League of Legends: um guia para suportes iniciantes - Parte 2

Continuação do nosso guia sobre suportes de League of Legends. Hoje abordaremos os primeiros minutos de jogo e como reagir nessa primeira fase.

Continuando a partir daquele nosso guia de dias atrás, hoje vamos abordar os primeiros sete minutos de jogo, aqueles momentos antes do nível 6. Vale lembrar que essa é uma linha segurar a seguir, mas não é algo que poderá acontecer em todo jogo. Há jogos onde inimigos podem agir diferente e dificultar o seu desenvolvimento. Mas mesmo nesse caso, meu caro colega, não se preocupe: algo muito fora do comum como os cinco inimigos aparecerem na mesma rota é algo que afetaria o jogo de outras rotas também e certamente seus amigos correriam para ajudar.

Os primeiros dois minutos

"O jogo começa na jungle" foram palavras simples que um amigo me ensinou meses atrás e me ajudaram bastante. Antigamente eu comprava meus itens e corria para torre esperando os minions, mas quando ele me ensinou isso, eu vi que os dois primeiros minutos do jogo podem ser muito mais importantes do que eu pensava. Primeiro, é claro que você começou com Totem de Vigilância, aquele item gratuito que funciona como uma ward (sentinela). Sendo que o support sempre joga na bottom lane (bot lane, rota inferior), você deve começar indo para o Red Buff (Lagarto Ancião) se estiver no lado azul (base inferior) do mapa ou Blue Buff (Golem Ancião) se estiver no lado roxo (base superior) do mapa. Em suma, aquele buff que estiver mais próximo da sua lane.

Situação 1: Você está no lado azul, seu jungler começará pelo red buff

Então aqui deve estar você, seu AD Carry, seu jungler, e talvez seu mid laner (ele pode ir proteger o outro buff). Há dois caminhos pelos quais os oponentes podem chegar aqui, sendo por cima ou por aquele caminho perto de sua torre. Eu aconselharia você a ficar no matinho superior, a entrada ao norte, e deixar seu AD Carry e Jungler ficarem no matinho inferior atentos para ninguém vir pelo caminho perto da torre. Quando der 1m55s, o Lagarto nascerá, você pode dar um golpe apenas pra falar que ajudou e voltar pra sua lane. Eu costumo deixar uma Sentinela Detectora (popularmente citada como "pink") logo nessa moita perto da torre. É possível que o jungler inimigo venha por esse caminho para surpreendê-los durante sua fuga da dupla inimiga. E se ele chegar por ali, ver aquela ward, ele provavelmente abandonará a ideia de gankar, pois sabe que não será surpresa alguma. Ou em uma situação melhor ainda, ele pode aparecer ali, começar a destruir a ward, e a dupla inimiga estar longe, dando oportunidade para você e seu AD Carry avançarem nele e quem sabe até matá-lo.

Situação 2: Você está no lado azul, seu jungler não começará pelo red buff

Assim como na situação anterior, eu aconselho esperar na moita superior, bem na ponta. Você precisa ter o máximo de visão possível de alguém vindo do rio: quanto mais rápido você ver, mais tempo terá para fugir e sinalizar sua equipe. E também, ficar no meio pode se tornar alvo fácil de um Lee Sin que palpitar que você está ali, ou um Thresh ou Blitzcrank malvado que decidir puxar alguém dali (e conseguir). Se um Lee Sin pular em ti ou alguém te puxar ali do lago do Dragão, é bem possível que eles estejam planejando invadir e com isso já ter alguma vantagem. Ao sair, por volta de 1m45s, eu aconselharia deixar aquele Totem de Vigilância ali na moite superior. Se você deixar uma ward (não precisa ser pink) na moita perto da torre, você já terá visão completa do buff. Há aqueles que esperam dar dois minutos pra invadir, ou esperam ver o adc e mid laner em suas lanes, o que é garantia de que não há ninguém protegendo o buff.


Situação 3: Você está no lado roxo, seu jungler começará pelo blue buff

Similar a primeira situação, eu aconselharia você a ficar na moita perto do rio, ou se você for mais ousado, na moita no meio do rio. É quase como se você fosse uma "ward humana" apenas garantindo que não há engraçadinhos do outro lado tentando invadir. Apenas muito cuidado, mais uma vez, se tiver um Blitzcrank ou Thresh do outro lado: eles não apenas podem tentar puxar o buff quando estiver com pouco HP e pegar pra eles, como também podem te puxar da moita do meio do rio. E se algum jogador do outro time conseguir chegar no blue de vocês pelo rio e voltar, ele provavelmente deixou uma ward ali. Eu aconselharia a quebrá-la o quanto antes (talvez o jungler tenha Lente Detectora), pois eles podem ter visão perfeita para tentar alguma gracinha quando o jungler estiver sozinho terminando o buff (um teleporte nessa tal ward, por exemplo).


Situação 4: Você está no lado roxo, seu jungler não começará pelo blue buff

Situação similar ao segundo caso: proteja, e ao sair deixe uma ward. Os mesmos cuidados alertados nas outras situações devem ser tomados aqui.

