Jogamos

Análise: RETRY (Android/iOS) leva você de volta aos 8-bits

A Rovio, produtora da grandemente famosa franquia Angry Birds, traz uma nova proposta com um viciante e desafiador jogo para dispositivos móveis.

em 23/11/2014
Com o lançamento do original Angry Birds no final de 2009, a Rovio ganha uma incrível fama e conquista um grande espaço no coração dos gamers casuais. A franquia se estende então a praticamente todas as plataformas possíveis, sem contar com o sucesso fora das telas táteis. Agora, a empresa desvia o foco dos passarinhos raivosos e propõe levá-lo de volta aos 8-bits dos anos 1980; venha conhecer o viciante RETRY!

Mais um Flappy Bird?!

Apesar da mecânica semelhante, RETRY não é mais uma das milhares de vertentes do estressante Flappy Bird encontradas nas lojas de aplicativos mobile como tem sido afirmado por alguns. Com um visual retrô em 8-bits e trilha sonora a caráter, o jogador assume o papel de um pequeno avião e tem como missão conduzi-lo entre plataformas. À medida que se vai passando de nível, a jogatina fica mais complicada, porém divertida. Ao contrário do joguinho do passarinho desajeitado, em que a proposta é sempre a mesma, novos desafios surgem em cada esquina em RETRY.

Para fazer seu aviãozinho voar é simples: toque na tela tátil. Os comandos do jogo são bem precisos, logo, você não deverá enfrentar problemas com uma tardia interpretação de suas ações. Além de seguir “em frente”, ao manter a tela pressionada, é possível fazer com que o veículo dê loops no ar – até que voe de cabeça para baixo.

Então, qual o desafio proposto pelo jogo? Bem, é o seguinte: você não pode entrar em contato com basicamente nada, exceto as plataformas, em que pode pousar. Pode parecer fácil, mas já é desafiador desde seu primeiro nível. Aprender a utilizar bem as mecânicas de voo do avião para alcançar as plataformas é complicado, mas chegar lá é altamente recompensador. Cada nível apresenta três objetivos principais, que somam três estrelas: concluir a fase, com menos colisões (ou seja, tentativas) que o máximo proposto e tendo em vista um limite de distância definido.
Faça seu melhor para cumprir os objetivos propostos!

Nível de dificuldade: Retrô

A dificuldade dos jogos de hoje em dia, especialmente de outros games voltados ao público casual, é muito questionada pelos jogadores mais veteranos. Não temos mais títulos considerados quase impossíveis, como o clássico Battletoads (NES), mas RETRY vem justamente suprir esta falta de um game realmente desafiador.
Estes aviõezinhos “fantasmas” são das outras vezes que colidi nesta fase. Bem, digamos que eu sou um mestre em RETRY... ou melhor, na arte de retry.
Em algumas fases, fica praticamente impossível de se conseguir chegar até o final de uma só vez (principalmente nos Boss Levels, níveis que requerem uma determinada quantidade de estrelas para serem desbloqueados). Por isso, existem alguns hangares especiais em que você pode pousar e salvar como ponto de reinício – os chamados RETRYpoints. Caso você salve em um deles e colida com algum obstáculo, se selecionar “RETRY” você irá recomeçar a partir deste ponto, com a mesma distância percorrida até lá.

Você deverá perceber a presença de moedas em todas as fases: estas servem para comprar RETRYpoints. Se você não for bom em coletar as moedas ou mesmo não tiver paciência para tal, pode assistir um número limitado de pequenos anúncios de parceiros selecionados da Rovio (a maioria de jogos da própria empresa), que também servem como “compra” do ponto de reinício. Na Loja, é possível ainda comprar, com dinheiro real, pacotes com diversas quantidades de moedas.

Além das moedas, há também pequenas engrenagens, chamadas “peças” que são utilizadas para fazer melhorias no seu avião – aumento de sua resistência, facilidade de seu controle e até transformá-lo num ímã de moedas! Entretanto, estas medidas são temporárias, então use as peças apenas quando realmente necessárias; você também pode adquiri-las na Loja.

Um belo clássico fora de época


RETRY inova pois traz mecânicas mais recentes aos 8-bits em seus obstáculos: o vento, a água e plataformas que se movem tentarão lhe impedir de alcançar seu objetivo. O jogo apresenta belos gráficos, que deverão agradar aos jogadores veteranos que tiveram a sorte de prestigiar a evolução dos games desde os anos 1980.
Eu já disse que RETRY também dá os melhores conselhos?
A trilha sonora também reitera muito bem o chiptune da geração dos 8-bits. O primeiro single temático da trilha sonora do jogo foi disponibilizado junto de seu lançamento mundial: “Love is Gonna Make Us Stronger” – Ted Striker. Você pode ouvi-lo no Deezer e Spotify ou baixá-lo na Google Play Store e iTunes. Não deixe de conferir esta maravilhosa composição!

Baixe agora mesmo esta obra-prima da Rovio gratuitamente para iOS na App Store ou para Android na Google Play Store. Divirta-se, e lembre-se de que você pode sempre tentar novamente!

Prós

  • Gráficos e trilha sonora nostálgicos dos 8-bits;
  • Nível de dificuldade desafiador;
  • Alto fator replay (ou melhor, fator RETRY);
  • Moedas e peças auxiliam na jogatina;
  • RETRYpoints deixam o jogo menos impossível;
  • Desafie seus amigos através da conexão com o Facebook.

Contras

  • Manter o controle do avião é complicado no início.
RETRY – Android/iOS – Nota: 10
Revisão: Catarine Aurora
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.