Hands-on

Shantae: Half-Genie Hero (Multi) tem tudo para ser totalmente genial

Novo jogo da Wayforward mantém o padrão de visual caprichado e jogabilidade criativa típicos da série.

Dentro do mundo dos jogos independentes, Shantae já pode ser considerado um clássico. O primeiro jogo da série (intitulado… Shantae, para Game Boy Color) foi lançado em 2002, sendo muito elogiado por sua qualidade visual, trilha sonora e jogabilidade com elementos de metroidvania e plataforma. Desde então, outros dois games foram desenvolvidos, melhorando e expandindo as ideias do original em cada iteração.


O quarto jogo da série, Shantae: Half-Genie Hero, promete ser o mais ambicioso até o momento. Financiado pela comunidade através do Kickstarter, ele promete mais personagens (inclusive a possibilidade de jogar com a rival de Shantae, Risky Boots), o retorno de mecânicas clássicas e funcionalidades inéditas — tudo isso sem perder a qualidade notória da franquia. Mas será que o dinheiro dos fãs foi realmente bem investido? A julgar pela demo oferecida aos financiadores, sim.

Mais bonita do que nunca

A primeira coisa a chamar a atenção na demo é o visual. Os primorosos gráficos 2D que marcaram a série foram abandonados. Apesar de os personagens ainda serem bidimensionais, os cenários agora são em três dimensões. A jogabilidade, entretanto, continua sendo o tradicional side-scrolling — é o famoso 2.5D.

Quem estava acostumado com os outros jogos da série pode estranhar a princípio, mas a mudança foi para melhor. Harmonioso e belo, o resultado final impressiona, parecendo bem natural. Todo o charme dos jogos de plataforma pixelados está intacto… Mas sem os pixels, é claro.

Outra diferença notável é o retorno dos poderes de transformação da Shantae. Diferente do primeiro jogo, aqui o processo é mais direto. Não é mais necessário decorar passos de dança e tocar a sequência certa: com o simples toque de um botão, a meio-gênio assume outra forma.

Que forma? Depende do contexto e lugar. Na primeira fase, a heroína pode virar um macaco, permitindo-lhe escalar e alcança plataformas antes inalcançáveis; na segunda, ela tem acesso à forma de um caranguejo, concedendo-lhe a habilidade de mergulhar e respirar debaixo d’água. Pelo menos no beta, não é possível escolher livremente no que se transformar. Talvez no jogo final haja essa possibilidade, o que certamente abriria várias possibilidades para resolução de puzzles e seções de plataforma, mas o modo implementado no beta é funcional e divertido.

Falando em resolução de puzzles e seções de plataforma, esses continuam sendo os pontos fortes da série. O level design permanece intuitivo e bem feito como o dos antecessores, mas agora com ambientes maiores e mais espaçosos. A sensação é que a escala do jogo está bem maior, em parte graças aos gráficos tridimensionais. Explorar estes ambientes usando as novas formas de Shantae é extremamente divertido.

A grande luta

O que as transformações não alteraram foi o combate. Elas poderiam ser usadas para aumentar o arsenal da meio-gênio, mas nenhuma das formas presentes na demo têm função ofensiva — o que pode mudar no produto final, que possuirá mais formas. A protagonista também perdeu seus equipamentos de pirata do último jogo, Shantae and the Pirate’s Curse (Multi), então seus ataques estão limitados ao clássico cabelo-chicote.

Em compensação, os conflitos estão mais diretos que em jogos anteriores. Os inimigos não levam tanto tampo para serem derrotados e o número deles diminuiu consideravelmente. Em vez de servir como mero empecilho para movimentação, agora são usados de forma inteligente. Na fase do deserto, em especial, eles são muito bem utilizados para aumentar o desafio das seções de plataforma. O objetivo não simplesmente matá-los, mas também desviar deles e observar seus padrões, colaborando para ditar o ritmo das seções de plataforma, em vez de interrompê-las.

Mantendo o que é bom

Algumas coisas, entretanto, continuam inalteradas em relação aos títulos anteriores da franquia — e isso é bom. A trilha sonora, por exemplo, perpetua a excelência da série. Com vários instrumentos e influências musicais, as músicas conseguem dar o tom perfeito para cada um dos três níveis apresentados e não saem da cabeça mesmo depois de terminada a demo. A variedade dos níveis também foi mantida. Os puzzles estão muito interessantes, fazendo uso dos cenários, transformações da Shantae e até o posicionamento dos inimigos.

Os três níveis eram apenas pequenos trechos do produto final, ainda em estágio beta. Entretanto, o que foi mostrado é extremamente promissor. A Wayforward não precisa mudar nada do que apresentado, apenas expandir o excelente trabalho feito até aqui. Half-Genie Hero tem tudo para manter o genial legado de Shantae.

Shantae: Half-Genie Hero vai sair para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox 360 e Xbox One. O título ainda está em desenvolvimento e não tem data de lançamento.

Revisão: Alberto Canen
Capa: Daniel Serezane

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google