Hands-on

Testamos uma versão alpha do FIFA 14 e contamos tudo para você

Recentemente fomos convidados pela EA Sports para experimentar uma versão alpha do seu popular simulador de futebol, FIFA 14. Apresentado... (por Unknown em 28/07/2013, via GameBlast)

Recentemente fomos convidados pela EA Sports para experimentar uma versão alpha do seu popular simulador de futebol, FIFA 14. Apresentado pelo produtor Gilliard Lopes, tivemos uma breve explanação sobre as novas funcionalidades, melhorias e ajustes.


Simulador de categoria

Uma das novas funcionalidades que vimos foi o Precision Movement, um sistema que dá mais fluidez à forma como o jogador se movimenta em campo. Segundo o produtor, é um projeto de pouco mais de dois anos que era pensado originalmente para os consoles da próxima geração, mas que eles conseguiram colocar nesta. Nela, o movimento dos jogadores é mais real, não mais baseado em um conjunto de animações pré-definidas, com as animações sendo recalculadas a cada instante.


Então, por exemplo, quando um jogador está correndo e é pressionado o botão de chute, ele não precisa terminar a animação atual. Agora, o jogo interpreta a posição atual e chuta da melhor maneira que consegue daquela posição. Assim, não basta mais sair chutando de qualquer forma, é preciso ter espaço para finalizar e condições para um bom chute, senão a bola sairá fraca e sem precisão.

Outro exemplo dado foi a troca abrupta de direção. Antes, se você estava correndo e queria ir na direção oposta, o jogo facilitava a sua vida e você fazia isso sem problemas. Agora, você sente o impacto nas pernas do jogador, que precisa diminuir a velocidade para poder, então, ir na direção oposta. A animação ficou bastante fluída e próxima da realidade.

Movimentos de precisão são o foco nessa Fifa
Outra grande melhoria foi a parte de inteligência artificial. Agora, os jogadores controlados pelo computador passam a defender melhor, encurtando a área de ação dos jogadores adversários e se dividindo melhor na cobertura dos jogadores sem a bola. Com esta marcação cerrada, o jogo deixa de ser um pingue pongue, exigindo mais posse de bola e controle nos passes para chegar ao gol.

Mais controle de bola

Porém, com esta marcação cerrada, abre espaço para chutes à longa distância. E, para que isto pudesse ocorrer de forma precisa, foi implementada uma nova física na bola, que permite vários chutes diferenciados. Se antes as bolas tinham um caminho pré-definido, quase que como uma linha reta, agora as bolas pegam efeitos, podendo ir de forma curvada, com força rasteira e, até mesmo, "vibrando" no ar. Agora é preciso estar atento para não dar brechas.
Chutes a gol com mais efeitos
Outra coisa que chamou a atenção é que, para efetuar alguns dribles e jogadas, não é mais preciso segurar o gatilho da esquerda e usar o analógico da direita. Agora, basta usar o analógico da direita, deixando as coisas bem mais intuitivas e de fácil acesso para os jogadores mais inexperientes. A proteção de bola também foi melhorada, permitindo que você proteja a bola mesmo sem estar com ela dominada, caso você queira que ela vá para a lateral ou para escanteio, como acontece no futebol da vida real.

Outro ponto mostrado foi os atributos dos jogadores, que passam a importar mais do que antes. Jogadores de melhor porte físico possuem um controle melhor da bola, sendo difícil roubá-la deles. Já aqueles com mais habilidade possuem facilidade de driblar e chutar ao gol. Pode parecer bastante similar a como é hoje, mas, à medida que vamos jogando, percebemos que a ideia é que cada jogador seja único, tendo prós e contras que podem mudar o ritmo e resultado de um jogo.
Força física para evitar a perda de bola

Campos virtuais na próxima geração

Já nos consoles de próxima geração, a promessa é de jogos ininterruptos, com a bola sendo resposta pelos gandulas nas laterais. Não teremos mais aquelas transições para bater um lateral, tentando assim reproduzir cada detalhe de partida real. Ainda, a promessa é que, com melhor processamento gráfico, a torcida passe a ser também mais realista, e não mais aquele conglomerado de pixels ao fundo.

Outras melhorias estão prometidas, desde pequenos ajustes que podem passar imperceptíveis, até mudanças na verossimilhança com os jogadores reais. Mais detalhes são prometidos à medida que o lançamento dos consoles de próxima geração se aproxima.

Campos virtuais para o futebol arte

Apesar de estarmos próximos do fim dessa geração de consoles, a EA conseguiu trazer uma série de novidades que era destinada à nova sem perdas de desempenho. Se nessa interação já temos um futebol que se aproxima do real, as próximas prometem um futebol de primeira, com mais cadência de jogo e próximos de uma partida real. O que vimos arranha um pouco a superfície, com muito mais melhorias em vista.

FIFA 14 sairá para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 no dia 27 de setembro com narrações em português de Caio Ribeiro e Tiago Leifert. As versões de próxima geração ainda não possuem lançamento definido.

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Diego Migueis

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google