Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Brachydios, a explosão ambulante

Entre os monstros da franquia Monster Hunter, Brachydios se destaca como um dos mais mortais, ameaçadores e poderosos.

Dando continuidade aos perfis de criaturas de Monster Hunter, vamos falar de um monstro que surgiu em Monster Hunter 3 Ultimate (3DS/Wii U) e que, assim como o já falado Zinogre, já conseguiu um lugar entre os mais marcantes monstros da franquia. Brachydios é uma combinação mortal de explosões, agilidade e brutalidade que causa dor de cabeça até aos hunters de mais alto rank. Descubra todos os segredos dessa criatura conosco.

O Brute Wyvern mais rápido

Brachydios ou, simplesmente, Brachy é um tipo de Brute Wyvern que foge ao tradicional. Primeiramente, os Brute Wyverns são parentes distantes dos Wyverns e possuem um corpo característico, semelhante ao dos dinossauros terópodes (como o Tiranossauro Rex), com poderosas patas traseiras, uma cauda comprida para o equilíbrio e poderosas mandíbulas. Essa espécie em particular possui todas as características de uma Brute Wyvern qualquer, mas também possui fortes patas dianteiras, as quais são sua principal arma.

Existem Brute Wyverns carnívoros, onívoros e herbívoros e os espécimes são adaptados aos mais variados ambientes. Eles não costumam ser lentos, mas seus movimentos são pesados devido ao seu tamanho (os menores Brute Wyverns tem cerca de 12 metros de altura). Os Brachys são encontrados tanto em ambientes muito gelados, como tundras, quanto também em ambientes vulcânicos; isso acontece devido à sua carapaça feita de obsidianas que garante proteção contra temperaturas extremas.

Os Brachydios, por terem membros mais desenvolvidos que a maioria dos seus parentes próximos, são muito mais ágeis que a maioria. É comum ver um deles atravessando um território inteiro com um salto gigantesco ou então correr grandes distâncias em linha reta derrubando tudo que poderia pará-lo no caminho. Isso só o torna mais perigoso, mas sua principal ameaça não chega a ser sua velocidade…

A explosão ambulante

Esses lagartos gigantes têm um costume bem peculiar: passam um muco originário de sua saliva em seus membros dianteiros e em seu grande chifre. Esse muco, é uma combinação de sua saliva com uma espécie de fungo simbionte que, ao ser separado de sua carapaça, sofre uma reação química que causa uma forte explosão. Como se já não fosse ameaçador o suficiente um réptil coberto por obsidianas que pode chegar a quase 20 metros de altura, ele ainda possui saliva explosiva!

Sua principal forma de atacar é sujando suas poderosas patas dianteiras com esse muco e passando as patas sujas no chifre. Dessa forma, tanto as patas quanto o chifre ficam cobertos por esse material esverdeado que lhe dá a habilidade de causas explosões ao seu redor de diversas maneiras diferentes. Com as patas ele golpeia o chão (ou você) sujando-o com a gosma que, em alguns segundos, explode pois perde o contato com a carapaça do monstro. Em outro poderoso ataque, ele pode bater seu chifre no chão, criando uma explosão quase que instantânea. 

Se mesmo com tudo isso Brachydios começar a perder a luta, ele pode entrar num estado de fúria no qual o muco se espalha rapidamente por sua carapaça, reagindo de forma que não se solta mais (e dando a ele uma aparência mais ameaçadora). Desse modo, quando essa monstruosidade usa seus golpes, ao invés do muco grudar no chão e depois explodir, ele explode no momento do impacto do golpe, causando um nível mais alto de devastação. Nesse modo enfurecido ele consegue causar explosões do subsolo para a superfície em uma área enorme, forçando os caçadores a darem o máximo de sua velocidade e destreza para escaparem com vida.

Como se tudo isso não fosse o bastante, Brachydios ainda conta com uma pesada cauda em formato de maça que lhe garante proteção contra ataques traseiros. A poderosa cauda segue o padrão de todo o seu corpo e é revestida de obsidianas, deixando-a muito resistênte e propícia a grandes impactos. Não existem relatos de qualquer outro monstro que tenha uma relação simbiótica com essa espécie peculiar de fungo como Brachydios.

Um predador acima da média

Nessa altura já é possível imaginar que árvores frescas e pastos verdejantes não chegam nem perto de ser a dieta dessa criatura aterrorizante, não é mesmo? Brachydios é um predador nato e se sobressai vencendo disputas de território contra grandes máquinas de matar como Rathian, Rathalos, Zinogre, Lagiacrus, Agnaktor, Plesioth, Royal Ludroth entre tantos outros.

Parte do motivo de Brachy ter tantos inimigos naturais é o seu comportamento ameaçador. Esses Brute Wyverns são muito agressivos e atacam qualquer coisa que faça mera alusão de desafio para eles. Dessa forma, é comum que eles invadam o território de todos os monstros citados acima e reivindique-os para si, forçando os derrotados a buscarem outros lugares para dominar.

Mas nem o poderoso Brachydios é implacável a ponto de dominar qualquer território. Esse predador possuí predadores, os Elder Dragons, o grupo de monstros mais poderosos de todos os jogos de Monster Hunter. Em áreas vulcânicas o lagarto explosivo mantém distância dos territórios do titânico Dire Miralis, do grande dragão Alatreon e dos ameaçadores Akantor e Crimson Fatalis.

Água mole em pedra dura…

Como todo bom “Aquiles” tem seu calcanhar, Brachydios tem um ponto fraco, sim, apenas um: água. Com uma carapaça feita de obsidiana que garante resistência contra frio extremos, calor escaldante e suas próprias explosões, não existe nenhum elemento que cause danos significativos nessa criatura, a não ser a água. 

O problema é que os pontos que mais sofrem efeito da água são, justamente, os que ele usa para bater, suas patas dianteiras. O mais indicado é utilizar armadilhas que imobilizem Brachy e, com equipamentos que usem a água como dano base, golpear os pontos nos quais ele acumula mais muco. O dano elemental de água retira os excesso de muco e reduz a frequência de explosões causadas pelo Brute Wyvern.

É aconselhável também que um amiguinho tenha o bom e velho hammer para ser mais fácil de causar rachaduras no chifre, cauda e patas do lagarto encouraçado. E aqui, ao contrário do que ocorre em confrontos contra Lagiacrus e Rathians, ao cortar a cauda de Brachydios seus movimentos não se tornam mais lentos, uma vez que ele dá grandes saltos e muda a direção de seus ataques com tanta facilidade como um Zinogre. O foco sempre será o muco; quanto menos muco, menos explosões, menos dor, menos pavor, menos lágrimas, menos mortes, com excessão da dele, é claro!

Brachydios além de um grande adversário nas lutas, é um dos monstros mais criativos e belos de Monster Hunter 3 Ultimate (3DS/Wii U) e já tem presença garantida em Monster Hunter 4 Ultimate (3DS) que será lançado em 2015. Quantas vezes vocês já morreram para essa atrocidade com patas? Quais foram suas vitórias mais memoráveis? Qual será o próximo monstro a ganhar um perfil aqui no Blast? Não deixem de comentar! E lembrem-se...

Jogos nos quais Brachydios aparece:
  • Monster Hunter 3 Ultimate (2013, 3DS/Wii U);
  • Monster Hunter 4 (2013, 3DS).
Revisão: Marcos Vargas Silveira
Capa: Vitor Nascimento



Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google