Segura essa! Worms completa 20 anos de disputas cheias de diversão e humor

Embarque numa viagem pelos jogos que fizeram de Worms o maior palco de destruição em massa de minhocas nos videogames.


Este ano as minhocas assassinas completam 20 anos de pancadaria e tiroteio. Percorrendo uma longa trajetória desde seu nascimento nos computadores, Worms permanece relevante até hoje. Unindo estratégia, ação e doses extremas de humor, a série cativou jogadores pela simplicidade e diversão dos combates. Fosse sozinho durante as missões, ou entre vários amigos disputando uma partida explosiva no multiplayer local, sua ideia de que as minhocas são inofensivas jamais será a mesma depois de conhecer esse time.

Time de anelídeos perigosos

Fundada em 1990, a Team 17 Digital Limited, ou Team 17, como é mais conhecida, é a responsável pelo desenvolvimento de uma das séries mais queridas e aclamadas dos videogames: Worms. A franquia acumula sucesso e títulos de extrema qualidade, criando um novo estilo de jogo e uma legião de fãs.

Criado para os sistemas Amiga, Worms nasceu de um acordo entre o Team 17 e a Ocean Software. Lançado em 1995 para várias plataformas (Amiga, PC MS-DOS, Apple Macintosh, PlayStation, Super Nintendo, Game Boy, Atari Jaguar, Sega Mega Drive/Genesis e Sega Saturn), a primeira aventura das minhocas guerreiras marcaria para sempre as páginas da história dos videogames.
União de sucesso
A Team 17 é o resultado da fusão entre um grupo de desenvolvedores, chamados de Team 7, e a empresa 17-bit. Combinados, deram vida à nova empresa e publicaram em 1991 Full Contact para o Amiga. Após o sucesso da primeira produção, a equipe passou a desenvolver mais jogos para a plataforma, como Alien Breed, Assassin Project-X e Body Blows.

Origem

Fruto da mente de Andy Davidson, Worms foi pensado inicialmente como um jogo dos Lemmings, que misturaria o universo dos pequenos seres com um programa do “Jack, o Estripador” (que Andy produzia para o Amiga). Foi nessa mistura que surgiu Lemartillery, protótipo de Worms feito para diversão de Andy e seus amigos, em 1993.
Worms para AMIGA CD32.
Filho de um homem só
Worms era um projeto de um cara só. Andy Davidson programou o jogo para participar de um campeonato de uma revista especializada em Amiga. Na época ele não venceu. Mas logo depois encontrou a parceria certa para publicar o jogo
A reação positiva dos jogadores que testavam o jogo encorajou Andy a seguir com o projeto. Sabendo que não poderia utilizar os personagens Lemmings comercialmente, ele mudou os protagonistas para minhocas e o nome do jogo para Wormage (possivelmente uma referência ao Total Carnage). Mais tarde, em Londres, na tradicional feira “Trade Show European Computer”, em 1994, Andy encontrou Martyn Brown, produtor da Team 17, e juntos decidiram publicar Worms — nomeado assim por trazer minhocas no lugar dos Lemmings.

Estilo inconfundível

Dona de um estilo único e irreverente, Worms é uma série que mistura elementos de vários gêneros, como estratégia, ação e aventura, dando vida ao seu próprio universo. Em cada título, o jogador controla um esquadrão de minhocas fortemente armadas, com o objetivo de destruir, ou fazer desistir, o time adversário.
Ancestral primata
Você sabe a origem das minhocas? Acredite, são os gorilas. Pelo menos é assim em Worms. A mecânica da série é inspirada no jogo Gorilla, produzido pela Qbasic e distribuído junto de algumas versões do DOS e do Windows (MS-DOS 5, Windows 3.1x, Windows 95/98 e Windows NT 4.0). Nele, cada jogador controlava um gorila que deveria, digitando o ângulo e a força que seria utilizada para jogar uma banana explosiva, destruir o adversário do lado oposto, antes que o mesmo o fizesse. 
A diversão é garantida sozinho ou em grupo. Mas é justamente no modo cooperativo que a franquia faz sucesso. Dividindo o controle na mesma sala ou através de conexão com a internet, a mecânica por turnos permite que vários jogadores participem dos duelos. É só escolher o time e mandar ver.

