Jogamos

Análise: Fallout Shelter (Mobile) – um pós-apocalipse que cabe no seu bolso

O novo game da Bethesda surpreende, mostrando que a desenvolvedora também não decepciona nas plataformas mobiles.


Para aqueles fãs que estão com um hype insaciável por Fallout 4 (multi), foi anunciado durante a última E3 um novo jogo da série, pela primeira vez  para plataformas mobile, trata-se do viciante Fallout Shelter (mobile). A versão para IOS foi lançada ainda durante o evento, dia 14 de junho de 2015, enquanto a versão para android chegou apenas dois meses depois. Os fãs que sempre ficam com o “pé atrás” com games para celular dessa vez  podem ficar tranquilos, o jogo foi desenvolvido e distribuído pela própria Bethesda com o auxílio da Behaviour Interactive.

Parabéns! Você foi selecionado pela Vaut-Tec


Preparando-se para uma inevitável guerra nuclear, o governo americano contratou uma empresa chamada Vault-Tec para projetar e construir Vaults, uma espécie de abrigo nuclear para manter uma pequena parte da população a salvo do mundo exterior. Você foi selecionado para ser o supervisor de um desses abrigo nucleares.Seu objetivo é expandir e manter o lugar funcionando, além de deixar seus moradores felizes. Diferentemente dos últimos jogos da franquia, o novo game da Bethesda não é um FPS nem um RPG, mas sim um jogo de simulação free-to-play.

Antes de iniciar propriamente o jogo, você poderá escolher o número do Vault, para quem conhece o universo de Fallout sabe que o número do abrigo tem toda uma representatividade dentro da mitologia da série. Por exemplo, o Vault 039, é um abrigo secreto pertencente a Brotherhood of Steel ( irmandade do aço), os membros mais importantes da Vault-Tec e usado para a investigação e estudo de novas tecnologias.

O jogo possui vários tipos de instalações, cada uma delas cumpre um papel diferente para auxiliar na sobrevivência dos moradores, que tem de trabalhar nessas instalações para manter os três principais recursos do Vault: Energia, Água e Comida. Você pode escolher não só o que deseja construir como também quais pessoas deseja abrigar. Cada dos candidatos possui atributos diferentes, então é preciso prestar atenção antes de colocar alguém para dentro do abrigo.

Para construir cada uma das instalações, serão necessárias caps (tampinhas), que representam o dinheiro na série Fallout. Há diversas maneiras de ganhar caps no jogo: fazendo com que os habitantes subam de nível, acelerando o processo de geração de recursos (rush); cumprindo as metas que o jogo lhe propõe (uma espécie de conquista/troféu); ou ainda mandando alguém explorar a Wasteland, região fora do Vault.

O interessante é que cada uma das instalações corresponde a um dos atributos (SPECIAL) dos personagens nos jogos tradicionais da série. Por exemplo: os quartos representam o Carisma, os geradores de energia a Força, o refeitório a Agilidade, o tratamento de água a Percepção, a enfermaria a Inteligência, etc.

O jogo também possui um sistema semelhante aos RPGs, no qual os moradores ganham experiência e evoluem com o tempo, podendo também serem equipados com armas e roupas que melhoram ainda mais seus atributos, o que serámuito útil posteriormente, quando você poderá enviar um dos seus personagens para explorar o mundo exterior, a Wasteland. Além disso, cedo ou tarde,  seu Vault será atacado por outras facções e monstros, então é interessante manter seus personagens bem equipados.

Diferente da grande maioria dos jogos free-to-play para mobile, Fallout Shelter lhe permite jogar off-line, sem necessitar de qualquer espécie de conexão com a internet em momento algum. Além disso, jogadores que possuem pensamento estratégico e familiaridade com elementos do universo de fallout, provavelmente, não precisarão gastar dinheiro para obter benefícios in game.

A única desvantagem é a impossibilidade de acelerar o tempo, recurso comum em jogos de simulação (como The Sims, por exemplo), o que faz com que o jogador sofra certo tédio.

Fallout Shelter é um jogo perfeito para se distrair enquanto se espera o lançamento de Fallout 4, pois, além de possuir inúmeros elementos de jogos da franquia, é um game free-to-play e, por isso, não obriga qualquer investimento por parte do jogador.

Prós

  • Fiel ao universo Fallout
  • Free-to-play que não necessita de compras
  • Possibilidade de jogar off-line

Contras

  • Não é possível acelerar o tempo
Fallout Shelter – Mobile – Nota: 8
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Daniel Serezane

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google