Blast Test

Descobrindo Secrets of Raetikon (PC) e o que é ser um Alpha Tester

Na imensidão dos Alpes, em contato direto com a natureza, existe um homem-pássaro proveniente de uma misteriosa tribo. Ele precisa desven... (por Amèlie Poulain em 19/01/2014, via GameBlast)


Na imensidão dos Alpes, em contato direto com a natureza, existe um homem-pássaro proveniente de uma misteriosa tribo. Ele precisa desvendar o mistério daquele local, o que envolve investigar uma civilização antiga que esteve ali muito antes e deixou suas marcas no local. Jogar Secrets of Raetikon é viver na pele desse pássaro e sentir sua liberdade e fragilidade.


Sem falação e tutoriais, apenas explore e descubra

No universo 2D de Secrets of Raetikon, a principal movimentação é o voo, que usa uma engine física. A proposta é ir descobrindo as coisas sozinho, passeando pela estrutura de mundo aberto. Não existe tutorial, apenas explicações para a função de cada botão no decorrer do jogo, portanto a exploração começa naturalmente.

Ajudando coelhinhos a se encontrarem

Ajudar animais resulta em recompensa na forma de triângulos verdes, que viram vidas. Triângulos amarelos estão espalhados pelo ar e devem ser colhidos, mas a explicação só surge depois: eles são colocados em totens misteriosos e algo mágico acontece, dando a pista de que algum objetivo menor foi alcançado e jogo está progredindo.

Voando pelo mapa se encontram também letras de um alfabeto rúnico. Elas servem para desvendar mensagens que aparecem em pedras, mas a impressão que dá é que não são tão necessárias assim, afinal com conhecimento de inglês e um pouco de criatividade é possível ler, pois as “runas” são letras alteradas. Apesar disso, ler as mensagens isoladamente não é suficiente pra entender o que elas querem dizer no contexto do jogo.

SPOILER ALERT: "One empire falls another rises and falls. Ruins remain the northway"

Tudo parece tranquilo nas cordilheiras até que um predador aparece. Pode ser um lince ou talvez um pássaro mais forte. O fato é que ele vai ser inesperadamente desafiador. E nessa hora o jogador lembra que é apenas um frágil pássaro, com pouca defesa e ainda mais parco ataque. É preciso fugir, ou despistá-lo, ou jogá-lo em uma armadilha, invertendo um pouco as leis da natureza e transformando-o em presa, afinal, ainda existe o lado humano por trás de tudo.

Editor de fases

O jogo possui um complexo editor de fases para os jogadores brincarem de fazer jogo. A proposta é que cada um edite ou crie do zero fases e possa disponibilizá-las online se quiser, ampliando a experiência de jogo e criando uma comunidade. A ideia parece promissora, mas por enquanto a documentação a esse respeito ainda está sendo desenvolvida, então apenas jogadores com alguma experiência no assunto conseguiriam desfrutar dessa ferramenta.

Editar fases parece legal, mas bem complicadinho

Uma janela para o mundo do desenvolvimento

Desenvolver jogos é uma tarefa desafiadora, ainda mais quando se trata de um grupo de apenas seis pessoas, como é o caso da Broken Rules. Sediada em Viena, na Áustria, a empresa buscou financiamento coletivo no site Indie Go Go. Mesmo com o baixo orçamento de 20 mil dólares a empreitada só alcançou cerca de 13 mil, o que não impediu o projeto, que foi desenvolvido até sua fase alpha, onde foi colocado no Steam e recebeu a aprovação do Steam Greenlight, o que permitiu colocarem a versão alpha do jogo para os usuários comprarem no Acesso Antecipado Steam e jogarem.

Os jogadores que compraram Secrets of Raetikon entre 7 e 14 de janeiro se tornaram alpha testers. No estágio alpha já existem definições e o protótipo pode ser jogado, mas ainda há espaço para alterações, muitas delas baseadas em feedback dos usuários na Comunidade Steam. É interessante lembrar que no Acesso Antecipado Steam quando o jogo é lançado  oficialmente, os alpha testers recebem a versão final sem custo adicional.

O melhor de ser um alpha tester é enviar feedback, receber respostas diretamente dos desenvolvedores e conhecer um pouco o “lado de lá” dos jogos, que é a parte de criação. Aos poucos é possível acompanhar o quanto o jogo evoluiu até a sua versão final.

Revisão: Alex Sandro de Matos
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google