Blast Track: Guile’s Theme – Street Fighter II

Faixa: Guile’s Theme. Jogo: Street Fighter II. Compositora: Yoko Shimomura




A trilha sonora de Street Fighter II é uma das mais icônicasvda década de 90. Cada um tem uma música que gosta mais, mas o mais impactante foi Guile’s Theme, a ponto de virar um meme na internet. Afinal, o tema do Guile combina com tudo!


Yoko Shimomura estava perto de se graduar em piano na Osaka College of Music. Ainda não sabia bem o que faria após obter o diploma. Acreditava que haveria uma demanda por professores de piano. Um dia, descobriu que a Capcom estava procurando por recém-formados com graduação como compositores. Decidiu tentar mesmo assim e conseguiu a vaga de emprego. Seus pais ficaram furiosos, pois as mensalidades da faculdade eram caras e fazer músicas para videogame não era uma carreira respeitável.

Um dia, Yoko estava livre e tinha que escolher entre alguns projetos que estavam sem um compositor. Escolheu Street Fighter II e foi aceita. Recebeu uma lista e a ordem de fazer um tema para cada personagem. Naquela época, era normal a música só ser feita depois que o jogo já estava bem adiantado (algumas vezes, praticamente pronto), então levaram fotos dos personagens e cenários para Yoko. Ela olhou bem a imagem da fase do Dhalsim, na Índia, e pensou “A Índia de verdade não é assim”. Então sugeriu que fizessem músicas para cada estágio que transmitisse a sensação de estar em um determinado país, mas de uma maneira mais cômica e que seguisse como ela imaginava a música, da mesma forma que os designers fizeram as fases do jeito que eles acham que é o local.

A ideia deu tão certo que a trilha sonora virou disco, ganhou várias versões diferentes e é lembrada até hoje. Existe até mesmo o Nesshou!! Street Fighter II, álbum pouco conhecido no ocidente no qual as músicas receberam letras. O tema do Guile virou Lonely Wolf, cantando por Tomoharu Iwasa e que fala sobre alguém que deixa sua amada para lutar para defende-la – como um soldado indo para a guerra. O nome pegou e tornou-se o sobrenome do arranjo feito para Street Fighter IV.

Curiosamente, em 2010, surgiu o canal The Guile Theme Fits All, que começou a postar vídeos de diversas situações, todas usando o tema do Guile. Surge o meme que canção pode ser usada para qualquer coisa, pois ela vai combinar. Criaram até mesmo um abaixo-assinado pedindo que se tornasse o novo hino dos EUA.

Tudo bem, a chance de que seja usada antes todo evento norte-americano é zero, mas com certeza é uma das músicas mais famosas dos games e que continua a influenciar compositores que querem criar uma canção tão marcante quanto Guile’s Theme.

Jornalista formado na FIAM-FAAM, escreve sobre suas três paixões: games, carros e cultura pop. Assinou textos para Nintendo World, Banana Games, Car and Driver, iG Carros e agora passa os dias falando de carros no Motor1.com Brasil.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google