Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Rathalos, o senhor dos céus

A espera acabou! Saibam um pouco mais sobre um dos monstros mais conhecidos e antigos da franquia Monster Hunter. O Wyvern Rei dos Céus, Rathalos, aguarda ansiosamente pela sua visita.

Há cerca de 10 anos, Monster Hunter (PS2) era lançado. O jogo não foi um sucesso absoluto de vendas e de popularidade na sua primeira versão, mas trouxe com ele alguns dos monstros mais frequentes e conhecidos da franquia. Entre esses monstros, um par de Wyverns faz sucesso até hoje, são eles a fêmea Rathian (da qual já falamos aqui no Blast) e o equivalente masculino dessa criatura. Este, caçadores e caçadoras, é Rathalos.


Com algumas habilidades semelhantes às da sua fêmea e outras que fazem dele o macho alfa da relação, Rathalos se destaca por sua cor, sua brutalidade e seus ataques. Mesmo não sendo um dos monstros mais poderosos atualmente, ele com certeza está na lista de “monstros favoritos” de vários caçadores por aí.

O Rei dos Céus

Rathalos é um Flying Wyvern tal qual sua fêmea. Essa espécie de monstro é conhecida por possuir quatro membros e uma longa cauda, sendo que, na maioria dos casos, dois desses membros são grandes asas. Entretanto, entre as Flying Wyverns, Rathalos é o possuidor de um dos maiores pares de asas.


Ao contrário de sua fêmea, que é considerada a Rainha da Terra (Queen of the Land), Rathalos tem o título de King of the Skies, ou, no bom e velho português, Rei dos Céus. Isso se dá pelo fato da criatura passar boa parte da vida voando. Inclusive seu modo de caça envolve o voo, enquanto sua fêmea permanece no solo.

Sobrevoando seu território, Rathalos consegue localizar mais facilmente presas e atacá-las numa investida surpresa incrível, utilizando garras, cauda e presas para causar o maior número de danos possível no menor período de tempo. Isso é o terror para caçadores, já que, na maioria das vezes, a única coisa que eles veem é uma sombra e quando olham para ela já é tarde demais.

Semelhantes, porém diferentes

Muitos não entendem o porquê de Rathalos e Rathian serem duas espécies separadas de monstros, já que são macho e fêmea de uma única espécie maior. Mesmo que eles sejam semelhantes em diversos aspectos, tais quais Diablos e Black Diablos, eles possuem diferenças que não permitem que ambos dividam o mesmo nome.

O veneno perigosíssimo das garras está presente nos dois (porém, em Rathalos, esse veneno está nas garras, enquanto que, em Rathian, está na mordida), assim como a maça espinhosa na ponta da cauda. Outra característica semelhante do casal de monstruosidades é o fato de usarem labaredas de fogo em seus ataques. E parte das suas movimentações também se assemelham bastante. Porém, as semelhanças param por aí.



Rathalos são facilmente vistos como criaturas diferentes de suas contrapartes fêmeas. Enquanto as Rathians possuem uma escama de coloração verde quase musgo, os machos possuem uma forte coloração vermelha com certos detalhes pretos. Tal característica faz das armaduras feitas de escamas de Rathalos serem uma das mais desejadas de alguns hunters, inclusive algumas delas já foram capas de alguns jogos da franquia.

Outra das diferenças, como já citado, é o fato de um adotar o solo como terreno de vantagem, enquanto o outro prefere o céu. Logo, características como grupo de golpes, comportamento no habitat natural e modo de caçar são totalmente modificados. Isso impossibilita que ambos dividam o mesmo nome, pois seria algo confuso.

20 metros de paternidade amorosa

Os Reis do Céu possuem uma combinação mortal de versatilidade e territorialidade. Dessa forma, além de conseguirem viver em quase todo tipo de terreno ou clima, eles se apossam do local se tornando extremamente violentos com outras criaturas que caem no azar de invadir seu lar. Dentre essas criaturas estão vocês, caçadores desavisados.


Podendo medir entre 11 e 22 metros de altura, os Rathalos dividem os mesmos habitats que suas contrapartes femininas, por exemplo: Forest and Hills, Swamps, Deserts, Jungles, Gorge, Highland e Great Forest; enquanto que, nos jogos da série ambientados no Novo Mundo, eles são encontrados em Deserted Island, Flooded Forest, Sandy Plains, Ruins Field e Primeval Forest.

Mas não julguem essas monstruosidades envoltas em veneno, fogo e selvageria apenas por suas escamas. Rathalos têm um belo e nobre coração de pai e marido. Ao montar um ninho nas alturas com sua parceira, os Rathalos passam a vigiar os céus enquanto as Rathians ficam no solo. É o macho que caça melhor e carrega a comida para os filhotes no ninho. Lembrando que ambos cuidam dos filhotes até que eles tenham tamanho para se defenderem sozinhos. É ou não uma família feliz? (principalmente quando o almoço é você!).


