Perfil

Direto de Monster Hunter conheça Zinogre, o caçador relâmpago!

Monster Hunter conta com diversas ameaças, mas nenhuma é tão rápida quanto Zinogre. Saiba um pouco mais sobre essa besta e quando ouvir um uivo, corra!

A franquia Monster Hunter, desde o seu primeiro jogo, apresenta criaturas exuberantes e mortais que tiram o sono de muitos caçadores, os quais passam horas a fio tentando derrotar essas monstruosidades. Em Monster Hunter Portable 3rd (PSP), a Capcom introduziu uma criatura inédita que inclusive foi capa do jogo. E aqui, depois de Rathian e Lagiacrus, chegou a vez de Zinogre dar as caras. Vamos conhecer um pouco mais sobre o lobo gigante que arranca o couro de muitos caçadores por aí.

O único da espécie...

Até o momento, Zinogre e sua subespécie são os únicos exemplares da sua espécie maior, os chamados Fanged Wyverns (algo como “Wyverns com presas”). Esses monstros não são nem um pouco parecidos com os seus parentes venenosos com asas (como Rathian e Rathalos), os Fanged Wyverns são quadrúpedes com grandes e musculosas patas e se assemelham muito com canídeos (cães, lobos, coiotes e outros).

Como é possível ver através das imagens e também quando se está numa luta contra um Zinogre, o monstro lembra muito um lobo gigante, tanto pelos seus movimentos quanto pelo uivo que só piora a situação de nossos amigos hunters. Por sorte, essas criaturas possuem uma grande diferença comparados aos lobos: não caçam em bando. Os Zinogres são conhecidos por serem caçadores solitários e procuram ser os únicos a caçar em seus territórios, colocando outros candidatos ao topo da cadeia alimentar pra correr.


Insetos e trovões!

Os principais ataques do lobo gigante são os raios e relâmpagos além, é claro, das suas poderosas garras. Mas sua eletricidade não é gerada através de espinhos como ocorre nos Lagiacrus. Zinogre usa o seu uivo para juntar centenas de Thunder Bugs ao seu redor. Esses insetos elétricos, presentes em vários ambientes do jogo, reagem com a pele do lobo e passam parte de sua carga para ele. Agora imaginem centenas de Thunder Bugs fazendo isso ao mesmo tempo; o resultado é simplesmente devastador. Além de causar uma bioluminescência leve que dá uma beleza mortal à criatura.
Existem dois estágios na reação elétrica entre os Thunder Bugs e o Zinogre. Na primeira fase, logo após seu uivo, o lobo gigante fica com alguns grupos de insetos ao seu redor e fica evidente a estática em sua pele, pois esta começa a soltar fagulhas. O monstro fica com ataques um pouco mais rápidos mas nada muito ameaçador. Já na segunda fase, é um “deus nos acuda”, pois ao uivar uma segunda vez, Zinogre causa outra reação com os insetos que gera uma explosão elétrica enorme. Os espinhos nas suas costas, tradicionalmente abaixados ficam apontados para cima, inclusive seu par de chifres. Nessa forma melhorada, o monstro fica com ataques elétricos muito mais poderosos e intensos, além de uma agilidade devastadora para o seu tamanho.

Aliás, sobre o seu tamanho, os menores Zinogres catalogados mediam 13 metros de altura enquanto os mais vastos, 20. É impressionante ver uma criatura enorme como essa se mover e saltar tão rapidamente no campo de batalha. Diversas vezes, esses monstros atravessam toda uma área do mapa com um simples salto ou então começam a pisotear o chão de forma tão rápida que o hunter nem nota que já está embaixo do bicho.

Entre montanhas e vulcões

Os Zinogres são violentos e territoriais, atacando qualquer coisa que entra no seu campo de visão. Eles preferem climas temperados para estabelecer moradia e costumam ser encontrados em Misty Peaks, Deserted Island, Unkown Great Forest, Heavenly Mountain e Forbidden Grounds. Porém, possuem uma subespécie que não divide a mesma preferência, o Stygian Zinogre.

O Zinogre Infernal consegue ser mais aterrorizante que seu parente esmeralda. A reação energética que faz em seu corpo é através de insetos que se alimentam de materiais dracônicos e, por isso, gera relâmpagos de cor carmesim ao invés dos raios azuis dos Zinogres comuns. Stygian Zinogre é a única subespécie conhecida de Zinogre e costuma viver em locais mais isolados como Tundra, Frozen Seaway e Volcano.


O mais curioso nessa subespécie é o fato de conseguirem viver em ambientes tão climaticamente distintos. Mas uma característica em comum entre ambos é a escassez de alimento, o que torna essa subespécie muito mais violenta do que sua espécie base.

Como enfrentar algo tão rápido?

Diante de uma situação tão apertada quanto a de encontrar um desses monstros durante a missão, vários hunters se perguntam: “como sobreviver e, ainda por cima, matar essa coisa?”.
O truque aqui é que o golpe mais ameaçador de Zinogre também é seu maior ponto fraco pois, durante o uivo no qual ele convoca os Thunder Bugs para ajudá-lo, o caçador terá de 4 a 6 segundos para conseguir derrubá-lo. Aí é bater como se não houvesse um amanhã! Ademais, armas que utilizam o elemento gelo são as mais indicadas contra ele, enquanto as elétricas são as mais efetivas contra a sua subespécie, o Stygian Zinogre. É possível notar que um desses monstros está quase derrotado quando seus chifres se quebram e seus espinhos começam a ficar trincados. Juntamente com isso, seus ataques começam a ficar mais lentos e sua capacidade de se energizar diminui gradativamente. Ou seja, quanto mais rápido você for para lutar contra ele, mais fácil será derrotá-lo.


Zinogre começou no PSP mas foi em Monster Hunter 3 Ultimate (3DS/Wii U) que ganhou mais popularidade entre os jogadores, quando a sua subespécie estreiou na franquia. É um adversário formidável e consegue derrotar qualquer um que seja arrogante o suficiente para pensar que não precisa ficar atento aos seus movimentos. Além disso, os equipamentos que podem ser feitos a partir de suas partes estão entre os mais belos dos jogos. Isso e a dica de vocês, leitores, garantiram o perfil dele aqui no Blast. Vocês têm boas histórias para contar sobre suas lutas com esse lobo gigante? Possuem alguma sugestão para os próximos monstros a terem um perfil aqui no Blast? Não deixem de comentar!


Jogos nos quais Zinogre aparece:
  • Monster Hunter Portable 3rd (2010, PSP);
  • Monster Hunter 3 Ultimate (2013, 3DS/Wii U);
  • Monster Hunter 4 (2013, 3DS).

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Felipe Araujo


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google