Jogamos

Análise: Sublevel Zero (PC) lhe põe em ação na gravidade zero

Embarque em uma aventura espacial atrás do conhecimento perdido da humanidade.


Sublevel Zero (PC) é um shooter em primeira pessoa de exploração espacial com elementos roguelike desenvolvido por Sigtrap Games e distribuído por Mastertronic. Nesta aventura você encarna o papel de um lobo solitário em busca de recursos perdidos pela humanidade.

Nos confins do universo

De dentro do cockpit da sua nave, você deve desbravar antigas estações espaciais e minas abandonadas em busca de dados e tecnologias. Sua empreitada será auxiliada por um vasto arsenal de metralhadoras, lasers, lança-chamas e mísseis, tudo isso se dá ao fato de que inimigos e armadilhas não faltarão em seu caminho, desde drones-sentinelas a robôs de mineração estarão de prontidão para acabar com seus planos.

O jogo possui seis níveis a serem explorados e no final de cada um você encontrá um reator que serve como boss que guarda dentro de si um artefato ancestral. Para passar de nível, você deve destruir o reator, mas antes tem que eliminar os inimigos e as armadilhas que ali se encontram.


Do a barrel roll

Sublevel Zero possui a ambientação em gravidade zero, dando-lhe a liberdade de se mover em qualquer direção, inclusive girar a nave até ficar de cabeça para baixo. Os níveis e os inimigos são criados por geração procedural de conteúdo, ou seja, toda vez que você iniciar uma partida, tudo é gerado aleatoriamente, inclusive o loot.

Ao explorar o cenário em busca do reator, você encontrará vários baús que podem conter munição ou equipamentos. Muitas deles estarão escondidos, então é recomendável que se explore todo o mapa antes de partir para o chefão.



Ao explodir seus inimigos e abrir baús, você ganhará Nanites, a moeda do jogo. Os Nanites são necessários para manufaturar armas e equipamentos. No topo da tela, há uma barra que mostra a quantidade de Nanites conquistados em cada nível, completar essa barra libera bônus que podem ser utilizados até o final da partida.

Armado e carregado

Para destruir seus inimigos você contará com com seis tipo de munição, três para as armas primárias: bullets, plasma e energy; e três para as armas secundárias: missiles, darts e advanced missiles.

As armas podem ser encontradas em baús, deixadas por inimigos ou manufaturadas. É possível encontrar a mesma arma com atributos diferentes, graças à geração procedural, assim como acontece em Diablo 3, por exemplo.



As armas primárias possuem três atributos:
  • RATE: representa a velocidade de disparo;
  • DMG: representa o dano da arma;
  • ACC: representa a precisão da arma.
As armas secundárias também possuem três atributos, com uma pequena diferença:
  • RATE: representa a velocidade de disparo;
  • DMG: representa o dano da arma;
  • SPLASH: representa o dano em área.

Pimp my ship

Além de armas, você também pode alterar o motor e o casco da nave. O motor é responsável pela velocidade de locomoção, o turbo e o dano por colisão; já o casco é responsável pela quantidade de vida, quantidade de munição e espaço no inventário.



Você inicia o jogo com uma nave padrão, a Standard Gunship, ao realizar determinadas tarefas, você conseguirá novas naves:

  • Pyro é a nave para aqueles que gostam de ver o mundo queimar, priorizando os ataques de plasma.
  • Como o nome sugere, Hulk é a escolha para aqueles que preferem uma grande defesa e inventário amplo.
  • Berserker colocará medo nos circuitos dos seus inimigos, priorizando a violência dos ataques corpo-a-corpo.
  • Para os snipers de plantão, Hunter é a escolha certa, precisão e potência a cada tiro.
  • Larva é para os ambiciosos e corajosos, defesa fraca, mas grande geradora de Nanites.
  • Stormtrooper é um enigma, até o modo de obtê-la.

Apenas uma chance

O game possui permadeath, ou seja, você só tem uma vida para zerar o jogo, se morrer perde tudo. O único elemento que se mantém após a morte é o conhecimento de manufatura adquirido dos blueprints. Não há save durante a partida, você só poderá salvar o jogo ao terminar um nível. Se você sair do jogo antes de terminar um nível, perderá todo o progresso.

Uma Odisseia no espaço

Sublevel Zero é um jogo casual de dificuldade elevada que proporciona muita diversão graças ao conteúdo procedural. Cada partida é uma nova aventura. Muitas vezes você incorporará um piloto insano atropelando seus inimigos, noutras você será um piloto cauteloso com tiros certeiros e ainda terá situações em que será obrigado a utilizar grandes bombardeios para limpar a área, não existindo regras a seguir, tudo é permitido para alcançar seus objetivos.


Prós

  • Boa jogabilidade;
  • Variedade de armas e inimigos;
  • Conteúdo procedural;
  • Trilha e efeitos sonoros envolventes.

Contras

  • Elementos do cenário repetitivos.
Sublevel Zero — PC — Nota: 8.5
Revisão: Alberto Canen
Capa: Daniel Serezane

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google