Jogamos

Análise: FTL: Faster than Light (PC) traz a crueldade do espaço para seu computador

Comande sua própria nave e desenhe estratégias para desbravar áreas hostis e em constante mudança enquanto busca ajuda para manter a ordem na galáxia.


Espaço. A fronteira final para a exploração humana. São diversas as possibilidades do que podemos encontrar, com diversos sóis, planetas e galáxias desconhecidas para nós. E com isso, abrimos a porta para a criatividade humana em diversos trabalhos de ficção científica, seja na literatura, filmes e mesmo no mundo dos games. Esse também é o caso de FTL: Faster than Light, jogo indie criado pela Subset Games, que a cada nova jornada monta um novo universo para ser explorado. Pronto para embarcar nesse desafio?

Sua missão está a apenas um passo

Em um futuro muito distante, variadas espécies criaram uma coalizão, conhecida como a Federação Galáctica, para coexistir entre si e se proteger de ameaças. Porém, é muito difícil agradar a diversas raças com diferentes ideologias em um governo centralizado. E com isso nasceu uma rebelião, que conseguiu um poder incrível e está dominando diversos setores da galáxia que anteriormente eram controlados pela Federação.

E aqui entra você na história, um capitão de espaçonave da Federação. Espiões infiltrados entre os rebeldes conseguiram roubar diversas informações que podem ajudar a derrotá-los e lhe entregaram esses dados. Cabe a você repassá-los o quanto antes a uma base da Federação para ajudar a deter o avanço rebelde.
É possível alterar os nomes de sua nave e equipe antes de partir para o espaço


Parece simples, não? O problema é que a base em questão fica a oito setores da sua posição atual. E, para chegar ao próximo setor espacial, será necessário viajar por diversos pontos de seu mapa estelar até alcançar um ponto de transferência. As viagens são feitas após sua nave carregar o módulo Faster Than Light, porém, ele demora um pouco para recarregar após ser utilizado. Logo, você acaba tendo tempo para interagir com locais à sua volta enquanto a nave se prepara para o próximo pulo. Mas não é tanto tempo assim também, já que a frota rebelde está lhe perseguindo, e pode te alcançar se você demorar muito para trocar de setor.

Suas escolhas montam sua história

É possível planejar sua própria rota escolhendo quais setores e pontos de parada você deseja visitar. E, em cada um desses, pode acontecer um evento randômico ligado ao tipo de setor em que você está. Setores civilizados tendem a ter eventos mais calmos, como pessoas pedindo ajuda ou querendo lhe ajudar a lutar pela Federação. Locais mais hostis, como setores dominados pela raça guerreira Mantis ou com enormes nebulosas tendem a ser esconderijo para piratas espaciais, prontos para roubar tudo que você tiver de valor, inclusive a vida de sua tripulação.
Para prosseguir ao próximo setor é necessário alcançar o ponto marcado como Exit antes de ser pego pela onda vermelha, que demonstra o avanço rebelde

Viajantes a bordo

No início, a sua tripulação é composta de três personagens humanos, operando uma espaçonave do tipo Kestrel, um modelo clássico da Federação. Os tripulantes podem ficar a cargo de operar algumas funções da nave, o que melhora a performance dela. Por exemplo, você precisa de um piloto para poder esquivar de tiros inimigos e levar sua nave para outros setores. Se tiver alguém a cargo dos armamentos, eles serão carregados mais rapidamente. O mesmo pode ser dito dos escudos. Além disso, sua tripulação pode combater incêndios ou reparar equipamentos dentro de uma sala, assim como combater inimigos. Conforme eles executam uma tarefa, vão ganhando experiência e executando-a cada vez melhor.
Sua equipe é extremamente importante para apagar incêndios e reparar danos em equipamentos
Aos poucos você vai encontrar outras raças, que podem acabar se juntando à sua tripulação, até o limite de oito tripulantes. Todos podem desempenhar qualquer tipo de função, porém, cada um possui vantagens e desvantagens quando comparados aos humanos:
  • Engi: Eles são uma mistura entre máquinas e seres vivos, e possuem como especialidade reparar, realizando a tarefa bem mais rápido que outras raças. Entretanto, eles apresentam dificuldade para combates mano a mano, causando danos reduzidos.
  • Mantis: São especialistas em combate, causando muito mais danos em inimigos no corpo a corpo e se movimentando rapidamente. Mas, são péssimos para realizar reparos.
  • Rockman: Esses seres são praticamente rochas-vivas, o que lhes dá enorme resistência durante combate e imunidade a danos vindo de fogo. Contudo, são bem mais lentos para se movimentar.
  • Zoltan: São pacíficos e constituídos por pura energia, ao ponto de conceder um ponto de energia grátis à sala que se localizam. Isso facilita para você atualizar sua nave gastando menos recursos. Entretanto, eles são bem frágeis, então mantenha-os fora de qualquer combate. Caso algum deles morra, a energia de seu corpo explode, causando danos a quem estiver próximo.
  • Slug: Eles conseguem ler mentes e até mesmo ver onde está a tripulação de uma nave inimiga. Isso os torna ótimos para planejar combates e navegar em nebulosas, onde nenhum sistema de exploração funciona direito. Também são imunes a quaisquer tentativas de controle mental.
Eles serão seus companheiros. Ou inimigos?

