Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Deviljho, o devorador abissal

Entre as diversas criaturas monstruosas de Monster Hunter, poucas conseguem ser tão ameaçadoras e vorazes quanto Deviljho, o perseguidor implacável

A franquia Monster Hunter tem ganhado cada vez mais popularidade desde o seu primeiro jogo, lançado para PS2. Parte dessa popularidade se deve à capacidade do jogo de dar aos jogadores a experiência de caçar monstros selvagens inimagináveis, mesmo com o alto nível de dificuldade existente ao tentar derrotar algumas dessas feras. Com o lançamento do aguardado Monster Hunter 4 Ultimate (3DS) cada vez mais próximo, nada melhor do que saber um pouco mais sobre um dos monstros que continuará marcando presença na série no novo jogo. O monstro que mais assusta jogadores desavisados em qualquer ambiente, o terrível e gigantesco, Deviljho


Só de passagem…

Deviljho é um Brute Wyvern gigantesco conhecido pela sua ferocidade atroz. Como membro do grupo Brute, seu corpo se assemelha ao de um dinossauro carnívoro mas, ao contrário de Brachydios, possui patas dianteiras muito curtas, lembrando muito mais o famoso Tyranossaurus Rex do que o seu primo explosivo. Suas patas traseiras são musculosas e firmes e sua cauda é uma das mais longas entre os Brute Wyvern.

Uma característica peculiar de Deviljho é o fato dele não possuir um território demarcado. Por ser uma criatura muito resistente e absurdamente violenta, consegue vagar por vastas áreas e invade territórios de muitos outros monstros. Isso torna a vida de alguns hunters muito complicada, pois em simples missões de reconhecimento ou talvez em alguma caçada mais simples como a de Arzuros ou Qurupecos, o jogador pode ser surpreendido por uma criatura colossal e implacável que vai matar a caça, o caçador e tudo mais que entrar em seu caminho.

Porém, por ser um caçador tão poderoso, só interrompe a sua jornada para comer ou então para vencer algum desafiante que tenta enfrentá-lo. Por esse motivo é que Deviljho não possui um território. Essas monstruosidades podem ser encontradas nos mais variados biomas, como desertos, ilhas, regiões vulcânicas ou tundras.


Uma máquina de fome e fúria

Um dos principais motivos para Deviljho ser um monstro nômade é o fato de nenhum território ser capaz de fornecer alimento suficiente para ele. Uma criatura que pode variar entre 18 e incríveis 40 metros de altura, coberta de grandes e maciços músculos e com agilidade ímpar necessita de uma quantidade imensa de alimentos, visto que o gasto de energia é constante. Por isso, Deviljho tem a capacidade de desequilibrar qualquer ecossistema que ele venha a  invadir.

Mas para ser capaz de invadir qualquer território e se alimentar de qualquer coisa, o monstro compensa a falta de armas naturais extravagantes com uma fúria raramente observada em outros monstros. Essa espécie de Brute Wyvern possui um limiar de estresse muito baixo e, com o mínimo estímulo, entra em um estado de fúria mortal, destruindo tudo que está no seu caminho.


Esse modo de  fúria característico dos Deviljhos é facilmente detectável através dos entrondosos urros que a criatura solta, o inxaço característico no seu dorso e também pela mudança de coloração de sua couraça na parte superior da sua coluna. Nessa área dorsal o monstro começa a emanar uma luminosidade alaranjada feita de elemento dracônico. No modo fúria o dano de seus golpes aumenta consideravelmente, assim como sua resistência e sua velocidade de ataque.

Um T-Rex bom de briga

Quando um Deviljho interrompe sua jornada eterna para enfrentar um inimigo, normalmente está faminto ou furioso. Em ambos os casos o hunter precisa tomar muito cuidado pois a criatura vai lutar com tudo que tem e raramente vai perder. Uma característica interessante no modo de batalha desses titãs é que eles usam praticamente todo o corpo nas lutas.