Sobre "invadir", eu creio que seja melhor deixar para quando estivermos falando de junglers.

Early game, antes do ultimate

O jogo é dividido em três fases. Early Game (começo de jogo, também conhecido como "laning phase" ou "fase das rotas"), Mid Game e Late Game. Por exemplo, quando falam que "Vayne é uma adc late game", estão falando que ela é muito fraca no começo e seu verdadeiro potencial é mostrado no fim do jogo. Não há um marcador correto que mostre que passamos da primeira fase pra segunda, ou da segunda pra terceira. Mas para termos uma noção, vamos pensar assim: o early game acaba quando algumas torres já foram derrubadas e as equipes começaram a se enfrentar em "team fights". E o mid game acaba quando a maioria dos jogadores estão em nível máximo (ou quase lá) e com todos seus equipamentos prontos (ou quase lá!). Muito dessas fases é decidido na primeira. Se você teve um começo de jogo ruim, especialmente sendo um mid laner ou adc, você dificilmente recuperará isso mais adiante no jogo (não é impossível, basta ter paciência).

O suporte não precisa se preocupar com quantas kills eles tem, mas assim como toda role é importante que não morra. Eu diria que uma morte "válida" é apenas quando você se sacrifica pelo adc e ele ainda consegue matar aquele que te matou. Ainda assim, não é um cenário ideal, mas "menos pior". O importante pro suporte é a quantidade de assistências (ou "assists") que você tem no fim da partida. Se alguém derrota um oponente com sua ajuda, você ganha uma assistência. E se no fim do jogo você tem pelo menos metade da quantidade de assistências em relação as mortes que seu time conseguiu realizar, parabéns, você foi bem útil para sua equipe.

Esse momento antes do nível 6, antes de ter o ultimate, é quando o oponente está mais fraco e tem menos recursos. Ele não apenas tem poucas habilidades (e estão em nível baixo) como também tem pouca mana para utilizá-las. No entanto, vale lembrar que o mesmo se aplica a você e seu parceiro. Logo, nada de "fome por kill". O pecado de correr atrás de um oponente sob a guarda da torre dele pois "ele está com pouco HP" pode valer muito no resultado final do jogo. Ele saiu com pouco HP? Que pena, acontece. Mas pensem assim: ele ficará algum tempo fora da lane. E nesse tempo ele perderá gold e experiência. É possível que ele volte pra lane nível 1 ou 2, quando você já pode estar nível 3 ou 4. Se você não matou ele daquela vez, é possível que agora consiga. Então, ele fugiu? Tudo bem, ele poderá morrer daqui a pouco. Paciência, não fiquem afobados querendo perseguir ele de baixo da torre.


Outro problema que temos aqui é aquele adc afobado que quer derrubar a torre logo. As torres tem uma resistências que reduz em 30 o dano básico durante os primeiros sete minutos de jogo. Logo, como nesses primeiros minutos de jogo não é comum ter muito dano, estejam certos de que será mais difícil derrubar a torre no começo. A vantagem de empurrar os minions pra torre do inimigo é complicar o farm (creep score) dele. Se ele não souber farmar em sincronia com a torre, isso afetará diretamente a quantidade de gold dele em relação a sua, e consequentemente você e seu parceiro terão itens melhores que os deles mais rápido. Mas isso de atrapalhar o farm inimigo não é apenas na torre. É papel do suporte fazer isso antes mesmo. Como falei do Thresh, muitas vezes ele nem precisa puxar, mas só de andar no meio dos minions já pode deixar o adc inimigo com medo de ir matar aquele minion pois sabe que tem risco de ser puxado e provavelmente morrer. Uma Lulu transformando o inimigo em bichinho quando ele for dar o last hit (golpe final) no minion ou qualquer outro suporte que cause dano sempre que o outro adc tentar farmar, é muito útil. Ele verá até que ponto vale a pena matar aquele minion sendo que em troca receberá aquela quantia de dano.

É importante também saber jogar passivamente e permitir que a onda de minions oponentes avance para sua torre. Isso abre espaço para o jungler inimigo se aproximar e ter um gank mais eficaz, assim vocês podendo conseguir uma kill fácil. Para isso entramos nas wards. Eu havia falado sobre aquela pink (lado azul) na moita perto da torre. Do lado roxo eu costumo colocar ela no blue buff (caso o oponente tente roubar) ou na moita atrás da torre (depende se o jungler oponente for alguém que costuma "mergulhar", como Nocturne). De resto, acredito que seja importante ter uma ward no meio do rio, na frente do Dragão e entrada pro blue buff do time roxo, e duas wards preparadas para as duas moitas do meio da bot lane. Essas wards das moitas, você pode usar aquele amuleto (Totem de Vigilância) nesse papel e não precisa colocar nos dois ao mesmo tempo. Se você está jogando ofensivamente, deixa na moita mais próxima da torre inimiga. Se está jogando defensivamente, deixe na moita perto de sua torre.


