Blast Test

Cavern Kings (PC) é pura ação caótica e viciante

Explore cavernas e quebre tudo nesse divertido e frenético título indie.


Experiências descompromissadas e em formato arcade estão cada vez mais raras nos dias de hoje, mas alguns títulos tentam retomar essas características. Cavern Kings, título indie em desenvolvimento para PC, é um desses jogos: o objetivo é destruir tudo o que aparece no caminho, sendo o resultado uma festa de explosões e caos. Ele pode parecer simples à primeira vista, mas o jogo apresenta características que deixam as coisas mais interessantes. Confira o que achamos de uma versão preliminar do jogo disponível no programa Early Access do Steam.

Cavando e sobrevivendo

Cavern Kings é um título de ação e plataforma cujo o objetivo é tentar sobreviver e destruir tudo o que aparece pela frente ao mesmo tempo. Seu personagem tem uma arma de fogo e uma arma branca para atacar os inimigos. É uma experiência bem frenética por conta da grande quantidade de explosões, cores e coisas na tela.

A estrutura do jogo é dividida em pequenas fases e para ir para a próxima basta destruir o chão. Mas, na maior parte do tempo, você vai querer derrotar inimigos antes de seguir, pois eles dão experiência e dinheiro. Quanto mais tempo você passa em uma sala, mais complicada fica a situação: a quantidade de inimigos vai aumentando aos poucos e chega um momento em que brocas gigantes aparecem no topo da tela destruindo tudo, te forçando a avançar. O modo principal é infinito e a dificuldade vai aumentando conforme você avança nas cavernas e algumas salas têm imensos chefes.

Muitas explosões e caos

Para deixar as coisas mais interessantes, inúmeros itens que proveem melhorias estão espalhados nas cavernas. São coisas como lançadores de mísseis, tiros venenosos e melhorias de atributos — itens repetidos reforçam o efeito. Alguns itens são deixados pelos inimigos, já outros precisam ser comprados com o dinheiro coletado. Novas melhorias vão sendo desbloqueadas ao realizar tarefas específicas e, por conta disso, cada partida é bem única. Esse sistema de itens é bem parecido com o encontrado em Risk of Rain (PC).

Cavern Kings é uma experiência arcade e pode ser bem difícil. O motivo disso é a quantidade de inimigos na tela, principalmente nos andares mais inferiores — basta se distrair por alguns segundos para ser derrotado. Mas conforme você aprende as mecânicas do jogo, a taxa de sobrevivência aumenta e tudo fica muito divertido. O jogo oferece suporte a controles, mas usar a combinação mouse e teclado é ideal por conta da maior precisão da mira. Também é possível jogar na companhia de um amigo, localmente — multiplayer online está previsto para a versão final.

Explorando as cavernas frenéticas

As primeiras partidas de Cavern Kings foram bem frustrantes: eu mal avançava e rapidamente morria. Por conta disso, testei algumas estratégias. Primeiro eu derrotava alguns poucos inimigos e seguia para o próximo estágio rapidamente, mas acabava morrendo por estar muito fraco. Depois eu gastava o máximo de tempo possível em cada sala, me fortalecendo, mas também não deu muito certo: chegava um momento em que a sala estava infestada de tantos inimigos que eu morria facilmente. Percebi, então, que era necessário balancear as duas coisas. Depois disso tudo ficou mais divertido e consegui chegar bem mais longe. Quando parei para perceber, já tinha jogado inúmeras partidas, sempre tentando chegar mais longe.

Depois de dominar a premissa básica do jogo, a aventura pode ficar um pouco repetitiva. Isso acontece por conta de alguns fatores. O primeiro deles diz respeito aos estágios: eles são todos muito parecidos e carecem de situações variadas. Alguns poucos estágios exigiram que eu encontrasse uma chave, normalmente guardada por um inimigo, para poder prosseguir — mas na maioria das vezes basta destruir o chão para seguir. Outro ponto negativo é a baixa estratégia: os inimigos agem de maneira simples e previsível, logo basta atirar neles e pronto. Um ou outro inimigo exige alguma estratégia, mas eles são raros.

O jogo tenta deixar as coisas mais interessantes com vários desbloqueáveis, como personagens, armas e itens. Existe também um modo arena, no qual o objetivo é sobreviver a ondas de inimigos em uma única sala. Essas características ajudam a trazer variedade, mas não são completamente suficientes. Tudo isso é justificável pelo fato do jogo estar em Early Access, novidades são adicionadas a todo momento e a versão final provavelmente terá mais conteúdo e variedade.

Divertido enquanto dura

Cavern Kings é uma experiência frenética e divertida. O jogo é pura ação e a experiência é complementada pelo visual colorido, as mil explosões e o ritmo intenso. Ele pode se tornar meio repetitivo por conta da pouca variedade de situações e inimigos, mas isso pode mudar consideravelmente até o lançamento da versão final. Cavern Kings está em desenvolvimento para PC e também deve ser lançado para PlayStation 4 e PS Vita.

Revisão: Alberto Canen
Capa:Angelo Gustavo

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google