Top 10

Depois de uma ótima E3, é hora de saber quem decepcionou na maior feira de games do mundo

Muitos anúncios reveladores, títulos de qualidade e surpresas marcaram a edição de 2014 da E3. Mas nem tudo foram flores. Confira as dez maiores decepções desta edição.


Muita expectativa e ansiedade marcaram a longa espera desde a última E3 2013, em que a nova geração de videogames foi enfim apresentada por completo. Assim como nas edições anteriores, é na E3 que as gigantes do entretenimento digital apresentam seus jogos e produtos que estarão nas prateleiras ao longo do ano que se segue. Todos esperavam grandes anúncios e jogos exclusivos que fizessem o consumidor sentir-se atraído pela proposta da empresa e, definitivamente, decidisse comprar seu console. Mas, mesmo diante de grandes surpresas e anúncios marcantes nas ótimas conferências desta edição, alguns momentos decepcionaram o grande e apaixonado público. Confira agora algumas das maiores decepções desta E3.

10. Falta de uma personagem feminina no cooperativo de Assassin's Creed Unity

Machismo? Ou preguiça de elaborar uma outra personagem? 
O anúncio do novo game da franquia de assassinos da Ubisoft foi um dos marcos da E3 deste ano, mostrando uma belíssima aventura pela Revolução Francesa e marcando a passagem definitiva para a próxima geração de consoles. Além de belos gráficos e jogabilidade mais apurada, o jogo traz o acréscimo de um modo cooperativo para até quatro pessoas simultaneamente. Contudo, o que inicialmente foi visto como ponto positivo, logo se tornou uma queixa para os jogadores devido à ausência de poder controlar uma assassina no modo cooperativo. O não acréscimo de uma skin feminina decepcionou os fãs da franquia e veio parar no nosso décimo lugar.

9. A conferência da Sony para América Latina

Cadê a redução de preços?
Quando uma empresa faz uma conferência exclusiva para a América Latina em plena E3 é de se esperar grandes e exclusivas novidades, mas não foi assim com a apresentação da Sony. Uma pequena redução de preços em jogos antigos, o aprimoramento de um serviço de vídeo e os comentários que algumas desenvolvedoras indies da América latina vão publicar seus jogos na biblioteca do console não eram o que os fãs da Sony esperavam. Na verdade, existia a expectativa pela redução do preço absurdo do console oficial e seus jogos, o que não aconteceu e frustrou aqueles que acompanharam a conferência.

8. Demonstração excessiva do gameplay de Splatoon

É divertido, já entendemos.
Uma das surpresas da Nintendo para o Wii U anunciadas na sua conferência online durante a E3, Splatoon é um exclusivo que trará ação estratégica cooperativa para o atual console da Nintendo. Tingir o cenário com a cor do seu time e se transformar em lula enquanto presta atenção nos movimentos do adversário foram novidades que agradaram aos jogadores na apresentação, contudo, o game teve um espaço de apresentação enorme na conferência da Big N, tendo seu gameplay demonstrado excessivamente, cansando até mesmo quem gostou da proposta do game. Se foi uma tentativa de preencher tempo ou grande aposta da empresa em sua proposta não deu para identificar, o que sabemos é que acabou decepcionando os fãs que esperavam por outros anúncios e tiveram que assistir a longos minutos do novo título do Wii U.

7. Qualidade gráfica do S.T.E.A.M

O visual HQ não agradou tantos ainda.
Quando uma nova IP da Nintendo é anunciada é de se esperar um excelente título, principalmente se levarmos em consideração o histórico de clássicos definitivos da empresa que é a casa de Mario, Zelda, Donkey Kong e Metroid. Muito se especulava sobre esse novo jogo a ser anunciado para o 3DS ser um game da série Metroid ou mesmo o remake de Majora’s Mask, contudo, tivemos um pequena surpresa.  Code Name: S.T.E.A.M foi revelado como novo jogo exclusivo da Nintendo para o 3DS, muito fãs esqueceram a proposta inovadora e o alto potencial do game em razão do estilo gráfico do título. Baseado em HQs, os gráficos de S.T.E.A.M decepcionaram muitos fãs e proprietários de 3DS, ficando muito aquém de um título que tem a mão do Miyamoto na produção. Muitos citam jogos como Resident Evil Revelations(3DS) como parâmetro de comparação, o que de longe deixa o novo título da Nintendo numa situação desagradável em comparação gráfica. Mesmo ainda não estando em sua versão final e podendo passar por um aprimoramento, é incontestável o desagrado de muitos fãs com a nova IP da Nintendo.

6. Ausência de jogos multiplataforma no Wii U

Até a Ubisoft ficou cautelosa com o Wii U. 
O Wii U vem sofrendo do mesmo mal que assolou seu antecessor: a falta de títulos multiplataforma. O que vimos nesta E3 foi o anúncio de títulos de peso de grandes desenvolvedoras para os consoles da Sony e Microsoft, como Mortal Kombat X , Assassins Creed Unity e Batman Arkham Knight. Mas nada disso chegará ao console da Nintendo. Para complicar ainda mais a situação, até a Ubisoft, umas das melhores parceiras da Nintendo nesta geração, resolveu não lançar alguns dos seus novos títulos para o Wii U. Os donos do console terão que se satisfazer com o Just Dance 2015 e torcer para que a empresa não abandone de vez o console de mesa da Big N. A Nintendo precisa correr atrás do prejuízo de tornar seu produto chamativo para as thirds, mas, por enquanto, a ausência desses títulos na E3 decepcionou e veio parar no nosso sexto lugar.

