Street Fighter V (PC/PS4): detalhes das novas mecânicas

Conheça a Variable Gauge e como cada personagem revelado a utilizará.


Nessa semana a Capcom revelou as novas mecânicas do próximo capítulo da saga Street Fighter. agora, a produtora deu maiores detalhes sobre a V-Gauge e suas variações como a V-Skill, V-Trigger e V-Reversal, além do sucessor do Super Combos: Critical Arts.


Conhecendo as novas barras

A nova V-Gauge, é a responsável pela ativação das novas mecânicas. cada personagem possui um número diferente de quantas partes, ela será dividida. Ryu por exemplo, possui sua barra dividida em duas partes, enquanto M. Bison possui três. As habilidades terão foco diferentes para cada personagem e assim, entregar uma variedade que tenha facilidade para jogos ofensivos, defensivos ou mobilidade melhor na luta.

V-Skill: são habilidades únicas de cada personagem que podem ser usadas a qualquer hora apertando soco médio e chute médio ao mesmo tempo. Essas habilidades não requerem o uso do V-Gauge e têm diferentes utilidades pra cada personagem.

V-Trigger: são habilidades únicas de cada personagem que podem apenas ser ativadas quando o V-Gauge está cheio, apertando o soco forte e chute forte ao mesmo tempo. As V-Triggers, bastante como os Ultras do Street Fighter IV, são uma forma do seu personagem virar o jogo na batalha. Aí, no entanto, é onde acabam as semelhanças. Ao ativar a V-Trigger, será permitido alcançar todo potencial de um personagem, sendo este, o primeiro passo para dominar o estilo de jogo. Cabe a você utilizar os benefícios recebidos da V-Trigger pra mudar o curso da luta. Como as V-Triggers adicionam bastante profundidade a cada personagem, dominar o uso delas é indispensável para alcançar a vitória.

V-Reversal: ao custo de uma carga da V-Gauge, permitem ao jogador contra-atacar o golpe do oponente enquanto estiver bloqueando, criando um espaço pra respirar e sair da pressão adversária. O movimento é muito similar aos “Alpha counters” da série Street Fighter Alpha, mas dessa vez nem todo contra-ataque resulta em um mesmo efeito; alguns empurram o oponente pra trás, outros os derrubam e outros fazem os lados trocarem. Os jogadores devem explorar cada personagem pra ver como as V-Reversals deles funcionam e podem lhe ajudar nos momentos de sufoco.

Como podemos ver, a V-Gauge terá um papel muito importante para tornar cada personagem único e as lutas bem imprevisíveis. Mesmo ela adicionando bastante variações ao jogo, ainda temos a EX-Gauge que assim como a barra anterior, também é dividida. Com ela, podemos utilizar movimentos EX (similar aos de USF4) ao custo de uma carga da barra e com ela completa, utilizar o novo e devastador Critical Art.

Lista de V-Skill & V-Trigger para Personagens Atuais


Ryu
V-Skil - Mind's Eyes: o carateca utilizando seus sentidos para “ver” o próximo ataque do oponente e apará-lo. Todos os ataques (alto, baixo, médio) e projéteis podem ser aparados se o tempo for correto. Combos e ataques de multiplos hits, também poderão ser defendidos se utilizado no tempo correto, igual como eram em Street Fighter III com a mecânica de aparar (parry). Você está pensando se será possível refazer o Evo Moment 37? Sim, será possível!
V-Trigger - Denji Renki: O Ryu aumenta seu poder e entra no modo Denjin Renki. Nesse modo, seus Hadoukens normais e EX, bem como seu Shinkuu Hadouken, ganham uma carga elétrica, resultando em maior velocidade, maior dano e maior poder de incapacitação. Nesse modo, os Hadoukens normais e EX também podem ser carregados, o que resulta em dano ainda maior e quebra de guarda se ele for bloqueado. Além disso, o Shoryuken dele também causa dano extra quando ele encaixa no oponente. Todo esse poder tem um limite de tempo, contabilizado, enquanto a V-Gauge se esvazia no formato "timer".


Chun-Li
V-Skill - Rankyaku: Chun-Li sai poderosamente do chão e voa em direção ao seu oponente em um ângulo mais baixo que seu salto normal, em torno de 45 graus, sendo mais seguro para ela se aproximar ou afastar-se. Enquanto está no ar, a chinesa pode utilizar ataques aéreos e movimentos especiais enquanto ela desce em direção ao seu oponente.
V- Trigger - Renkiko: concentrando seu ki em seus pés e mãos, o resultado são ataques que quando atingindo no oponente, acertam mais vezes que o normal. Ataques fracos não têm nenhum benefício adicional, ataques médios atingem uma vez extra e ataques fortes atingem duas vezes adicionais. Esse benefício não se estende aos ataques especiais. Assim como o Denji Renki, Chun-li ganha um contador para utilizar a habilidade.


Nash
V-Skill - Bullet Clear: Nash alcança e absorve quaisquer projéteis normais que vão em sua direção, desde que realizado no tempo certo. Caso esteja perto o suficiente do oponente, Nash pode absorver a força vital deles, causando dano.
V-Trigger - Sonic Move: movendo-se em velocidade super sônica, Nash poderá aparecer atrás, na frente ou acima do seu oponente, dando uma sensação de teletransporte, independente do inimigo estar no chão ou no ar, e realizar movimentos imediatamente, após se locomover.

M. Bison
V-Skill - Psycho Reflect: utilizando seus poderes psíquicos, o ditador será capaz de absover o projétil que vir em sua direção, caos o movimento seja realizado no momento certo. Caso o comando seja carregado, M. Bison arremessará a magia de volta ao rival.
V-Trigger - Psycho Power: M. Bison sofreu alterações em seu gameplay e com seu Psycho Power ativo, por tempo determinado pelo contador da V-Gauge e isso irá alterar o funcionamento de alguns golpes especiais e de seus dash para frente, podendo até mesmo, atravessar magias.
Essas são as novidades sobre o funcionamento da Variable Gauge além dos novos vídeos (acima na matéria) de jogabilidade, demonstrando um pouco do funcionamento das mecânicas descritas, além de notarmos uma sensível melhoria na parte gráfica do jogo.

Outros detalhes sobre o jogo estão na tela de seleção de personagem, na qual adicionou informações sobre cada personagem com seus níveis de força, defesa, velocidade. A jogabilidade sofrerá uma leve mudança nos personagens de carregar como Nash e M. Bison. Seus Critical Arts por exemplo, serão executados com dois quartos de lua para frente e o botão de chute, em vez de carregar comandos como no Street Fighter IV.

Falando na dupla, será que agora a Capcom adotará nomes oficiais e globais? No Japão M. Bison é conhecido como Vega, enquanto Nash mantêm a escrita. No ocidente, o ditador é conhecido como M. Bison e Nash como Charlie e até o momento, os nomes utilizados estão misturando as localidades. Se oficializar, será mais um ponto para o jogo.

Street Fighter V será lançado em Março de 2016 para PC e PlayStation 4.


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google