Valve libera especificações do primeiro protótipo de Steam Machine e ele é extremamente poderoso

A Valve prometeu detalhes das configurações do seu protótipo de Steam Machine , e aqui estão. O impressionante é que ela resolveu não econ... (por Bruno Grisci em 04/10/2013, via GameBlast)

A Valve prometeu detalhes das configurações do seu protótipo de Steam Machine, e aqui estão. O impressionante é que ela resolveu não economizar e desenvolveu um hardware que pode ser considerado até mesmo acima do necessário para os jogos atuais, com 16 GB de memória RAM, GPU com 3GB e 1 TB de armazenamento com mais 8 GB de SSHD.


A primeira coisa que os consumidores devem se perguntar ao ver esses números é o preço de uma máquina dessas. A Valve fez questão de ressaltar que esse é um modelo especial para os protótipos, os quais serão distribuídos gratuitamente para 300 sortudos, e que ela tem consciência de que muitas pessoas irão preferir modelos mais econômicos e simples e que usuários que já possuem um bom computador não terão porque fazer uma substituição, mas entende que uma parcela do seu público está interessada em um hardware bastante poderoso.

Aqui está o anúncio da empresa.
Então, para nosso próprio primeiro protótipo de Steam Machine (o que nós iremos enviar para 300 usuários de Steam), nós escolhemos construir algo especial. A máquina protótipo é uma caixa de ponta e alta performance, feita de componentes de PC. Ela é também totalmente atualizável, permitindo a qualquer usuário trocar a GPU, disco rígido, CPU ou até mesmo a placa-mãe, caso você realmente queira. Independentemente do invólucro, qualquer um pode construir exatamente a mesma máquina comprando os componentes e montando-os por conta própria. E nós esperamos que ao menos algumas pessoas irão fazer exatamente isso. (Nós também iremos compartilhar os arquivos fonte CAD do invólucro, caso as pessoas queiram replicá-lo também.)

E, para ser claro, esse modelo não foi feito para servir às necessidades de todos os dez milhões de usuários do Steam. Ele pode, contudo, ser o tipo de máquina que uma porcentagem significativa de usuários do Steam iria querer comprar - os que querem performance total e um pacote de tecnologia de ponta na sala de estar. Muitos outros irão optar por máquinas que foram mais cuidadosamente desenhadas para custar menos, ou para serem pequenas, ou super quietas, e irão haver Steam Machines que se encaixam em todas essas descrições.

Aqui está a especificação para os 300 protótipos da Valve.

As 300 unidades de protótipo irão ser entregues com os seguintes componentes:

GPU: algumas unidades com NVidia Titan, algumas com GTX780, algumas com GTX760 e algumas com GTX660
CPU: algumas caixas com Intel: i7-4770, algumas com i5-4570 e algumas com i3
RAM: 16GB DDR3-1600 (CPU), 3GB DDR5 (GPU)
Armazenamento: 1TB/8GB SSHD Híbrido
Alimentação: 450w 80Plus Gold interno
Dimensões: aproximadamente 30,5 x 31,5 x 7,4 cm
O tamanho do protótipo se aproxima das dimensões do Xbox One e PlayStation 4. O site Kotaku fez uma pesquisa montando computadores com configurações semelhantes às passadas pela Valve, lembrando que detalhes como preço do controle e modelo de placa mãe não foram especificados, e chegou a valores entre 1850 e 880 dólares. Como foi dito no comunicado, haverá modelos mais baratos, a Valve reconhece que esse em especial é um investimento elevado. Os protótipos serão enviados gratuitamente.
Então máquinas altamente poderosas com SteamOS na sala de estar são legais e divertidas de se jogar com, e irão fazer muitos consumidores do Steam felizes. Mas há muitos outros consumidores do Steam que já possuem um hardware ótimo em casa na forma de um PC poderoso. O protótipo do qual estamos falando não foi pensado para substitui-lo. Muitos desses usuários iriam gostar de cobrir o espaço na sala de estar sem abandonar seu hardware atual e sem gastar muito dinheiro. Nós achamos que este é um grande objetivo, e estamos trabalhando em formas de usar nossa tecnologia de streaming caseiro para alcançá-lo - nós iremos falar mais sobre isso no futuro.
Os protótipos irão rodar o SteamOS, o sistema operacional da Valve baseado em Linux. As Steam Machines devem chegar entre esse ano e o começo de 2014 e podem mudar o equilíbrio da indústria de jogos, como foi discutido aqui no GameBlast.

Fonte: Kotaku

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google