Nintendo foi a empresa que mais vendeu consoles no Japão em 2014

Apesar da liderança, Big N tem motivos para se preocupar. Resultado do mercado de games japonês foi o pior dos últimos 24 anos.

em 07/01/2015

A Nintendo manteve seu domínio sobre o mercado nipônico em 2014. Somando os números do Wii U e 3DS, a Big N vendeu cerca de 3,7 milhões de consoles durante todo o ano, sendo que o portátil foi o videogame mais comprado pelos japoneses. Na segunda posição do ranking ficou a Sony, que com o PlayStation 3, PlayStation 4 e o PlayStation Vita conseguiu alcançar a marca de 2,4 milhões de consoles vendidos. Já a Microsoft aparece no terceiro lugar, com cerca de 0,4 milhões de Xbox One comercializados.


Se a Nintendo foi líder entre os hardwares, o desempenho foi ainda melhor quando o assunto é software. Na lista dos 10 games mais vendidos no Japão, em 2014, todos são exclusivos para os consoles da Big N. Entre os jogos, a medalha de ouro ficou para Yokai Watch 2: Ganso/Honke.

Apesar dos números, o mercado japonês de games não atravessa um bom momento. Segundo a Famitsu, em 2014 foi registrado o pior desempenho de vendas dos últimos 24 anos.

Confira a lista dos consoles e games mais vendidos no Japão em 2014. Entre parênteses está o número total de unidades vendidas:

Consoles

1. Nintendo 3DS - inclui New 3DS - (3.153.045)
2. PlayStation Vita - inclui PS Vita TV - (1.147.936)
3. PlayStation 4 - (925.570)
4. Nintendo Wii U - (604.856)
5. PlayStation 3 - (450.034)
6. Xbox One - (45.958)

Games

1. Yokai Watch 2: Ganso/Honke - 3DS - (3.050.178)
2. Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire - 3DS - (2.464.850)
3. Monster Hunter 4 Ultimate - 3DS - (2.381.177)
4. Super Smash Bros. - 3DS - (2.066.022)
5. Yokai Watch 2: Shin Uchi - 3DS - (2.007.327)
6. Yokai Watch - 3DS - (994.346)
7. Mario Kart 8 - Wii U - (842.053)
8. Dragon Quest Monster 2 - 3DS - (748.139)
9. Kirby Triple Deluxe - 3DS - (687.957)
10. Super Smash Bros. - Wii U - (478.366)


Fonte: Eurogamer

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.