Não é mais possível os consoles terem melhores gráficos que um PC, diz executivo da Nvidia

Em entrevista ao site PCpowerplay.au, Tony Tamasi, vice presidente sênior de conteúdo e tecnologia da Nvidia, falou sobre como os consoles... (por André Sellare em 25/09/2013, via GameBlast)

Em entrevista ao site PCpowerplay.au, Tony Tamasi, vice presidente sênior de conteúdo e tecnologia da Nvidia, falou sobre como os consoles Xbox One e PlayStation 4 - que utilizam tecnologia AMD - farão frente aos computadores PC. Para ele, consoles atuais ou da próxima geração possuem capacidade gráfica pior que um PC, e não será mais possível produzir um jogo melhor em aparelhos que rodem só videogames.


Perguntado sobre o passado dos videogames, quando era notório que jogos de consoles pareciam melhores que no PC, e que agora as demonstrações de jogos da nova geração parecem piores, Tony Tamasi é direto: "não é mais possível um console ser uma plataforma gráfica melhor ou mais capaz que o PC".

O executivo explica que o 3D só chegou aos computadores pessoais na época do PlayStation 2, e que antes disso, os videogames eram sim melhores estações para se jogar.

"Antes dessa época o 3D era domínico da Silicon Graphics e outras workstations 3D. A Sony, Sega ou Nintendo podiam investir para levar gráficos 3D a uma plataforma de consumo. Na verdade, o PS2 era mais rápido que um PC."

Tony Tamasi diz ainda que a Nvidia faz grandes investimentos todos os anos, e que tais quantias seriam impossíveis de serem realizadas por empresas como Microsoft e Sony. 
"A Sony e a Microsoft simplesmente não podem investir a mesma quantia. Não tem a capacidade de investimento para igualar ao PC; podemos fazer isso graças a economia de escala, pois vendemos centenas de milhões de chips, ano após ano."
O executivo lembra de outro fator muito importante: o design dos consoles e a arquitetura do equipamento. Consoles são desenvolvidos para fazerem pouco barulho, e por conta disso, utilizam pequenas ventoinhas para resfriar o equipamento.
"... Ainda assim os consoles tem orçamentos de energia de apenas 200 ou 300 Watts, para serem colocados nas salas de estar, usando pequenas ventoinhas, ainda assim rodam silenciosamente e frias. E isso será sempre menos capaz que um PC, onde gastamos 250W apenas na GPU. Não existe forma de um Xbox de 200W bater um PC de 1000W."
E para você, o executivo está certo?

Fonte: Eurogamer

videogames, tecnologia e cultura nerd!


  1. É só a Nintendo lançar um console com poder aproximado e depois lançar um Expansion Pak 2 XD

    ResponderExcluir
  2. Concordo com ele, sou muito feliz com meu pc e meu wii pra jogos menos hardcore (o gta v ou last of us não me fazem falta). Mas a nVidia tem mais dinheiro que a Microsoft mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata da nVidia tee mais dinheiro. A Microsoft não trabalha só com videogames e por issi não pode dedicar todo seu tempo e dinheiro com a linha XBox.

      Excluir
  3. É onde entra a exclusividade e se este fator dito acima influenciar no futuro, a Nintendo terá vantagens por suas dezenas de jogos exclusivos e sua capacidade de criar hardweres diferenciados que não dependem apenas de um aumento no porder grafico.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google