Suas poderosas patas traseiras são utilizadas para golpear o chão de forma poderosa, sua cauda serve para ganhar espaço na luta e também para desnortear o inimigo. Até seu tronco, grosso e maciço, é utilizado para esmagar presas menores que ele. Suas mordidas, mesmo com uma mandíbula pequena, são poderosas e seu queixo espinhoso completa a coleção de armamentos que a criatura possui. Como se já não bastasse as semelhanças com o T-rex, ele também não utiliza as pequenas patas dianteiras.

Além de tudo, o grande monstro ainda possui uma variação rara muito mais ameaçadora que ele:

  • Savage Deviljho -  O Deviljho Selvagem é uma variação do lagarto terrível que, em seu estado “normal”, é equivalente ao estado de fúria dos Deviljho tradicionais. Dessa forma, ele é mais rápido, mais forte, mais resistente e consome mais energia. Como se não fosse o bastante, ele ainda possui um estado de fúria superior onde ele fica com uma aura dracônica sombria envolvendo sua cabeça. Nesse estado superior de raiva, o Savage Deviljho é mortalmente rápido e imparável. 

Implacável, mas não um Deus

Verdade seja dita, poucos monstros (com excessão dos Elder Dragons) são tão fortes e ameaçadores quanto Deviljho. Inclusive, em Monster Hunter Tri (Wii) ele ficava empatado com o grande Elder Dragon Alatreon como o monstro mais ameaçador do jogo, mesmo causando menos dano que o perigoso dragão. Mas, mesmo assim, como todo bom monstro, ele não é invencível.


Danos dracônicos e elétricos são mais eficazes contra ele, principalmente utilizando Lanças, Espadas Gigantes e Martelos. Duas possíveis estratégias levam esse monstro para o outro mundo rapidinho:

  • Estratégia “Soco na cabeça!” - Se o hunter estiver enfrentando uma criatura dessas em grupo, o ideal é que tenha alguém com escudo que possa bloqueá-lo e outro com um martelo para acertar o queixo do monstro. Quebrando seu queixo e cortando sua cauda ele perde parte de sua mobilidade e diminui sua área de alcance. Com isso é só derrubá-lo repetidas vezes e acertá-lo o máximo possível na cabeça.

  • Estratégia “Pecado da Gula” - Essa estratégia é ideal para os lobos solitários que não conseguem, não podem ou não querem trabalhar em grupo. Antes de sair para enfrentar o perseguidor implacável, lembre de se equipar com pedaços de carne com sonífero e também pedaços frescos de carne. Como Deviljho está constantemente com fome, é só soltá-los no chão e ele vai parar de lutar para fazer um lanchinho rápido. Enquanto ele come as carnes frescas, você pode ter a oportunidade de atacá-lo abertamente. Enquanto que as carnes com sonífero farão ele pegar num sono leve, dando tempo o suficiente para que o hunter arme armadilhas com explosivos ao redor da sua cabeça.

Independente da estratégia utilizada, Deviljho é um inimigo formidável e, com certeza, já matou muita gente durante as missões. Uma criatura relativamente nova na franquia já possuí uma leva de “fãs”, tal qual Brachydios e Zinogre. Mas e vocês leitores? Qual foi a sua experiência mais marcante com esse monstro raivoso? Conseguiram matá-lo facilmente? Ainda sofrem com missões nas quais ele está presente? Comentem suas vivências com esse caçador de hunters! 

E claro, não se esqueçam de dar suas sugestões para os próximos monstros a ganharem perfis aqui no Blast! Quem sabe o próximo perfil seja o do seu favorito?

Jogos nos quais Deviljho aparece:
  • Monster Hunter 3 (2009, Wii);
  • Monster Hunter Portable 3rd (2010, PSP/PS3);
  • Monster Hunter 3 Ultimate (2013, 3DS/Wii U);
  • Monster Hunter 4 (2013, 3DS).
Revisão: Marcos Silveira
Capa: Sybellyus Paiva



Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google