A premissa do jogo é simples. Eliminar todas as minhocas adversárias. Para isso, o jogador pode utilizar um vasto (e exótico) arsenal para zerar o HP inimigo ou fazer o adversário se render. De armas normais, como bazucas, espingardas e metralhadoras, até ovelhas explosivas, bombas de bananas e hadoukens, sem esquecer do poder devastador do dedo e da famosa corda ninja. Não espere menos do que muita diversão e partidas avassaladoras em qualquer um dos títulos.

A história de ação, aventura, diversão e muito desafio foi escrita em páginas de todas as cores e todos os tipos. Relembre os principais jogos que fizeram de Worms uma das melhores franquias dos videogames.

1ª Geração: o surgimento da febre de minhocas

Lançado em 1995 para Amiga, Amiga CD32, Macintosh, PC/DOS, Mega Drive, Jaguar, PlayStation, Saturn, SNES e Game Boy, o primeiro jogo das minhocas mais famosas do mundo dos videogames (será que o Jim Minhoca não fez parte desse time?) causou estrago entre jogadores e críticos, pegos de surpresa pelo jeito novo e divertido do título.

O jogo se passa num campo bidimensional. Nele, jogadores controlam um time de quatro minhocas com o objetivo de matar todos os membros da equipe adversária dentro de um tempo limitado por rodada. Em cada fase, que dura entre 45 e 100 segundos, um jogador pode mover a minhoca selecionada e utilizar uma ou mais das armas e ferramentas disponíveis, além de vigas, brocas e maçaricos.
Minhocas medrosas?
Além de poderosas armas, ainda existem as ferramentas. Com elas, o jogador pode criar pontes, proteções e esconderijos. Elas são muito importantes para a estratégia do jogo. Terror das partidas competitivas, ainda tinha a maldita ferramenta de escavação, que servia para que o jogador escavasse o cenário para se esconder dos ataques e permanecesse lá, esperando o tiroteio acabar.
O sucesso não demorou e outros títulos foram lançados logo em seguida, como Worms Reinforcements (1995), Worms & Reinforcements United (1996) e Woms: The Director's Cut (1997).

2ª Geração: anos de minhocas douradas

Após o sucesso estrondoso dos primeiros títulos da série, a segunda metade da década de 1990 seria palco dos anos dourados para a franquia. Tudo começou com Worms 2 (1997 — PC), que aumentou a variedade de armas e trouxe gráficos em estilo cartoon (mantidos pelo resto da série). Logo em seguida vieram os clássicos Worms Armageddon (1999 — DC/GBC /N64/PS/PC) e Worms World Party (2001 — PC/DC/PS/GBA/N-Gage).

O foco da segunda geração era a simplicidade e a diversão. Pegar o controle e disputar uma partida entre amigos ou enfrentar os desafios dos modos solos não exigia muito treino ou horas de aprendizado. Os comandos principais eram simples, e somente aos poucos é que o jogador se aventurava por manobras mais complexas e estratégias mais elaboradas, como atravessar o cenário com a corda ninja e entender a física do vento para acertar um inimigo a distância.
Com a galera
Escolher o time, nomear as minhocas com nomes engraçados e convidar os amigos para uma rodada de Worms é algo difícil de esquecer para quem experimentou a sensação de disputar partidas no PC ou no PS (no meu caso). Até hoje não seguro um sorriso quando lembro dos gritinhos das minhocas nas várias línguas (o jogo era dublado em diversos idiomas). Com direito até a customização de cenários (nada comum no período entre a 4ª e 5ª geração), nunca foi tão divertido explodir seus amigos.
Some isso a enorme popularidade dos consoles e locadoras durante as décadas de 1990 e 2000, e temos um sucesso absoluto de público, gerando torneios internos e muita competitividade entre os amantes de uma boa disputa com controles. Worms fez a alegria da garotada durante anos em diferentes consoles. Foram tempos de glória e milhões de cópias vendidas para o Team 17.
Do tempo das locadoras
Nem só de Winning Eleven e Street Fighter viviam os campeonatos nas locadoras da minha querida cidade. Durante o auge do primeiro PlayStation, a febre entre os jogadores hardcores era Worms Armageddon. Disputas de até quatro jogadores animavam as tardes de sábado na locadora do Tadeu. Era bazukada e bomba santa para todo lado. Aos gritos desesperados de minhocas mortas e provocações hilárias entre os pequenos anelídeos — todos em português, vale lembrar —, a galera lotava as cadeiras do lugar para acompanhar as disputas.

