programação para mais pessoas e países, atraindo todos que estiverem adeptos a conhecer como é que se utiliza esses abstratos códigos, na visão dos mais leigos. Cursos são oferecidos. Famosos são chamados. Empresas são motivadas. É uma preparação para o futuro, que está cada vez mais mostrando um caminho em que os programadores serão mais valorizados.


A Semana do Código, existente graças a Semana de Educação em Ciência da Computação, promove em 5 dias um movimento para trazer mais pessoas o conhecimento da programação. A ação foca nas crianças a partir de 6 anos, mas, como é dito, não há idade para programar. É necessário ter de 4 a 104 anos para participar, você está incluso?

Para ajudar a disseminar a ideia, grandes empresas do ramo tecnológico se juntam para apoiar o ato. Facebook, Twitter, Google, Apple, Amazon, Rovio (desenvolvedora da franquia Angry Birds), DisneyTelefônica (organizadora do evento no Brasil). A lista é felizmente repleta de grandes nomes. Dentre as participantes, está a Microsoft.

Agindo com força no Brasil, a empresa de Redmond tem cursos online para os interessados, e mesmo para os que não estejam, pois oferece um material bastante intuitivo para que as crianças peguem o gosto rapidamente. Um exemplo é a aula dada com Minecraft, 14 desafios construídos juntamente com a Code.org. Desde o lançamento, foram mais de 2,4 milhões visitas. Para os que não simpatizam muito com o jogo de cubos, há outras aulas com temáticas de Angry Birds, Frozen, e, o que recentemente se tornou extremamente popular novamente, Star Wars.

Não parando por aí, a Microsoft quer que você desenvolva para ela, com ela. A grande novidade, muito animadora por sinal, é a possibilidade de criar seu primeiro jogo para Kinect! Um curso é oferecido para que você aprenda a entender seu Kinect, como ele age, como te rastreia, e como tirar proveito dos seus recursos. Não acaba por aí, ainda há uma aula para multiplayer local. Teste seu novo game com seu amigo!

A Hora do Código acaba amanhã nos 180 países participantes, mas não fique triste. Mesmo depois do evento, tudo ficará disponível para todos acessarem. A Microsoft oferece seus cursos a partir da Microsoft Virtual Academy. O catálogo contem desenvolvimento na nuvem, na web, de apps e jogos.

Agora nos conte, qual seria o nome do seu primeiro jogo?

Fontes: Code.org, Tecnoblog, e Idgnow

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google