Item Box

Em Transistor (PC), a espada de uma cantora é seu melhor amigo

Armas são itens essenciais em qualquer game, mas Transistor é diferente de qualquer espada que você já viu.


Uma espada é uma arma muito comum no mundo dos games. Mas uma espada falante? Esse é o item fantástico que vai parar nas mãos da corajosa cantora Red e vai lhe ajudar a enfrentar os desafios que encontrar em seu percurso. Transistor não é apenas a espada que dá nome ao game, ela é um item único que com seus conselhos constantes consegue guiar o caminho da jovem, proporcionando toda a atmosfera tecno-noir do título de uma forma suave e, ao mesmo tempo, surpreendente.

Não desista. Siga em frente!

Red não era apenas uma simples cantora que se apresentava em boates e clubes. Sua voz era uma sinfonia envolvente que tocava fundo no coração de seus ouvintes. Talvez tenha sido seu talento musical que enfureceu os membros da alta elite de Cloudbank, Camerata, quase a levando à sua morte. Quem iria suspeitar que a mesma arma que foi escolhida para tomar a vida de Red iria parar nas mãos da jovem e guiaria seu destino por perigos inimagináveis.

Seu amor está morto. Será que vale a pena continuar? Sim. É preciso lutar!


Quando Red estava para ser atacada, algo a teletransportou para um local seguro. Ao retornar ao local do conflito, ela encontra um homem com uma espada cravada no peito. Red fica atônita ao perceber que perdeu dois de seus bens mais preciosos, sua linda voz e seu amante que jaz morto à sua frente. Apesar da brutalidade da cena, tudo muda quando a espada gigante começa a brilhar e seus circuitos piscam. Além disso, uma voz parece sair dela. Uma voz que Red reconhece muito bem.
"Olha, o que estiver pensando, me faça um favor, não desista."
- Uma das primeiras falas da espada com Red.
De alguma forma, a consciência de seu amante foi transferida para o circuito eletrônico da espada e agora está se comunicando com Red. Parece inacreditável, mas a ex-cantora pode sentir a presença de seu amado emanando da arma e, com sua energia revigorada, ela retira a espada do corpo do jovem, veste seu casaco e começa a ouvir os conselhos que o artefato lhe fornece a cada instante. Apesar de ser uma arma pesada, Red possui determinação de sobra para carregá-la ao longo de Cloudbank e encontrar seus assassinos para fazer justiça.

Uma ex-cantora e uma espada falante... Será que eles irão longe?

Uma palavra amiga e um golpe poderoso


Apesar de o nome da espada nunca ser mencionado na jornada do game, ele aparece no título principal da obra. Transistor é uma arma fantástica e sua aparência faz jus ao tom tecno-punk do game. A lâmina azul esverdeada é recoberta por circuitos e o centro possui uma esfera vermelha que brilha intensamente quando a espada fala com Red. O curioso é que o nome do amante de Red também nunca é dito durante o game, mas aqueles que já jogaram Bastion - outro sucesso da Supergiant Games, produtora dos games - saberão reconhecer que se trata da voz de Logan Cunningham, que foi responsável pela incrível narração de Rucks.
"Olá Mundo!"
- A espada cita uma das frases mais famosas do mundo da informática.
Da mesma forma que um aparelho eletrônico, a espada possui diversas funcionalidades e pode ser atualiazada para aumentar a força de seus ataques ou a forma como eles são utilizados. Como um programa de computador, as habilidades de Transistor são representadas na forma de funções como: Crash(), Bounce(), Breach(), entre outras. Todas elas realizam tipos de ataques diferentes e que somente mostram sua verdadeira utilidade e magnitude quando Red utiliza a funcionalidade mais importante e única da espada, o Turn(). Ao fazê-lo, o tempo é congelado e o traçado que Transistor faz no chão auxilia Red a criar um trajeto estratégico para atacar seus inimigos com combinações de ataques variadas. Quando a função é desativada, Red realiza seus golpes em uma velocidade incrível, quase sem permitir um tempo de reação por parte dos inimigos.

Utilizando o Turn(), Red pode planejar estratégias diferentes para cada combate.


A forma com que a Transistor adquire novas habilidades é bem diferente de outras espadas no mundo dos games. Enquanto Red é capaz de melhorar suas funcionalidades combatendo e derrotando inimigos cada vez mais fortes, a espada utiliza os talentos obtidos de pessoas especiais que foram mortas pelo robôs assassinos de Cloudblank. Basta que Red se aproxime do cadáver para que, da mesma forma que a espada fez com seu amante, ela possa absorver a essência do indivíduo e convertê-la para uma função que será útil no combate. Talvez essa seja a forma da dupla poder vingar seus companheiros mortos e destruir a corrupção que se instalou na cidade eletrônica.

A espada é um aparelho eletrônico que aprende novas funções assimilando características de pessoas diferentes.


Apesar de Red nunca pronunciar uma palavra durante a aventura inteira, podemos perceber que seu relacionamento com o Transistor se torna cada vez mais forte à medida que a dupla derrota inimigos mais fortes e se aproxima de descobrir a verdade sobre seus assassinos. Será que o casal poderia voltar aos bons tempos algum dia e viver uma vida tranquila, um ao lado do outro? Dificilmente. Mudar o passado é algo impossível mesmo em um mundo de abundantes tecnologias. Mas carregar a espada ao seu lado é a única maneira de Red preservar suas lembranças queridas e se manter protegida de todos os perigos que terá que enfrentar.


Reisão Catarine Aurora
Capa Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google