Blast Test

Armikrog (Multi): os sinais apontam para um jogo massa

Projeto ambicioso da Pencil Test Studios promete ir além de um simples jogo bonito de se ver, oferecendo algo grande e majestoso


Com o surgimento do Kickstarter, portas se abriram e oportunidades de ouro surgiram para desenvolvedores novos na indústria e, claro, veteranos que queriam um novo começo para suas carreiras. Assim vimos o surgimento de novos estúdios e o renascimento de franquias que marcaram a história de videogames, a exemplo do recente Toejam & Earl: Back in the Groove.

Nessa leva de novidades, surgiu um jogo de nome curioso: Armikrog (Multi). Criado pelas mesmas mentes que estavam por trás de The Neverhood Chronicles (PC) e Earthworm Jim (SNES, Mega Drive), o título arrecadou 974,578 dólares em sua campanha e promete trazer uma aventura de massinha em stop-motion, mecânicas de jogo interessantes e muito mais.

Dois anos com a mão na massa

Armikrog foi produzido totalmente em stop-motion, assim como seu “antecessor espiritual”: The Neverhood. Mas logo de cara você percebe que o jogo é ainda mais belo que aquele que o precedeu. Muitos dos personagens foram produzidos a partir de material reciclado e massinha para serem inseridos digitalmente no mundo do jogo mais tarde. A sensação é quase como se tudo aquilo fosse real, como se você estivesse brincando em uma grande exposição de arte. Nem preciso dizer que os cenários e a ambientação são bizarras, porém um prato cheio para os olhos.

"Calma, amigo... Amigo..."
Horas foram gastas na versão beta apenas admirando tamanha beleza, seja pelo jogo em si ou pelas suas animações, que são um ponto alto da obra. Elas não te perturbam, mas te maravilham. Cada uma delas revela traços do enredo, dos personagens e suas relações. Algumas animações existem somente para mostrar acontecimentos paralelos à trama principal, o que parece bobo, mas é genial pois demonstra para o jogador o quão cheio de vida o mundo do jogo é. Se apenas a beta é capaz de gerar tamanho encanto, imaginem a versão final. Não é à toa que foi usado tanto dinheiro e tempo na produção do jogo.

Cãoperação 

Considerando que Armikrog está em fase beta e transbordando de bugs, fora que ela é curta, não são muitos os detalhes do enredo que foram revelados. Mas ficaram primeiras impressões positivas, principalmente na relação existente na dupla que estrela a trama: Tommynaut e Beak Beak.
Beak Beak: fofura em forma de "cachorro"
A interação entre eles e a possibilidade de controlar ambos no jogo é uma ferramenta curiosa e divertida. Até o momento, os puzzles foram bem construídos. Podendo agradar ao jogador veterano e inciante, sem deixar as coisas fáceis demais, os enigmas também são interessantes, então prepare-se para usar sua massa cinzenta. Contudo, a aventura de point and click não é nenhum jogo educativo ou um treinamento cerebral, fora que muitos dos erros da versão beta, na certa, ainda vão ser resolvidos na versão final. Em vista disso, não há nada com o que se preocupar.

Muito mais que um jogo

Somando tudo o que foi visto até agora a bons dubladores e trilha sonora (quase ausente), você tem um jogo promissor em mãos. A campanha do Kickstarter, com certeza, valeu a pena. E o jogo merece ser, ao menos, testado por quem não é fã do gênero.

Armikrog sairá para PC em 18 de agosto de 2015, chegando ao Wii U e PS4 posteriormente, em data ainda não revelada.

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Nívia Costa

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google