Sobre a ward no meio do rio, alguns podem questionar "por que naquela moite na saída do rio?" -- sim, o jungler oponente costuma ficar lá, mas quando ele chega lá ele já quebra sua ward. O suporte oponente também quebra ward que estiver lá, e aconselho que você sempre verifique aquela moita para quebrar ward oponente e aumentar o potencial do seu jungler quando for gankar sua lane. No meio do rio eu tenho as seguintes proteções:

1. Dragão

Se o jungler inimigo gankar sua lane, matar você e seu adc, eles provavelmente tentarão fazer o dragão, dependendo de onde os minions estão. Sendo esse o caso, sua ward avisa ao seu jungler e mid laner o que está acontecendo lá. É provável que eles estejam com pouco HP por causa do recente gank em sua lane, então será fácil para eles matarem eles e pegarem o dragão.

2. Protegendo seu mid laner

O jungler tentou gankar sua lane, falhou, talvez ele tenha desistido. Então, ele tenta ir pra mid lane! Aquela ward mostrará ele indo pelo rio do bot para mid, e dando tempo de seu mid lane reagir (seja recuando, wardando o rio, ou qualquer outra ação). Em uma situação inversa, ele pode ter tentado gankar o mid e desistido, então está indo pro bot. Essa ward te mostra ele bem antes dele chegar naquela moita da saída do rio, dando tempo suficiente pra vocês recuarem se estiverem muito avançados (um tempo que uma ward na moita da saída do rio não daria contra um Hecarim).

3. Quem entra e sai do blue buff do lado roxo

Se você está do lado azul, é bem possível que o jungler do lado roxo fará o blue buff e tentará vir pelo rio. Então, se ele for pro mid ou pro bot, essa ward sinalizará pra você. É bem simples.

Por fim, o nível 6. É bem possível que quando alcancem esse nível nenhuma torre tenha caído. Então, agora, cuidado! Você deve tomar muito cuidado, por exemplo, com uma Sona com Ultimate. Não pode ficar com pouco HP contra uma Caitlyn. E não deve voltar base em locais óbvios contra uma Jinx ou um Ezreal. Você deve considerar tudo isso quando o oponente tem ultimate, o jogo muda de certa forma. Se estava jogando avançado, pode ser melhor ficar recuado. Um exemplo disso é receber um Ultimate de Nami combinado de um gank preciso.

Dica: depois de pegar Pedra da Visão, eu aconselharia abandonar o Totem de Vigilância e pegar uma Lente Detectora. Ambos itens são gratuitos e ele vai te ajudar a quebrar wards do oponente em locais óbvios. Viu o oponente colocando uma ward ali? Prepare sua Lente Detectora! Mas não quebre essas wards com inimigos em cima de ti, espere estar em uma posição que esteja protegido pelos minions e seu adc, pois eles tentarão de impedir de quebrá-las quase que por instinto. Anular a visão dos oponentes permite que seu jungler tenha mais sucesso. E se seu jungler tem mais sucesso, você tem mais sucesso. Quando estiver no nível 9, você pode atualizar seu amuleto para o que parece ser o antigo "oraculo": você revela uma certa área e ganha um efeito que permite que você visualiza wards por um curto periodo de tempo. Isso é perfeito para limpar áreas como a região do Baron Nashor.

Por onde seguir

Eu não posso prever como um jogo inteiro será. E assim como vocês, eu sou um iniciante em League of Legends. O que posso ressaltar é que sempre você deve evitar morrer, mas se você já morreu bastante, sem stress! Você passa a valer menos ouro conforme morre assim (e por não ter tantas kills, seu valor já é baixo, não vale tanto pro oponente). Kills são interessante de se obter, especialmente para conseguir aquele gold para fechar aquele item, mas não são essenciais, não é o foco do suporte. Sua prioridade é manter seus aliados vivos. Participe o máximo possível de team fights, mantenha seus aliados vivos, ganhe assistências. Mantenha o mapa wardado, mas precisam ser wards produtivas, que realmente tenham utilidade. Por exemplo, não adianta colocar ward na moita do meio da bot lane aos 40 minutos de jogo com várias torres derrubadas. Onde wardar e quando wardar é algo que podemos falar depois, mas se você joga League of Legends há pelo menos um mês, já deve ter pego uma noção disso. E não esqueça de sempre quebrar wards inimigas e prejudicar a visão do time oponente!
Oh, parece que isso ficou um tanto grande. Sem problemas, eu espero que ajude você que deseja jogar de support, mas não encontra guias básicos em português ou amigos que possam te dar dicas. Eu gostaria de colocar imagens que explicassem melhor os exemplos ou até fazer um vídeo sobre, mas estou disposto a tirar dúvidas sempre que possível ou até escrever um novo guia mais preciso. E vamos lá, League of Legends precisa de mais suportes decentes, e menos pessoas que jogam em outras lanes e acabam indo suporte "por ser o que sobrou",  ou aqueles suportes que querem matar mais que o adc (e ficam tentando fazer double ou triple kill). Se tudo isso ajudar a surgir pelo menos um suporte digno, já valeu a pena.


Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Paula B. Zanotelli

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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