Perfil

Corpo de homem e alma de dragão: conheça Dragonborn, o lendário herói de Skyrim

Com o lançamento do título mais recente da série The Elder Scrolls V: Skyrim , fomos apresentados ao personagem Dragonborn ou Dovahkiin ,... (por Unknown em 08/09/2013, via GameBlast)

Com o lançamento do título mais recente da série The Elder Scrolls V: Skyrim, fomos apresentados ao personagem Dragonborn ou Dovahkiin, como é conhecido na língua dos dragões. Além de ter o papel principal na trama, é também o personagem jogável no título.


O nascido do dragão

Em The Elder Scrolls V: Skyrim, você controla um Dragonborn, o herói profetizado no Muro de Alduin, que fica no Templo do Paraíso Celeste. A profecia contida no muro diz que, após certos eventos acontecerem, o dragão e deus nórdico da destruição Alduin retornaria. Mas os sábios também previram que um indivíduo, dotado de incríveis poderes dos dragões, se ergueria para deter Alduin e garantir a existência do mundo. Esse indivíduo é o último Dovahkiin.
Uma parte do Muro de Alduin mostrando o Grande Dragão

A origem de Dovahkiin está ligada com os dragões em The Elder Scrolls. Na verdade, Dovahkiin é uma espécie de título dado a todo homem ou mulher mortal que nasce com uma alma de dragão. Na língua dos dragões, essas pessoas têm o chamado Dovah Sos ou Sangue de dragão e ganham o termo Dovah Kiin o que é algo como Nascido do dragão ou Criança do dragão. Podemos ainda traduzir de outra forma, separando a palavra em Dov Ah Kiin. Nesse caso, o significado seria algo próximo de Criança Caçadora de Dragões, o que faz referência ao papel desempenhado pelo herói.
A batalha de Dovahkiin contra Alduin

No entanto, ter nascido com uma alma de dragão não é a única característica de um Dragonborn. Eles podem caçar os répteis voadores, absorver suas almas e, assim, aumentar seu próprio poder, além de poderem aprender os brados de dragão (ou Thu'um), uma forma de magia dracônica muito antiga, da primeira era, que utiliza sua linguagem. Esse último não é exclusivo dos Dragonborns e pode ser ensinada a humanos comuns (tanto que os Barbas Cinzentas são mestres do Thu’um).
Hora de treinar com os Barbas Cinzentas

O motivo para o nosso herói ganhar o título de “último nascido” é pelos dragões estarem extintos na quarta era, na qual se desenrola a trama do jogo. Contudo, graças à profecia escrita no Muro, soube-se que eles não estavam totalmente extintos e o retorno de Alduin era a prova.

Vendo o sol de Tamriel nascer quadrado

Como em todo começo de The Elder Scrolls, você começa o jogo numa prisão por um crime que nem sabe qual foi. Nesse quinto título, Dovahkiin foi capturado enquanto tentava cruzar a fronteira para entrar em Skyrim. Por ordem do General Tullius, comandante das forças militares imperiais de Skyrim, todos os prisioneiros capturados deviam ser levados para Helgen.
O nascido do dragão

Além de serem levados para lá, eles foram sentenciados a uma não agradável pena de morte por ordem de Tullius. Enquanto é levado, o nascido do dragão descobre que o líder dos rebeldes Stormcloak, Ulfric, também foi feito prisioneiro. Porém, quando os prisioneiros são dispostos para a execução, um dragão ataca o lugar e Dovahkiin e Ulfric aproveitam a chance para poder escapar do triste destino. Começa então a saga do último nascido do dragão para libertar Skyrim e Tamriel (e o mundo todo) da ameaça de Alduin.

O herói sem rosto

Como no game o jogador toma a posição de Dovahkiin e pode customizar sua raça, gênero e aparência, não se tem uma característica exata do herói. Contudo, nas artes conceituais do personagem ele é um homem de cabelos castanhos e curtos e tem uma leve barba, e provavelmente pertence à raça dos Nords (Nórdicos). Como ele está sempre com seu elmo, também não temos muita ideia de como é seu rosto, mas ele parece ser um jovem guerreiro viking. Um fato curioso é que durante a quest “No One Escapes Cidhna Mine” cabe ao jogador decidir se há ou não alguma ligação familiar do protagonista.
Não é o conceito original, mas poderia ser, não?

O último nascido... Ou não?

Na trama desenvolvida em TES, podemos notar que já houve outros Dragonborns (uma linhagem toda, inclusive), porém em Skyrim, nosso herói é o último. Todavia, a própria ideia de linhagem traz uma continuidade implícita. Resta analisar a história contada no jogo, assim como em seus DLC’s para entender um pouco mais do destino do personagem. Alguns jogadores também especulam em fóruns na internet sobre o assunto.
Curiosidade: Pouco antes do lançamento do jogo, a Bethesda divulgou uma promoção inusitada em seu blog. Os jogadores que tivessem coragem para batizar seus filhos de Dovahkiin no dia do lançamento do título, ganhariam um código para o Steam que daria direito a todos (sim, todos) os jogos da produtora, para a vida toda. Muitos pensaram que era uma brincadeira, mas era real, apesar dos avisos da produtora para que os pais tivessem cautela. E acredite, houve pais que deram a seus filhos o nome do personagem.

Independentemente disso, o melhor é poder aproveitar a qualidade do título da Bethesda e jogar The Elder Scrolls V: Skyrim, afinal o nascido do dragão é o jogador.


Revisão: Catarine Aurora
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Um jogaço! Com uma história que apesar de nao ser linear (o que neste caso, a liberdade do jogo chega a ofuscar a trama principal) tem uma boa narrativa, e através do últimos eventos dia jogos anteriores (ou mesmo através dos livros no jogo) dá ora entender mais sobre os acontecimentos e sobre o Dragonborn.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google