Vermelho, Azul, Prateado… várias cores para morrer

Como todo bom e velho monstro de MonHun (com devidas exceções), Rathalos também possui algumas subespécies. O interessante é que essas subespécies se relacionam com as subespécies de Rathian equivalentes. Raramente é presenciada uma união de um Rathalos comum com uma Pink Rathian, por exemplo.

Como de costume, algumas das subespécies são até mais perigosas do que o próprio representante comum da espécie. Confiram as subespécies de Rathalos abaixo:

  • Azure Rathalos: com escamas verde azuladas, essa subespécie de Rathalos (que foi capa do jogo Monster Hunter 3 Ultimate) tem mais resistência e agressividade que seus primos vermelhos. Em seus comportamentos, os Azure Rathalos demonstram uma inteligência superior se comparada à dos Rathalos Vermelhos, uma vez que evitam travar batalhas com inimigos muito maiores que eles. É a contraparte macho de Pink Rathian;
  • Silver Rathalos: os Rathalos prateados são muito raros e muito mais desenvolvidos que seus parentes próximos. Com força bruta e resistência superiores, os Silver Rathalos ficam muito mais nos céus do que os seus primos coloridos e isso lhe dá uma vantagem na hora de atacar os inimigos. São também os Rathalos mais inteligentes de todos, podendo prever até certos movimentos dos caçadores. Eles são os parceiros das Gold Rathians;
  • Hardcore Rathalos:  todas as suas subespécies possuem um representante Hardcore. No caso do Rathalos Vermelho (comum), a sua forma Hardcore aparenta ser mais velha e com maior massa muscular, além de seus espinhos serem mais desenvolvidos. Entre as principais diferenças está a habilidade de ataque, este monstro possui um novo movimento no qual ele salta imediatamente para o ar e realiza seu tradicional ataque de garras venenosas instantaneamente. É a contraparte masculina de Hardcore Rathian.
  • Bônus — Black Flying Wyvern: como falamos no Perfil de Rathian há algum tempo, essa criatura sinistra foi introduzida em Monster Hunter Frontier Forward.1 e poucas informações sobre ela foram divulgadas. Como não existe uma confirmação se ela é um Rathalos, uma Rathian, os dois ou nenhum deles, listamos ela em ambos. O fato é que esse/essa Wyvern negra possui novos ataques devastadores e uma resistência muito maior que todas as demais subespécies de ambos.

Todos os reis caem um dia

O que seria dos monstros de Monster Hunter se não fosse possível derrotá-los, não é mesmo? Mesmo com toda a dificuldade que os jogos da franquia possuem, Rathalos é um oponente estupendo mas, como sua fêmea, não é imortal. 

Seus espinhos das asas, crânio e cauda são quebráveis e a sua cauda em si pode ser cortada com as armas certas. Como de costume, Long Swords e Hummers são bem-vindos para a festa. No quesito elemento, gelo, água, eletricidade e dracônico colocam esse rei para correr. Mas, assim como o recentemente falado Alatreon, seu ponto fraco é meio complexo de ser atingido: a cabeça. Suas asas, cauda e patas recebem danos que diminuem seu poder de ataque, não sua vida. Somente golpes no peito, pescoço e cabeça são realmente efetivos para mandar esse rei para o outro mundo.



Rathalos é um monstro incrível e tão antigo quanto a franquia em si. Ele foi muito pedido nos comentários de Perfis anteriores e aqui está, dito e feito. Como de praxe, ele estará presente no mais novo jogo da franquia: Monster Hunter 4 Utimate para 3DS, que será lançado no início do ano que vem. Mas e vocês caçadores e caçadoras? Quais foram suas experiências marcantes com essa fera alada? E quais os próximos monstros a virem para a coluna Perfil aqui do Blast? Comentem e, claro, não deixem de caçar!

Jogos nos quais Rathalos aparece:
  • Monster Hunter (2004, PS2);
  • Monster Hunter G (2005, PS2/Wii);
  • Monster Hunter Freedom (2005, PSP);
  • Monster Hunter 2 (2006, PS2);
  • Monster Hunter Freedom 2 (2007, PSP);
  • Monster Hunter Freedom Unite (2008, PSP/iOS);
  • Monster Hunter 3 (2009, Wii);
  • Monster Hunter Portable 3rd (2010, PSP/PS3);
  • Monster Hunter 3 Ultimate (2013, 3DS/Wii U);
  • Monster Hunter 4 (2013, 3DS).

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Daniel Silva


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google