5. Sem Metroid

Samus, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver.
Muitos dos que assistiram à conferência online da Nintendo torciam para um anúncio referente a um novo título da série Metroid, estrelada pela heroína Samus. Contudo, não foi dessa vez que tivemos um novo game da franquia para os consoles da Nintendo. Seja uma aventura clássica em 2D para o 3DS ou um quarto título da série Prime para o Wii U, o jogo era tão aguardado que em alguns momentos os fãs viram em referências na apresentação a possibilidade do anúncio. Um visor em Xenoblade X e a roupa alternativa de Bayonetta 2 fizeram muito marmanjo parar a respiração por alguns instantes na expectativa de um novo título. Infelizmente não foi dessa vez que vimos Metroid em alta definição.

4. Falta de atenção com os portáteis

Apagados na E3.
Esta foi uma E3 que marcou definitivamente os últimos suspiros da geração passada. Xbox 360 e PS3 pouco foram citados e resumiram-se a receber ports de títulos da geração atual. Mas outro ponto marcante nesta feira foi o fato dos portáteis terem sido deixados um pouco de lado nas conferências principais. Tanto Sony quanto Nintendo pouco exploraram seus pequenos videogames. Na conferência da Sony, por sinal, é quase imperceptível a presença do Vita. No caso da Nintendo, com exceção de S.T.E.A.M, não tivemos grandes novidades anunciadas para o portátil 3D da empresa. Será que a preocupação com seus consoles de mesa foi tanta que todas as forças foram direcionadas para tal, ou as duas gigantes já estão conformadas com a situação atual dos seus portáteis? A escassez de anúncios e falta de atenção são decepcionantes para o enorme público que ama jogar em qualquer lugar.

3. Gráficos dos personagens em Xenoblade Chronicles X

O que um zoom pode fazer.
Desde que X foi anunciado para Wii U que os jogadores especulam sobre o novo título da Monolith Entertainment. Gráficos estonteantes, um vasto mundo para se explorar e robôs gigantes entusiasmaram até os gamers que não curtem jogos do gênero nas poucas imagens e vídeos que foram lançados nos últimos meses. Até aí, o game era um dos mais aguardados do console da Nintendo. Com a chegada da E3, já se esperava sobre um anúncio mais detalhado e novas imagens, até que surge o trailer na conferência digital. Os belos gráficos do jogo, a empolgante aventura em mundo aberto e o peso do nome Xenoblade estavam lá, mas a modelagem dos personagens foi decepcionante. Lembrando os antigos jogos de PS2 e o que vimos antes no Wii, Xenoblade X decepcionou pela falta de polimento em seus protagonistas. Contudo, esperamos que esse detalhe não interfira na experiência do game, que promete ser um dos melhores títulos do gênero nesta geração.

2. Zelda Williams e... nada

...
Alguns dias antes do início da E3 foi anunciado que a filha do ator e comediante Robin Williams, Zelda, faria uma participação para a Nintendo na E3. Muito se especulou sobre o anúncio de um novo Zelda ou até mesmo do tão esperado remake de Majora’s Mask. Tudo parecia fazer sentindo, principalmente quando Zelda surge no palco com a Majora’s Mask no torneio de Super Smash Bros. O que parecia um anúncio certo tornou-se uma das maiores decepções desta edição da E3. Nada de Majora’s Mask ou algum outro tipo de anúncio relacionado à franquia vieram pela garota, decepcionando todos que dali tinham alguma esperança. Frustração total e segundo lugar no nosso Top 10.

1. Conker implorando por um game

Nós também imploramos por um jogo seu.
Desde que a Microsoft comprou a Rare que se espera muito da empresa em relação ao uso dos seus antigos mascotes. Tendo feito um trabalho pífio com Banjo-Kazooie, e ressuscitado sem grande sucesso Killer Instinct, os donos do console de Xbox aguardam por um título de Conker, um dos mais queridos personagens dos videogames. Infelizmente não foi dessa vez que o esquilo aventureiro ganhou seu próprio game. E pior que isso foi vê-lo implorando para que os jogadores façam o que a Microsft não faz tem vários anos: um título original do mascote da Rare. É verdade que Conker retornou, mas tê-lo apenas como um personagem secundário dentro de um jogo de criação não é o que os jogadores que se divertiram com ele no Nintendo 64 desejavam ver nesta E3. Portanto, o que poderia ser um dos maiores anúncios desta feira acabou se tornando uma das maiores decepções. É inegável o potencial do “esquilinho” para um título próprio, apenas a dona do Xbox One parece não notar isso.
E você, caro leitor, concorda ou discorda da nossa lista de decepções? O que mais te decepcionou nesta E3 2014? 
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Araujo


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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