Jogamos

Análise: Ready Steady Bang (Android) é um verdadeiro faroeste minimalista

Esteja pronto para atirar no momento certo nos duelos e vai ser o xerife mais respeitado de Ready Steady Bang.

Enquanto alguns reclamam da fama que os “joguinhos de celular” vêm ganhando, eu sou um entusiasta do mercado mobile. Não por receber ports de jogos de outros consoles ou pelo processamento gráfico que os dispositivos vêm conseguindo, mas por ser um lugar onde você pode achar jogos com ideias geniais, que não se encaixariam em um portátil, e muito menos em um console de mesa (e ainda por cima, de graça).




Um bom exemplo desta ideia é Ready Steady Bang. Uma jogabilidade simples ao extremo, um visual mais simples ainda que, somados, formam um conjunto (mais completo que muito jogo por aí) capaz de divertir sem fazer muito esforço.

Espere e atire

Seu papel: você é o xerife de uma cidade de velho oeste.
Seu objetivo: ganhar dos piores bandidos da região em duelos de bang bang.
Sua arma: seus reflexos e a ponta do seu dedo.
Ready Steady Bang é um jogo feito para testar seus reflexos. No modo de um jogador, você terá dez bandidos para vencer nos duelos, cada um com um tiro mais rápido que o outro. E é bem fácil de fazer isto: dê “start”, espere as palavras “ready” e “steady” e, quando aparecer “BANG!”, é só tocar na tela. Quem fizer isso mais rápido, dá o tiro. Com cinco acertos, você vence. Bem mais fácil do que entender os paradoxos de Back to the Future Part III, convenhamos.

Mesmo simples, o jogo é hilário pelas animações dos cowboys. Mesmo sendo todos iguais (falaremos disso daqui a pouco), a forma como eles comemoram as vitórias e, principalmente, morrem é muito engraçada. Alguns perdem a cabeça, outros perdem algum membro e tem um que até explode! O melhor de tudo é que você pode ver e rever as mortes que você já presenciou em uma área chamada Kill Gallery. Eu sei que você vai perder uns minutos nela.
Infelizmente (ou felizmente), alguém com reflexos medianos conseguirá fechar o jogo sem problemas perdendo poucos duelos. A média do último bandido é de 0,160s, que poderia ser bem menor para ser realmente desafiador, como a alma do bom e velho faroeste. Mas Bang tem alguns elementos que ajudam no fator replay, como conquistas e placares de tempo pelo Google Play Games e a própria Kill Gallery. Não é o suficiente, mas já é uma ajuda para aumentar o tempo de jogo.

Mas o motivo real de não desinstalar o jogo depois de terminar é o modo de dois jogadores, que, na verdade, não se passa da mesma jogabilidade, mas agora cada um usando um dos lados do celular ou tablet em duelos de melhor de 1, 3 ou 5. Por ser algo simples, é uma coisa que pode ser jogada com qualquer pessoa. Como os estudiosos dos jogos de tabuleiro dizem, o multiplayer de Ready Steady Bang “tem muita mesa” - ou seja, é uma boa pedida para jogar com seus pais, seus avós ou até seu sobrinho de 3 anos.


Minimalismo do saloon

O minimalismo de Bang é algo muito bonito de se ver. Fundos brancos, menus cinzas e pretos e a única coisa realmente gráfica que se tem é a imagem do cowboy, feito por vetores em preto-e-branco. Mesmo tendo todos os personagens iguais - ou seja, todos os vaqueiros são iguais - a graça neste visual é acompanhar a proposta simples da jogabilidade: não se preocupe com o resto, apenas coloque seu dedo aí e se divirta.


Infelizmente, esta “falta” atinge outros pontos artísticos do jogo que deixam a desejar por, simplesmente, não existirem. A trilha sonora, que poderia trazer versões minimalistas de canções conhecidas dos saloons do Velho Oeste, não existe, se resumindo em poucos efeitos sonoros. A história, que, por sua vez, poderia parodiar as histórias do faroeste (como os inimigos já fazem, mesmo que em menor intensidade), também é inexistente. Um potencial inexplorado.

Bala no alto, diversão na mão

Ready Steady Bang pode parecer simples, mas é um lugar para diversão descompromissada e que não traz desafios muito grandes. Além de ser gratuito no Google Play (e sem microtransações), ainda traz algumas conquistas para os colecionadores e um modo para se divertir com seus amigos nos faroestes minimalistas do título. Se você estava procurando um jogo que só poderia jogar no celular, pode preparar sua arma, pois o bang bang já vai começar.

Prós

  • Jogabilidade simples e divertida;
  • Visual minimalista bonito, que combina com a proposta;
  • Kill Gallery é a parte hilária do jogo condensada em um lugar só;
  • Modo de dois jogadores faz passar o tempo;
  • Conquistas e placares pelo Google Play Games;
  • É de graça e sem microtransações.

Contras

  • Falta de história e trilha sonora;
  • Modo de um jogador fácil até para jogadores com reflexos medianos;
  • Gallery e Play Games não são suficientes para o fator replay.
Ready Steady Bang - Android - Nota: 8,5
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Silva

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google