Stage Select

Reviva as memórias de Rokovoj Bereg (MGS3): as margens do destino

Rokovoj Bereg era um cenário que refletia toda a grandiosidade do fatídico combate final entre Snake e sua mentora

Depois de descobrir a traição e a desertagem de sua mentora e amiga, a Boss, Naked Snake foi ordenado a tomar parte de uma missão na qual um dos principais objetivos seria eliminá-la. No fim de sua jornada, o palco desse trágico confronto final de Metal Gear Solid 3: Snake Eater para decidir quem herdará o título de Boss ocorre às margens de Rokovoj Bereg, nome russo para algo como “margens do destino”.
Atenção: este texto possui revelações sobre o enredo (spoilers) de Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Leia por sua conta e risco!

A arena final

Topografia de Rokovoj Bereg
Rokovoj Bereg se situa geograficamente dentro da região montanhosa de Tselinoyarsk, na Rússia, uma das áreas que Naked Snake explora durante as Virtuous Mission e Operation Snake Eater. Nesta última, Snake tem por objetivo eliminar os membros da Cobra Unit, o tanque nuclear Shagohod e sua própria mentora. É esse último objetivo que o leva a esta região, mesmo que contra a sua vontade.

Rokovoj Bereg encontra-se bem ao lado de um grande lago usado por Snake e EVA para fugirem de Tselinoyarsk após a destruição de Shagohod. Mas, antes da fuga, o espião pressentiu que sua mentora estaria esperando por ele em uma batalha que não poderia ser evitada...

Visão do além

O conceito visual de Rokovoj Bereg carrega vários simbolismos. O principal deles é que, na cultura japonesa, o “paraíso” geralmente é imaginado como um campo cheio de flores brancas, igualmente a esse lugar. Apesar das cores brancas, as flores de Rokovoj Bereg se tingem de vermelho momentaneamente quando Snake é atingido durante o confronto com sua mentora ou perpetuamente depois que a Boss falece.
Eliminar sua mentora fazia parte da missão de Naked Snake
Os desenvolvedores originalmente planejavam fazer com que as flores do campo fossem girassóis, a fim de remeter a relação de maternidade entre Snake e a Boss. Isso não entrou na versão final, e as flores, ao invés disso, são estrelas-de-belém, que simbolizam reconciliação e pureza, também representando a revelação de toda a verdade, por parte da Boss, nesse confronto final. A cor branca também consegue fazer com que a Boss se camufle muito bem com efetividade no terreno, e essa camuflagem é um elemento a favor dela durante a batalha. Por esse fato, o relançamentos de Metal Gear Solid 3 (em HD para PlayStation 3, PlayStation Vita e Xbox 360 e em 3D para Nintendo 3DS), baseados na versão Subsistence do jogo, também prendem o jogador à câmera vista de cima, mesmo quando permitem um ângulo de câmera de terceira pessoa durante todo o resto do jogo.

“O fim da vida”

O propósito de Snake ter chegado a Rokovoj Bereg foi simplesmente para descobrir a verdade sobre a desertagem a Boss. Com a sua chegada, ela finalmente revela seus planos como uma agente disfarçadamente trabalhando para o inimigo, coronel Volgin, com o intuito de resgatar a Philosophers' Legacy, um fundo monetário trilionário construido secretamente entre as três superpotências: Estados Unidos, Rússia e China. Com esse dinheiro, a Boss pretendia reunificar a ordem dos Philosophers que, hoje, encontravam-se desestruturados e contavam apenas com a economia de guerra para liderar o mundo, sem conseguir distinguir o bem do mal.
Os Philosophers era um grupo secreto das pessoas mais ricas e influentes das três grandes potências mundiais
Essa missão corria sem problemas até que uma interferência criada por Volgin, ao lançar mísseis norteamericanos em território russo, alertou as autoridades internacionais. Como resposta, os Estados Unidos deveria provar que não teve conexões com o incidente, e, para isso, enviou Naked Snake à Operation Snake Eater. Enquanto isso, a missão da Boss foi grandemente revisada. Privada de poder se matar ou de sequer voltar a sua terra natal viva, ela concordou em receber uma última ordem que deveria cumprir: ser morta pelo seu próprio pupilo, como forma de inocentar seu país, num patriótico ato de autosacrifício. Snake apenas saberia desses detalhes posteriormente, após ter sido obrigado a matar sua mentora pelas suas próprias mãos, pelas palavras de EVA, uma espiã chinesa que teve sua vida poupada pela Boss e serviu de única testemunha do nobre objetivo da agente secreta, já que ela foi proibida também de revelar a verdade ao seu pupilo Snake.
A culpa e remorso de ter assassinado sua própria mentora por ordens do governo levaria Naked Snake a se tornar, eventualmente, no arrependido vilão Big Boss.
No final, a Boss foi uma heroína que morreu pelo seu país, sabendo exatamente o que ocorreria, mas cumprindo o seu dever como uma soldada pela sua nação e pela manutenção da paz. Sua missão final seria ser difamada como uma traidora do país que defendeu até o último suspiro, entendendo que os únicos que iriam ter a permissão de saber sobre a sua verdade seriam EVA e Snake. Assim como a Boss, Rokovoj Bereg, o palco que apresentou todo o desenrolar e a trágica conclusão desse drama, deverá ser eternamente lembrado em nossas memórias.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: André Perez Segato

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google