Construa sua história no espaço

Os eventos serão a base de sua aventura espacial, e pelo fato de sempre serem diferentes, permitem-lhe vivenciar distintas histórias em seu caminho. Seja ajudando uma colônia espacial a lidar com uma doença ou lutando contra naves rebeldes, as consequências dos eventos também serão randômicas. Você pode salvar a colônia da doença e ganhar créditos. Ou então perder um membro da sua tripulação e não conseguir curar a doença. Mesmo que você já tenha encontrado aquele evento antes, você não sabe o que vai acontecer mesmo se responder da mesma maneira.

Alguns eventos são influenciáveis por melhorias de sua nave ou habilidades específicas de sua tripulação. Voltando ao exemplo da doença, se você tiver um equipamento médico bom em sua nave pode abrir uma opção de utilizá-lo para pesquisar a doença. Ou então usar a habilidade dos engenhosos Engis para hackear o drone rebelde e inutilizá-lo sem precisar de um combate. Normalmente, essas opções são realçadas com a cor azul, e costumam ser as melhores saídas.
Aqui é possível tomar outra atitude por ter Engis entre a equipe

Pilote a nave de seus sonhos

Combates e eventos vão lhe trazer recursos, como sucata, combustível, mísseis, drones, armamentos, equipamentos e até mesmo novos membros de tripulação. Também é possível trocar alguns deles nas inúmeras lojas espalhadas pelos setores. A maioria aceita apenas sucata, mas é possível trocar os outros recursos caso você tenha algum em excesso. Outra coisa que os eventos podem lhe trazer são novas espaçonaves.
Uma lista parcial de naves que podem ser liberadas. Consegue abrir todas?

Além disso, com a sucata será possível melhorar partes de sua nave a qualquer momento. Melhore seus motores para carregar o FTL mais rápido e ganhar esquiva nos combates espaciais. Ou seu sistema de armas para poder equipar-se com armas mais poderosas. Cada nível de melhoria requer também uma energia extra para operar. Então será necessário melhorar igualmente seu sistema de energia. Ou utilizar Zoltans para facilitar a energizar suas salas.
Melhore diversos sistemas de sua nave com a sucata que conseguir coletar

Cada uma das raças possui uma enorme linha de eventos sequenciais, que se forem descobertos e feitos corretamente, vão lhe permitir iniciar um novo jogo com uma espaçonave totalmente diferente, referente àquela raça. Por exemplo, o Engi Cruiser foi feito para operar logo de cara equipamentos de drones. Já o Rock Cruiser é bem mais resistente a danos desde o início. Já os Mantis possuem acesso imediato ao teleportador para invadir naves inimigas.
O Rock Cruiser é uma das diversas naves que podem ser liberadas

As bases do sucesso

Seus gráficos são desenhos simples e pixelados, com uma cara de jogos das antigas. A visão por cima das naves ajuda ainda mais a passar esse conceito. E ele se assemelha ainda mais a jogos do passado devido à grande dificuldade que apresenta, assim como jogos mais antigos costumavam ter. Não espere facilidades, já que mesmo jogando na dificuldade Easy não vai ser difícil morrer mesmo antes de alcançar o décimo setor. Caso a ação esteja muito caótica, é possível pausar a qualquer momento. Porém, salvar está fora de questão, já que o máximo que você consegue é guardar um jogo ativo para ser continuado posteriormente.
Combates podem acontecer ao mesmo tempo dentro e fora de sua nave. Escolha bem o que vai fazer para não ser destruído!
Os criadores do jogo se basearam em jogos de tabuleiro e no clássico jogo de combate espacial Star Wars: X-Wing para desenvolver os conceitos deste, como a movimentação dos personagens dentro das espaçonaves e a condução de energia para diferentes sistemas. O game recebeu uma melhoria extensiva com o lançamento recente de FTL: Advanced Edition. Essa nova versão recebeu a adição de diversos eventos, equipamentos, sistemas para as naves e um novo nível de dificuldade, sendo disponibilizada gratuitamente para quem já possuía o jogo. Além disso, a nova versão também marcou o lançamento do jogo para iPad. Mas, mesmo antes da versão avançada, o jogo já recebeu inúmeros prêmios indies assim como ótimo reconhecimento, alcançado uma nota 84 no máximo de 100 junto ao site Metacritic. FTL: Faster than Light pode ser adquirido via Steam, para PC, MAC e Linux por R$ 16,90. Ou então no iTunes por US$ 9,99 para ser jogado em iPads.

Ver sua nave sendo destruída é recorrente já que o jogo é bem difícil. Mas não desista!


Prós
  • Diversas opções de eventos e customizações;
  • Galáxias geradas randomicamente a cada novo jogo;
  • Não exige uma máquina muito potente;
  • Diversas conquistas a serem alcançadas dentro do game.

Contras
  • Dificuldade elevada;
  • Precisa de muita repetição ou sorte para liberar algumas naves.

FTL: Faster than Light — PC — Nota 8.5


Revisão: Catarine Aurora
Capa: Vitor Nascimento


é formado em Administração de Empresas pela USP, e mestre em cultura inútil pelas experiências de vida. Desde 1993 gosta de explorar o mundo dos games em seu tempo livre. Pode ser encontrado reclamando da vida no Facebook e Twitter.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google