Venda de consoles na China pode ser liberada, diz jornal local

Desde 2000 é proibida a venda de consoles em território chinês. Preocupado com a violência dos jogos e a influência negativa que o videoga... (por André Sellare em 10/07/2013, via GameBlast)

Desde 2000 é proibida a venda de consoles em território chinês. Preocupado com a violência dos jogos e a influência negativa que o videogame pode exercer na vida dos jovens, o governo mantém a proibição por longos 13 anos.


Segundo o South China Morning Post, esta proibição pode estar chegando ao fim, mas com uma condição: Microsoft, Sony e Nintendo terão que produzir os consoles em Xangai e ainda terão que passar por aprovação do governo, caso queiram lançar algum jogo.

Mesmo com a venda proibida, não é impossível comprar um console em território chinês. Qualquer um pode comprar no mercado paralelo. O mercado local não apresenta um produto de ponta, tendo um videogame próprio lançado no ano passado, que foi um verdadeiro fracasso.

De acordo com a publicação, é uma forma interessante da China mostrar que tem interesse na abertura do mercado para investidores.

O plano da Zona Franca de Xangai é fortemente apoiado pelo Primeiro Ministro Li, que quer melhorar a imagem da China abrindo mais os negócios sob a nova liderança. Você pode pensar que consoles sejam algo pequeno dentro de todo o pacote de políticas para Xangai, mas é um caso interessante que mostra como a China quer se abrir para investidores estrangeiros.
O problema a ser enfrentado pelas gigantes dos videogames é o custo de vida de Xangai, superior a outros centros chineses já utilizados para fabricação de equipamentos. Sony, Microsoft e Nintendo seriam obrigadas a produzirem consoles para os chineses em Xangai, e para o restante do mundo, em outras localidades. Se pensar no tamanho do mercado chinês, pode não ser um grande problema.

videogames, tecnologia e cultura nerd!


Disqus
Facebook
Google