Jogamos

Análise: Relembre a infância e divirta-se com seus amigos em Mr. Ludo (iOS/Android)

Os jogos de tabuleiro são responsáveis por uma carga de importância indescritível na vida de muitas pessoas. Seja tendo um propósito educa... (por Unknown em 09/11/2013, via GameBlast)

Os jogos de tabuleiro são responsáveis por uma carga de importância indescritível na vida de muitas pessoas. Seja tendo um propósito educativo ou focando-se apenas no lado lúdico e divertido do ato de brincar, os jogos de tabuleiro resistem ao teste do tempo cativando sucessivas gerações, mesmo em meio a imensa e contínua evolução tecnológica pela qual passamos atualmente.

Mesmo com toda a modernidade oferecida pelos jogos digitais, os boardgames ainda cativam um enorme público que faz questão de manter a chama acesa, seja desenvolvendo jogos de tabuleiro cada vez mais interessantes e criativos, seja levando grandes clássicos das mesas para outras mídias — como os nossos queridos videogames, por exemplo. 

Mr. Ludo é um excelente exemplo: aliando a simplicidade e divertimento do seu jogo de origem, o Ludo (conhecido em algumas regiões do país como "Furbica" e "Aliado", entre outros nomes), à versatilidade das telas sensíveis ao toque atuais, este excelente jogo é mais uma boa opção para se divertir aonde quer que se vá.

Igualzinho ao original...

Mr. Ludo segue fielmente as regras simplistas do seu jogo original. Com tabuleiros temáticos e peões que representam simpáticos funcionários de escritório, o objetivo é movê-los em torno de todo caminho do tabuleiro em uma trilha que conduz de um dos escritórios coloridos até o seu centro. O jogador vence quando consegue levar todos os seus quatro peões para o centro e é possível disputar partidas entre até 4 jogadores, que jogam alternadamente, cada um com seu conjunto de peões coloridos.


Para jogar, basta tocar no dado no centro da tela para "rolá-lo". No começo da partida, cada jogador é obrigado a tirar um seis no dado para fazer um de seus peões sair de dentro do escritório e começar a trilhar o caminho da vitória até o centro. A partir de então, cada jogada de dados faz os peões avançarem um determinado número de casas e caso o jogador tire um novo seis, pode escolher entre retirar um novo peão do escritório ou mover o peão livre seis casas adiante.

Durante as partidas é necessário tomar cuidado, pois se um peão adversário cair na mesma casa que o seu peão, ele será eliminado do caminho e voltará para o escritório, de onde só sairá com um novo resultado seis no dado. Entretanto, algumas das casas no caminho são coloridas e protegem o peão desse perigo: enquanto ele estiver nelas, não será retirado do caminho por um peão adversário.

Caso você consiga expulsar um peão adversário do caminho, além de poder rolar o dado novamente, ganha alguns feijões extras para uso na partida.

...com um toque social

Claro que, como todo jogo mobile que se preze, há algumas novas características para deixar Mr. Ludo mais variado e dinâmico, bem como para incentivar o jogador a se divertir com mais amigos nas redes sociais. Em Mr. Ludo, cada jogador começa com uma quantidade de "feijõezinhos", que são uma das moedas virtuais do jogo e servem para retirar um peão do escritório sem precisar ter sorte no dado. Além disso, cada partida vencida presenteia o jogador com moedas de ouro que servem para entrar em partidas online e apostá-las com seus adversários. Durante essas partidas, ainda é possível ganhar estrelinhas verdes que são os pontos de experiência de cada jogador.


É possível jogar online tanto conectando seu perfil do Facebook ao jogo, como se conectando de forma básica, apenas criando um nome/nick e entrando nas salas de jogo disponíveis, mas Mr. Ludo dá mais prêmios e mais recursos a quem opta pelo Facebook.

Outra possibilidade de jogo é o multiplayer local, que permite que se divida o dispositivo-tabuleiro com até mais três amigos. Para jogar, basta antes vencer as cinco partidas do modo de treinamento e desbloquear a opção Personalizar. Com a opção desbloqueada, é possível ajustar a quantidade de jogadores humanos, e regular a dificuldade dos bots (inclusive recomenda-se que jogue com os bots sempre no nível mais alto de dificuldade, o que os deixa com um comportamento mais próximo ao de seres humanos jogando).

Cuidado com a carteira

Infelizmente Mr. Ludo sofre do mesmo mal que assola quase todos os jogos gratuitos disponíveis para smartphones e tablets: a ânsia de seus desenvolvedores por fazer o jogador gastar qualquer centavo nele ou incomodar os amigos nas redes sociais na esperança de que façam o mesmo.

Assim que se instala o jogo, o jogador recebe um total de 500 feijões para gastar. Mas uma vez que eles acabam, obter mais deles é bem complicado. Os feijões que se ganha durante as partidas (expulsando peões adversários, por exemplo) não ficam com o jogador após o fim do jogo, mesmo que o jogador vença.



As únicas formas de se conseguir coletar mais feijões são assistindo propagandas, convidando amigos no Facebook (conectando o aplicativo ao seu perfil na rede social) ou da forma mais rápida e onerosa: comprando pacotes de feijões in-game com dinheiro real.

Mr. Ludo inclusive te obriga a gastar 48 feijões para jogar cada partida multiplayer local, tornando cada vez mais difícil se divertir sem precisar gastar dinheiro, ser bombardeado com propagandas ou incomodar os amigos do Facebook — convenhamos: geralmente as pessoas odeiam receber convites de jogos nas redes sociais e você não quer ser esse tipo de chato, quer?

Diversão pra todo mundo!

Mr. Ludo tem uma jogabilidade simples e que vai direto ao ponto, além de ter um visual bem divertido. Se você souber lidar com a indução constante desse jogo de te fazer gastar dinheiro, Mr. Ludo consegue ser uma boa opção para passar o tempo, podendo ser adquirido gratuitamente nas lojas online do Android e do iOS.

Este jogo funciona muito bem em smartphones, mas recomenda-se que os jogadores usem tablets — com suas generosas telas de tamanho maior — para uma experiência de jogo mais agradável. Mas é claro que nada substituirá um tabuleiro de verdade!

Prós

  • Jogabilidade simples e fiel ao jogo original de tabuleiro;
  • Não obriga o usuário a usar as redes sociais para jogar online.

Contras

  • Escassez de feijões induz o jogador a comprá-los com dinheiro de verdade, ver propagandas ou convidar amigos do Facebook, o que pode ser incômodo para eles.
Mr. Ludo — Android/iOS — Nota 7.0

Revisão: Alberto Canen
Capa: Diego Migueis

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google