Blast from the Past

A Força ainda flui forte nesse jogo. Relembre toda a ação e aventura de Star Wars Jedi Knight: Jedi Academy (PC)

Star Wars é uma das sagas de maior sucesso dos cinemas e não fez por menos no mundo dos games. Apesar de possuir diversos títulos excelent... (por Unknown em 26/10/2013, via GameBlast)

Star Wars é uma das sagas de maior sucesso dos cinemas e não fez por menos no mundo dos games. Apesar de possuir diversos títulos excelentes, com certeza uma de suas franquias eletrônicas mais conhecidas é a Jedi Knight. Famosa por ter introduzido o estilo FPS no mundo do vilão Darth Vader, a série conseguia combinar com excelência uma ação incrível, com armas de todos os calibres, para derrotar os soldados do terrível Império, além de poderes da força para manipular objetos e se livrar de adversários. Apesar de tantos pontos positivos, havia um elemento essencial que não possuía uma mecânica muito agradável e, que para qualquer jogo de Guerra nas Estrelas, deveria ter lugar de destaque no arsenal de um cavaleiro Jedi: o sabre de luz. Felizmente, Jedi Academy surgiu para presentear os fãs e jogadores com horas e mais horas de combates alucinantes, inimigos desafiadores e uma experiência única na história da franquia.

Aventuras que nunca terminam…Em uma galáxia muito distante

O jogo é o terceiro na grande série de sucesso Jedi Knight e sequência direta de Jedi Knight: Jedi Outcast. Desenvolvido pela Raven Software, publicado pela LucasArts nas Américas e pela Activision na Europa, o título lançado em 2003 continua a história do jovem mestre Jedi Kyle Katarn, sucessor do cavaleiro Jedi mais conhecido da saga de Guerra nas Estrelas, Luke Skywalker. Só que dessa vez, o game colocava o jogador na pele de um dos aprendizes de Kyle, que precisava cumprir missões e desenvolver suas habilidades com a misteriosa Força para se tornar um verdadeiro Jedi. Pena que esse personagem principal, Jaden, teria que enfrentar mais do que apenas alguns robôs de treino ou levitar algumas pedras para completar seu treinamento.

Ter Luke Skywalker e Kyle Katarn como mestres. Tem algo melhor que isso?
Apresentando-se no universo expandido de Guerra nas Estrelas (que explora novos mundos, raças e eventos depois do último filme da saga, O Retorno de Jedi), a história do jogo trata sobre as aventuras de Jaden Korr, aprendiz Jedi de Kyle, e seu amigo Rosh Penin. À medida que progride em seu treinamento, o padawan se vê envolvido no meio de uma batalha feroz entre os Jedi e um culto de Siths (Jedis que utilizam o Lado Sombrio da Força) estes, auxiliados por remanescentes do Império Galático, planejam drenar o poder da Força de pontos específicos da galáxia para ressuscitar um antigo lorde Sith, Marka Ragnos. O herói terá que enfrentar também diversos desafios e missões para completar seu treinamento onde decisões morais e éticas se farão presentes em sua jornada como o questionamento ao jogador sobre que tipo de guerreiro ele deseja se tornar.
Hasta la vista, stormtrooper!
A franquia Jedi Knight já era bastante conhecida por seu estilo FPS único, tornando os títulos alguns dos melhores do gênero e apresentando ao jogador um arsenal extenso de armas da ficção para atender todos os gostos e necessidades. Apesar de ser possível utilizar vários poderes da Força como empurrar ou puxar objetos, estrangular e soltar raios com o poder da mente, a série ainda pecava no elemento que deveria ser o mais importante em um jogo de Guerra nas Estrelas: os duelos de sabre de luz. Nesse quesito, Jedi Academy surgiu para atender a muitos pedidos de fãs trazendo os combates da ficção mais incríveis, ágeis e emocionantes que a LucasArts já havia produzido em seus jogos.
Uma incrível dança mortal de luz e sombra!
Desde o início do jogo, quando Jaden recebe seu sabre de luz básico, é possível realizar movimentos fantásticos com a arma para proporcionar ótimos e desafiadores duelos. Conforme o aprendiz de Jedi proguide no jogo e em seu treinamento, é possível escolher estilos de combate diferentes e personalizar seu sabre de luz, com diferentes tipos de modelos (um sabre, dois, ou o sabre duplo), no design e até na cor. Isso tornava a experiência de lutar muito mais intressante e permitia uma gama de movimentos diferenciada para cada escolha. Alie tudo isso ao fato de poder utilizar os poderes da Força durante os combates, o efeito bacana de slow motion durante o golpe final nos inimigos e você têm um dos melhores jogos de lutar de sabres de luz já feitos.

Siths por todos os cantos para poder praticar.

Cuidado com o Lado Sombrio da Força!

Além de poder escolher como seu sabre de luz seria, Jaden e o jogador teriam que fazer escolhas muito mais importantes ao longo de seu treinamento e jornada. Em diversos momentos da história é preciso escolher o tipo de ação a ser tomada em uma situação drástica. Dependendo da escolha feita, o personagem se encaminhava cada vez para o lado Sombrio da Força, o que alterava o desenrolar do enredo da aventura. Jaden tem a possibilidade escolher os tipos de poderes da Força que deseja desenvolver em seu treinamento, além de poder fazer uso de poderes do Lado Sombrio, caso acredite que eles o ajudarão em suas missões. Contudo, o jogador deve tomar cuidado para não abusar dessas habilidades, pois seus mestres não verão isso com bons e olhos, o que pode se tornar outro fator que mudará o destino do herói.
Você pode estrangular seus inimigos, mas cuidado para não cair no Lado Sombrio!
Essa maior interação com o personagem e sua história foi um ponto intensificado neste game. Nos jogos anteriores da franquia, as decisões do jogador também influenciavam no destino do personagem e da história, mas em Jedi Academy, o jogador realmente consegue se sentir conectado ao personagem desde o menu inicial, onde ele pode escolher a raça, visual e sexo do herói até o minuto final onde vai precisar realizar a decisão mais importante de sua jornada. Mas, para os jogadores que não se interessavam muito pela história ou pelo lado subjetivo da aventura, o jogo possuía um excelente modo multiplayer. Em um ambiente que lembrava muito a arena de Quake, jogadores podiam escolher livremente seu tipo de personagem para batalhar em combates frenéticos até restar somente um combatente em campo. O modo era excelente para praticar suas habilidades tanto com armas ou com o sabre de luz ou mesmo para ficar detonando os amigos com os tipos mais variados de ataques.
Escolha sua raça, seu tipo de sabre e parta para a aventura!
Um fato curioso é que a engine gráfica utilizada em Jedi Academy é a mesma de Doom 3. A equipe de desenvolvimento fez um belo trabalho ao adaptar esse modelo computacional ao universo de Guerra nas Estrelas, o que permitiu um jogo com mecânicas arrojadas mas com uma jogabilidade fluida ao mesmo tempo. Talvez tenha sido essa engine que permitiu a produção de tantos mods (adaptações do jogo) feitos por fãs, que acrescentaram novidades e modificações no jogo para tornar a história mais interessante. Todavia, nenhuma dessas adições não-oficiais conseguiu tornar melhor o que já era excelente no título: os combates alucinantes de sabre de luz. Fosse qual fosse seu estilo de combate ou o modelo de sua espada, definitivamente, derrotar um grupo de dez Siths nunca foi tão empolgante e divertido.
Vai encarar?
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Sybellyus Paiva


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google