3ª Geração: as minhocas ganham vida em três dimensões

A segunda metade da década de 2000 marcou a transição da série para os jogos tridimensionais. As minhocas ganharam mais vida e as disputas ficaram mais interativas. Além de frequentarem todos os tipos de dispositivos. Indo dos portáteis, passando pelos smartphones até os consoles de última geração, as minhocas invadiram geral.

Lançado em 2003 para PC, e mais tarde para consoles da geração 6ª geração, Worms 3D seguiu a onda das conversões em três dimensões. Porém, a jogabilidade sofreu bastante com essa transição, perdendo precisão e o lado divertido de se mover (mesmo lentamente) pelos campos de jogo. Até acertar o inimigo ficou mais complicado nessa nova fase.

O modelito moderno não agradou muito aos antigos jogadores, mesmo com a excelente qualidade dos títulos, e Worms deixou de ser um série de peso no mercado de jogos nos últimos anos. Perdeu-se a simplicidade entre tantas novidades e o público se afastou das disputas entre vermes em 3D.

Contudo, mesmo com a queda de popularidade dos últimos títulos, a série ainda é amada e cultuada por jogadores. Prova disso é que a versão de Worms 2 Armageddon ainda é jogada online no mundo todo, mantendo viva a história de uma franquia que revolucionou o mercado de jogos e fez a alegria de muitos jogadores nesses 20 anos de história.

Jogos da série principal

Worms (1995 — Amiga/CD32/GB/MD/Jaguar/Mac/PC (DOS)/PS/Saturn/SNES)
Worms Reinforcements (1996 — Amiga/CD32/GB/MD/Jaguar/Mac/PC (DOS)/PS/Saturn/SNES)
Worms: The Director's Cut (1997 — Amiga)
Worms 2 (1997 — PC)
Worms Armageddon (1999 — PC/DC/PS/N64/GBC/BeOS)
Worms World Party (2001 — PC/DC/PS/GBA/N-Gage/Windows Mobile)
Worms 3D (2003 — PS2/GC/PC/OSX/XB)
Worms Forts: Under Siege (2004 — PC/XB/PS2)
Worms 4: Mayhem (2005 — PC/PS2/XB)
Worms: Open Warfare (2006 — NDS/PSP)
Worms (2007 — XBA/PSN/iOS/Symbian)
Worms: Open Warfare 2 (2007 — PSP/NDS)
Worms: A Space Oddity (2008 — Wii)
Worms 2: Armageddon (2009 — XBA/PSN/iOS/Android)
Worms: Reloaded (2010 — PC/MacOSX/GNU/Linux)
Worms: Battle Islands (2010 — PSP/Wii)
Worms: Ultimate Mayhem (2011 —PC/X360/PSN)
Worms: Revolution (2012 — PS3/PSV/PC/X360/OSX)
Worms for Facebook (2012 — Facebook)
Worms 3 (2013 — iOS/Android/MacOS X)
Worms: Clan Wars (2013 — PC/MacOSX/Linux)
Worms Battlegrounds (2014 — PS4/XBO)

Spin-offs

Addiction Pinball (1999 — PC/PS)
Onlineworms (2001 — PC)
Worms Blast (2002 — PC/PS2/GC/GBA/MacOSX)
Worms Golf (2004 — Mobile phone)
Worms Crazy Golf (2011 — PC/Mac/iOS/PS3)


E você, caro leitor? Lembranças da série Worms? Fez alguma jogada de mestre com a corda ninja contra aquele seu amigo da locadora? Acertou um tiro de longe usando a força do vento? Só não deixe de comentar. 
Revisão: Vitor Tibério 
Capa: Angelo Gustavo


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google