Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Alatreon, o Rei das Trevas

Monster Hunter Tri (Wii) trouxe uma grande variedade de novos monstros para a franquia de caçadores, mas um deles se sobressai como uma criatura devastadora e imponente. Esse é o dragão Alatreon.

Em um jogo como Monster Hunter, onde o jogador deve perseguir, caçar e/ou capturar monstros terríveis das mais diversas espécies, como não ter o monstro mais tradicional de qualquer jogo de fantasia? Claro que estamos falando dos dragões, e MonHun tem uma coletânea incrível dessas feras.




Entre os chamados Elder Dragons, Alatreon é um combatente exemplar. A criatura simplesmente é o monstro final de Monster Hunter Tri (Wii). Com agilidade, força, resistência e poder muito superiores aos da maioria dos outros monstros, Alatreon está entre os mais épicos, incríveis e insuperáveis monstros que vocês poderão enfrentar.

Os dragões antigos

Alatreon é da família já citada dos Elder Dragons, um grupo de elite de monstros poderosíssimos que lideram a cadeia alimentar de praticamente todos os habitats em qualquer jogo da franquia. Em sua maioria, são criaturas consideradas sagradas ou lendárias que vivem centenas de anos.


Uma curiosa característica dos Elder Dragons é o fato de não terem um modelo de corpo uniforme. Existem Elder Dragons que possuem corpos semelhantes ao de cavalos, polvos e até baleias. Mas o mais comum é se assemelharem a dragões, com quatro patas, uma longa cauda e um par de asas grandes. A única característica marcante nesse grupo, além de serem os mais fortes monstros de Monster Hunter, é o fato de possuírem espécimes em qualquer território conhecido, com qualquer clima.

Os Alatreons, com uma territorialidade muito intensa, habitam o interior de vulcões onde nenhum outro monstro ousa se aventurar seja pela temperatura ou pela presença dessa calamidade voadora abissal.

Pela união de seus poderes...

Uma das peculiaridades mais marcantes nos Alatreons é a multiplicidade de elementos que ele domina. Gelo, Raios, Fogo e o perigosíssimo elemento Dracônico são utilizados com maestria pela criatura. Fora que, ao contrário de Rathian e Rathalos (que possuem asas no lugar dos membros superiores), Alatreon possui seis membros: quatro patas e duas enormes asas.


Graças a essa anatomia exclusiva dos dragões, essas criaturas possuem uma agilidade imbatível tanto na terra quanto no ar. Os seus ataques de gelo são utilizados enquanto voa, causando uma chuva de granizos gigantes incrível. O elemento dracônico e o fogo são utilizados no chão, o primeiro enquanto executa pesadas investidas sobre o inimigo; já o segundo na forma de uma rajada de fogo impressionante.

Por fim, os trovões são utilizados por Alatreon tanto voando quanto em terra. Voando ele causa relâmpagos rápidos que acertam caçadores em qualquer direção ao redor do monstro. Já no chão, ele se concentra para causar uma grande explosão eletromagnética semelhante à de Lagiacrus.

Por algum motivo desconhecido, seus grandes chifres possuem alguma influência ou relação com a sua adaptação a tantos elementos diferentes. Isso é observado através da troca de um elemento para o outro, quando seu chifre emite uma luminosidade rápida em referência ao elemento.


O caçador de caçadores

Esses dragões possuem um território bem limitado e, sendo assim, sua gama de alimentos é igualmente limitada, uma vez que poucas criaturas se arriscam a entrar no seu território. Sendo assim, Alatreon faz viagens rápidas para os arredores das áreas vulcânicas procurando comida. Rhenoplos, Aptonoths, Qurupecos e herbívoros maiores são seus alvos mais fáceis.

Rhenoplos, Aptonoth e Qurupeco acima, três das principais presas de Alatreon

O problema aqui é que essas criaturas são o alimento procurado também por outros caçadores como Deviljho, Agnaktor, Brute Tigrex, Stygian Zinogre e Brachydios. Esses caçadores acabam sendo mortos, feridos ou então viram o alimento de Alatreon junto com suas outras presas, o que faz esses predadores abrirem caminho para o Rei das Trevas, quando esse quer comer.

As únicas criaturas residentes em ambientes vulcânicos que possuem habilidade o suficiente para desafiar os Alatreons são outros Elder Dragons, como Dire Miralis e outros Alatreons e o monstruoso Flying Wyvern Akantor. Mesmo assim, só uma luta entre essas criaturas nos daria uma ideia de quem ganharia. O problema é que uma luta dessas seria mortal para qualquer caçador.

Dire Miralis e Akantor, respectivamente

Nada é impossível, mas ninguém disse que é fácil

Vencer os Alatreons é possível, mas é uma das brigas mais difíceis dos jogos onde ele está presente. Pelo fato de utilizar quatro elementos, sua resistência é incrível se comparada com outros monstros. Mas durante os momentos que está voando, golpes que utilizem elemento dracônico e fogo são mais efetivos, enquanto no solo, golpes de gelo e água causarão mais dano ao monstro.

Além da resistência elemental, suas escamas são afiadas e muito resistentes. Hummers e espadas são as armas ideais contra essas criaturas, mas não se empolguem. As áreas mais “vulneráveis” dessa criatura são o peito e a cabeça, o que torna a luta totalmente desleal para os hunters.

Um time balanceado, de alto nível e com os melhores equipamentos pode ser pouco contra essas feras incríveis. Por isso, no território dele, foram construídas bestas gigantes que, de tempos em tempos, podem ser utilizadas para derrubar o dragão, auxiliando na luta.


Só a ponta do iceberg 

Alatreon é imponente, poderoso, furioso e caçador; um oponente desafiador até para os caçadores mais experientes, mas ele é só um dos diversos dragões que infestam o vasto mundo de Monster Hunter. Criaturas monstruosas como Jhen Mohran, Ceadeus e Daren Mohran, e seres incríveis como Teostra, Lunastra e Kirin são só alguns exemplos de monstruosidades tão atrozes quanto Alatreon.

Mesmo ele sendo o chefe final de Monster Hunter Tri e marcar presença em Portable 3rd (PSP) e 3 Ultimate (WiiU/3DS), infelizmente, Alatreon não estará presente em Monster Hunter 4 Ultimate (3DS), o que é uma pena. Mas alguns parentes próximos dele com certeza ocuparão seu espaço nos pesadelos dos jogadores! Entre eles, Gore Magala, um dos monstros inéditos do jogo que com certeza causará muito pânico.


Vale lembrar que Alatreon foi escolhido pela maioria de vocês, leitores. Não deixem de comentar quais monstros vocês querem ver na coluna Perfil aqui do GameBlast!

Jogos nos quais Alatreon aparece:
  • Monster Hunter Tri (2009, Wii);
  • Monster Hunter Portable 3rd (2010, PSP/PS3);
  • Monster Hunter 3 Ultimate (2013, Wii U/3DS).
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Diego Migueis


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google